Praça da 32ª CASACOR São Paulo leva a assinatura de Catê Poli e João Jadão
- A Redação
O paisagista João Jadão, vice-presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e diretor da Planos e Plantas, retorna à CASACOR São Paulo ao lado de Catê Poli, arquiteta e paisagista formada pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), para apresentarem a Praça CASACOR. A dupla, que atua há cerca de 30 anos no mercado, com grande bagagem no planejamento e execução de projetos, anuncia sua participação na 32ª CASACOR São Paulo levando a proposta de um jardim funcional, fácil de manter e pensado no convívio e na interação dos visitantes.
Mais do que servir de passagem para todos os prédios que integram a mostra, a praça de 320 m² é o ponto de encontro para quem deseja não só contemplar a natureza como desfrutar dos recantos preparados pelos paisagistas. A entrada acontece pela escada de quartzito, com formatos irregulares que realçam o melhor do estilo rústico, ou por uma rampa que garante total acessibilidade ao espaço. “O jardim é um local de acolhimento e vivência de pessoas”, resume João Jadão. “Queremos que o visitante tenha uma experiência agradável e marcante no nosso jardim”, continua Catê.
Na composição do jardim, a equilibrada mistura de árvores, palmeiras, folhagens, arbustos e forrações em vários tons de verde cria um visual harmônico de formas e proporções. “Fugimos do padrão dos jardins de flores”, conta João. Os paisagistas combinaram espécies resistentes ao sol forte do local e de fácil manutenção, que demandam pouca irrigação, como Moreia, Cyca, Barba de Serpente, Clúsia e Capim do Texas.
“É uma proposta arrojada e contemporânea, sem deixar de ser funcional e viável. Nosso jardim pode sair da CASACOR direto para a vida real”, relata Catê. Em um projeto de paisagismo, não adianta optar por espécies inacessíveis e complicadas de manter, pois hoje as pessoas buscam beleza e praticidade. “O fundamental é entender o comportamento de cada espécie e fazer uma boa combinação entre elas”, finaliza. Seguindo com o tema Casa Viva, proposto pela mostra, a dupla apostou também no plantio de árvores nativas e frutíferas, como a Jabuticabeira e a Cerejeira.
Inspirado no estilo nórdico, forte tendência no paisagismo, o espaço contém duas casinhas de estrutura metálica que convidam à contemplação. Para imprimir um toque fashion e descolado, um grafite de um escaravelho, símbolo egípcio sagrado, foi pintado com spray e stencil pelo artista plástico Arnaldo Degasperi sobre a parede com bricks cerâmicos da Lepri. Para dar um ar de casa, Catê e João usaram cadeiras, poltronas, namoradeira e mesas de apoio de alumínio e corda náutica (Tidelli) e, para os dias frios, uma delas recebe o aconchego de uma lareira portátil (Construflama).
Entre as duas casinhas, outro destaque é o pergolado de cumaru (Taúna), que oferece mais um recanto sombreado. Seguindo a temática dos insetos, que compõem o ciclo vivo de um jardim, a parede ao fundo, revestida de bricks cerâmicos da Lepri, dessa vez recebe o grafite de uma libélula. “Esse recurso, muito solicitado em áreas internas e externas, traz vida e um toque de arte personalizado aos projetos. Fizemos uma homenagem aos insetos que polinizam e habitam o ecossistema dos jardins”, explica Catê Poli. No piso, tanto nas casinhas quanto no pergolado, a escolha ficou por conta dos ladrilhos hidráulicos geométricos desenhados por Catê Poli para a Ladrilar. À frente do pergolado, uma lareira à gás também da Construflama, aquece o espaço. Vasos vietnamitas e uma mesa de madeira pequiá da L´oeil completam a ambientação.
Atentos à concepção de uma obra rápida e sustentável, as casinhas e o pergolado foram projetados sob medida e com a praticidade de serem desmontadas ao final da mostra. Sem agredir a natureza, a construção a seco das paredes não usa concreto e evita desperdícios na obra. O mesmo cuidado se estendeu à escolha do piso drenante (Empresas City), que permeia os caminhos da praça e permite o escoamento de água. À noite, a valorização do espaço se dá pelas luminárias de LED (Vitali), que além de baixo consumo oferecem um design diferenciado e proporcionam uma iluminação bastante agradável e acolhedora.
Sobre Catê Poli
Arquiteta e urbanista de formação e paisagista desde seu primeiro estágio em 1990, Catê Poli atuou em diversos escritórios de São Paulo até se lançar em trabalho solo em 1998. No escritório Catê Poli Paisagismo, elabora projetos de paisagismo e arquitetura de exteriores – desde uma pequena varanda de apartamento até grandes fazendas e haras. Esteve presente nas edições 2007, 2008 e 2011 (BGourmet) da CASACOR São Paulo. Catê é atualmente colunista do site da revista Casa e Jardim e do portal Paisagismo em Foco.
(11) 3774-5944 | www.catepoli.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
@cate_poli_paisagismo
Sobre João Jadão
Paisagista especializado em arquitetura da paisagem, João Jadão criou em 1987 a empresa Planos e Plantas. Tem expertise tanto na área de projetos quanto em execução de jardins de pequenos a grandes portes. Além de trazer no currículo diversas premiações nacionais, o escritório, em 2015 e 2016, assinou projetos vencedores internacionalmente, em Portugal e Espanha. É a segunda vez que João Jadão participa da CASACOR São Paulo, e atualmente responde como vice-presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP).
(11) 3263-0360 | www.planoseplantas.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
@joaojadao.paisagismo
32ª CASACOR São Paulo
Data: 22 de maio a 29 de julho de 2018
Terça a sábado, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo