A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim dos Dragoeiros marca a estreia de Luciano Zanardo na CASACOR São Paulo

Jardim dos Dragoeiros marca a estreia de Luciano Zanardo na CASACOR São Paulo


Com estilo contemporâneo minimalista, o Jardim dos Dragoeiros, idealizado por Luciano Zanardo, ressalta a importância da sustentabilidade ao revelar o conceito do Xeropaisagismo, a partir de plantas xerófitas, que exigem pouca água e têm alta resistência a ventos fortes e doenças. Com 100 m², o jardim marca a estreia do escritório Zanardo Paisagismo na CASACOR São Paulo 2019, maior evento de decoração das Américas, que vai de 28 de maio a 4 de agosto.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 02

Jardim dos Dragoeiros (Imagens Favaro Jr.)

Baseado no tripé “Sustentabilidade, Tecnologia e Afeto”, que norteia a 33ª edição do evento, o espaço revela um mix interessante de formas e tons, que estimula todas as sensações ao apresentar espécies exóticas, entre elas, três plantas xerófitas e duas nativas. O jardim projetado por Luciano Zanardo ornamenta toda a externa do ambiente Cozy House de Olegário de Sá, uma das grandes atrações da mostra.

Entre as espécies xerófitas estão a Dracaena Draco, conhecida popularmente como “dragoeiro”, variedade com maior número no projeto, 8 no total; a Euphorbia Tirucalli também conhecida como Aveloz-Palito-de-Fogo, que está no jardim do hall de entrada do ambiente; e Sansevieria Trifasciata, a popular “Espada de São Jorge”.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 01

Jardim dos Dragoeiros (Imagens Favaro Jr.)

Há também a presença de duas representantes nativas, que ressaltam a beleza da flora brasileira e reforçam a ideia de afeto e apego às raízes: a Erythrina Speciosa, também conhecida como "Mulungu" (destaque central do espelho d’água); e Cortaderia Selloana, ou "Capins-dos-Pampas" (na fachada da casa).

“Enquanto os dragoeiros representam a força e a determinação do ser humano, a erytrina simboliza a essência, a singularidade e o respeito do ser humano às diferenças existentes”, afirma Luciano.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 03

Jardim dos Dragoeiros (Imagens Favaro Jr.)

Além de estar alinhada com a proposta da Casa Cor 2019, cujo tema é Planeta Casa, o uso das xerófitas também se dá devido a forte tendência do cultivo dessas espécies nas grandes cidades, portanto um formato inovador de projetar o paisagismo residencial. Tais espécies possuem adaptações morfológicas e fisiológicas em sua estrutura, que permitem sua criação em ambientes hostis, como desertos, locais de grande altitude com solos pedregosos, ou áreas abertas com alta intensidade de raios solares.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 05

Jardim dos Dragoeiros (Imagens Favaro Jr.)

“A escolha das plantas, tanto as xerófitas como as nativas, teve como objetivo conscientizar a todos sobre uma nova forma de projetar os jardins, a partir do cultivo de tipos que necessitem de pouca água na rega, além de ressaltar a importância da flora brasileira das em nossas casas”, conclui o paisagista.

A tecnologia, último elemento do tripé Planeta Casa, está presente nos materiais contemporâneos utilizados para construir o projeto. Entre os destaques, a presença de revestimento de pedras em todo o entorno do jardim, deck de madeira, adesivos de parede para a área externa, acabamento do jardim com seixos cinza, além do espelho d´agua em mármore, um dos pontos altos do projeto, pois contempla muita personalidade, arte e expressão.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 07

Para finalizar, as noites no jardim serão inesquecíveis pois contarão com iluminação especial, para valorizar todos os contornos, e deixar o espelho d´água ainda mais encantador. Os vasos da Vondom trazem uma agradável surpresa: as peças ficarão iluminadas através de um sistema de luz interna.

Serviço: CASACOR SÃO PAULO

Jardim dos Dragoeiros

Data: 28 de maio a 04 de agosto de 2019

Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Endereço: Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - São Paulo, SP

Sobre Zanardo Paisagismo

Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado.

Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas.

Zanardo Paisagismo

Tel. (11) 98888-6618

www.zanardopaisagismo.com.br

@zanardopaisagismo