A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Saiba mais sobre o projeto do Instituto Inhotim projetado pelo Luiz Carlos Orsini

Saiba mais sobre o projeto do Instituto Inhotim projetado pelo Luiz Carlos Orsini


Atualmente, é uma das maiores expressões de Paisagismo no Brasil e esse é o grande motivo pelo qual o renomado paisagista Luiz Carlos Orsini seja homenageado aqui nesta 4ª edição do Anuário de Paisagismo.

Anuario 4 edicao Luiz Carlos Orsini 1

Responsável pela concepção e execução (traçado, 04 lagos, estrutura arbórea e arbustiva), Orsini se dedicou integralmente, de JUN/2000 a SET/2004, ao projeto paisagístico do Instituto Inhotim em Brumadinho - MG, reinventando a paisagem e fazendo arte com a natureza. Quando houve a inauguração oficial em SET/2004, os trabalhos dele foram finalizados e o parque ficou fechado até 2006 para o público.

Anuario 4 edicao Luiz Carlos Orsini 2

Começaram aí os problemas, pois, mesmo depois de todo o esforço e criatividade, não queriam reconhecer a verdadeira autoria do paisagismo ali instalado. Orsini foi obrigado a recorrer à justiça através do escritório de advocacia Pinheiro Neto em 2008, a fim de conseguir os direitos autorais daquela obra e, como esperado, obteve êxito.

Anuario 4 edicao Luiz Carlos Orsini 3

No final de 2016, 08 anos depois, em 2° estância, Orsini conseguiu em caráter irrevogável e inquestionável, a autoria de simplesmente 250.000 m² de exuberantes jardins, além dos belos lagos ali hoje existentes. Essa é uma grande conquista que merece ser compartilhada, afinal, essa vitória valoriza ainda mais nossas paisagens brasileiras.

Luiz Carlos Orsini

www.lcorsini.com.br