A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Confira o ambiente Coliving assinado por Clariça Lima

Confira o ambiente Coliving assinado por Clariça Lima


Jardim da CASACOR SP Clarissa Lima 1

Um jardim repleto de espécies de plantas, árvores e flores incorporado com peças assinadas para área externa. Este é o ambiente “Coliving”, assinado por Clariça Lima em sua 2ª participação na CASACOR SP, que acontece entre 22 de maio e 29 de julho de 2018 no Jockey Club de São Paulo.

Jardim da CASACOR SP Clarissa Lima 2

Na mostra com tema “Casa Viva”, a paisagista criou um ambiente de 138m² visando a interação e troca de experiências dos visitantes. “Quero o jardim repleto de pessoas envolvidas em conversas, curtindo todas as possibilidades oferecidas neste espaço, seja apreciando as cores da natureza, o conforto dos móveis ou o frescor de um local ao ar livre”, explica Clariça. “O Coliving incentiva a convivência. Esta é uma característica que carrego em todos os meus projetos paisagísticos”.

Jardim da CASACOR SP Clarissa Lima 3

Entre as espécies do jardim, estão: guaimbê-ondulado (Philodendron undulatum), figueira-lira (Ficus Lyrata), fícus-elástica (Ficus elastica), guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), filodendro-outono (Philodendron autumn), filodendro-angolano (Philodendron hastatum), pleomele fita (Dracaena reflexa), araçá (Psidium cattleianum), maranta-sanguínea (Stromanthe thalia), maranta-medalhão (Calathea medallion), pinanga (Pinanga coronata), camadórea-elegante (Chamaedorea elegans), pitanga (Eugenia uniflora), pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata), peperômia (Peperomia scandens), entre outras espécies.

Jardim da CASACOR SP Clarissa Lima 4

O projeto assinado por Clariça é acesso a outros ambientes da CASACOR, por isso foi utilizada a linearidade, visando a fluidez da circulação e oferecendo algo lúdico e interativo. Dois bancos floreiras de chapa metálica pintados em laranja abraçam e preservam as árvores existentes no Jockey e ofertando um agradável descanso ao público. A cor também é um elemento muito presente no jardim, seja na pintura ombré nas paredes do ambiente - utilizando as tintas “Mergulho Sereno”, “Troféu de Prata” e “Bola de Gude” - ou no mobiliário.

Jardim da CASACOR SP Clarissa Lima 5

Inspirada nos vasos de cerâmica em forma de letras assinados por Marilá Dardot e expostos em Inhotim, um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil, a paisagista deixa à disposição letras para o espectador compor palavras e frases. Mesmo tendo como princípio para seu projeto o contato entre pessoas, Clariça sabe que o mundo moderno também exige ligação com a tecnologia, por isso instalou totens com tomadas e entradas UBS para carregamento de celulares e notebooks, afinal o mundo pode se encontrar no jardim Coliving.

Jardim da CASACOR SP Clarissa Lima 6

Sobre Clariça Lima

Formada em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Belas Artes, se especializou em Arquitetura paisagística, na IBRAP. Através de viagens, teve contato com diferentes culturas e conheceu diversos jardins ao redor do mundo. Traz como inspiração para os seus projetos a relação entre o paisagismo e as obras de arte.

Tendo como objetivo integrar o conceito arquitetônico ao paisagismo contemporâneo e ressaltar a sustentabilidade nos projetos, criando cenários que se integram à natureza.

Sobre a mostra

Em 2018, a CASACOR São Paulo chega a sua 32ª edição com o tema “A Casa Viva” em 70 ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) no Jockey Club de São Paulo. Entre 22 de maio e 29 de julho de 2017, o visitante conferirá o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.

A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando as amigas Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda faziam uma viagem a Buenos Aires e visitaram a exposição Casa FOA. No primeiro ano (1987), uma casa na rua Dinamarca abrigou os ambientes decorados aos moldes do que viria se tornar a mostra mais tarde. A cada nova edição, CASACOR ganhava um endereço diferente. Foi só em 2006 que o Jockey Club de São Paulo, tornou-se a sua sede oficial — onde a edição paulistana da mostra permanece até hoje.

No ano 2000, as fundadoras venderam a CASACOR para o Grupo Patrimônio Private Equity. Em 2008, o Grupo Abril e Grupo Dória adquiriram a mostra em sociedade. Desde 2011, o Grupo Abril é único dono da CASACOR.

Serviço

CASA COR São Paulo 2018

Data: 22 de maio a 29 de julho

Horários: terça a sábado, das 12h às 21h/ domingo, das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo - SP

Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 875

(11) 3037-6857

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Studio Clariça Lima

www.studioclaricalima.com.br

R. Rocha, 425 - 11 - Bela Vista

Tel.: (11) 2729-5011

Facebook: Clariça Caires de Lima

Instagram: @studioclaricalima