A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Roberto Riscala comemora sua 22ª participação na CASACOR São Paulo em 2018

Roberto Riscala comemora sua 22ª participação na CASACOR São Paulo em 2018


Roberto Riscala, paisagista com maior número de CASACOR São Paulo, assina, para sua 22ª participação na mostra, o Jardim das Casas. Construído em uma área de 275m², entre quatro casas, o Jardim das Casas não segue um modelo tradicional. A proposta é mostrar que existem várias maneiras de trazer o verde para perto das pessoas, o contato com a natureza e a vida, mesmo contrariando a ideia que a rotina dos tempos modernos não permita isto.

Jardim das Casas Roberto Riscala CASACOR SP 3

“O projeto de harmonizar o verde na vida das pessoas seja por um jardim tradicional para quem reside em casa onde o espaço permite essa construção, ou em pequenas paredes por meio de jardins verticais, propõe um questionamento sobre o futuro e a importância dos jardins”, defende Riscala. O principal objetivo é dar alternativas e mostrar que pode ser prático e moderno, sem demandar muito tempo e custo de manutenção.

Riscala lança na CASACOR, o vaso Colmeia hexagonal da Vasart, que com seu formato moderno e arrojado, permite uma variedade de composições, independente do tamanho do ambiente e da parede. Usando a criatividade criam-se projetos que valorizam e trazem um toque de arte para qualquer espaço.

Jardim das Casas Roberto Riscala CASACOR SP 6

A sugestão também vale para o cultivo de plantas alimentícias não convencionais, como as Panc, usadas por grandes chefes de cozinha. Para o paisagista, o uso das espécies comestíveis, é uma das formas de usar o jardim em benefício próprio, aliando beleza e funcionalidade em um único lugar. “Também inseri tinas de madeira possíveis de carregar, nas quais teremos frutas que, tratadas adequadamente, produzem mesmo em locais mais fechados”, completa Riscala.

Diferentes opções de acabamentos e revestimentos permitem sair do clichê, como optar por pisos na cor preta ao invés de pedra ou, até mesmo, pisos em madeira. Seguindo essa premissa, Riscala elegeu os Revestimentos Solarium, como o Solo Levigato de 1,00x1,00m, na opção de cor preta, que imprime um estilo ainda mais contemporâneo, além de ajudar na conservação e limpeza do espaço. O contraste fica por conta das faixas decorativas Levigato de 1,00x0,25m, na cor branca, que direcionam a atenção para a parede que possui uma estrutura decorativa em madeira, cuja iluminação em fita led da Brilia garante o destaque do produto. Os fechamentos laterais ganham elegância e sofisticação com os cobogós da linha Leno desenhados por Zanini de Zanine (40x40cm).

Jardim das Casas Roberto Riscala CASACOR SP 5

Já na área central, a proposta foi criar um espaço convidativo para momentos de contemplação. Além dos pisos da Solarium, para possibilitar a permeabilidade do solo no estar externo, Riscala sai do pedrisco convencional e ousa com um novo material da Palimanan: o seixo Fiji polido solto. Os móveis utilizados da Breton, entre as quais poltronas da linha Casulo, mesas laterais da linha Wing e mesa de centro em tora de madeira, valorizam o espaço e dão sensação de aconchego. Nos galhos das árvores existentes, foram dispostos cordas navais iluminadas da Welight, que garante uma  iluminação geral de forma lúdica e inusitada.

Jardim das Casas Roberto Riscala CASACOR SP 2

Outra maneira utilizada encontrada para explorar o ambiente, foi feita a partir de suportes em madeira com bandejas da The Original Farm, arranjos de suculentas foram expostas decorando o espaço com mais verde e possibilitando o manuseio.

E, para ‘aquecer’ o jardim e caracterizar um ambiente de relaxamento e conforto, faz parte do ambiente a  lareira  Ecofireplaces, que além de charmosa, é também ecológica e portátil. 

Jardim das Casas Roberto Riscala CASACOR SP 1

“A ideia para CASACOR foi ‘desconstruir’ o jardim: ter no mesmo espaço diversas soluções para compor áreas verdes nos dias de hoje. Por isso, levar esculturas da Bia Dória, em mármore, traz modernidade e também oferece arte num espaço não convencional”, pontua Riscala. Ponto alto do projeto, o design do jardim permite que ele possa ser visto e admirado de vários ângulos do ambiente. De lá o visitante consegue observar as esculturas e o cata-vento metálico da The Original Farm, desenvolvido com exclusividade para o Jardim das Casas. Riscala ainda insere nos ambientes plantas ornamentais expostas em estruturas metálicas, desenvolvidas por ele. É mais uma opção para “verdejar” os espaços.

Sobre Roberto Riscala

Desde 1990, o paisagista Roberto Riscala busca em seus projetos as melhores soluções para toda a área externa. Com mais de 3000 jardins projetados e executados em todo Brasil, também possui trabalhos no Uruguai, Argentina e em Gana - África. Riscala comanda a empresa pessoalmente e visita suas obras antes, durante e depois de finalizadas, para verificar a qualidade dos produtos e fazer manutenção pós entrega. O paisagista também é o autor dos títulos Os Jardins de Roberto Riscala (2010) e a Roberto Riscala - Arquitetura de Jardins (2018).

Participações na CASACOR São Paulo

Roberto Riscala fez sua estreia na CASACOR em 1991. Desde lá teve 21 participações na mostra. Entre os principais espaços assinadas estão: Jardim do colecionador 2015, Jardim de Monet 1996 e Praça Casa Cor - 2000 cinemateca.  Esse ano Riscala retorna a mostra em uma das maiores áreas externas da CASACOR, e que ainda oferece espaços de convivência.