A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim da Contemplação por Alalou Paisagismo

Jardim da Contemplação por Alalou Paisagismo


Bem no topo central da arquibancada e invadido por uma vista favorecida do Jockey Club, o Jardim da Contemplação, da Alalou Paisagismo, é dedicado à contemplação e à meditação. “O objetivo é trazer um pouco de paz e serenidade paraas pessoas que vivem a vida de grandes cidades, acostumadas com trânsitos intensos, poluição do ar, visual e sonora, e a acelerada troca de informações virtuais”, resume o sócio-proprietário Felipe Alalou. De cara, o banco de bambu, da LC Artesanato, desenhado com exclusividade para a composição, convida a um mergulho de contemplação e devaneio neste jardim de paz.

Ambiente Alalou Paisagismo Casa Cor SP 2017 11

Em estilo japonês,o espaço contempla os cinco elementos bases desse tipo de jardim: bambu, pedra, água, planta e lanterna. De acordo com a tradição japonesa, o bambu ésímbolo da força, resistência e persistência, uma vez que, diante do vento e da tempestade, ele se enverga, porém, não quebra. A pedra representa a evolução do ser durante a vida, a água simboliza a vida e a planta, a eternidade. A lanterna clareia os caminhos e ilumina a mente de quem caminha pelo jardim.

Ambiente Alalou Paisagismo Casa Cor SP 2017 3

Os cerca de 120 m² do Jardim da Contemplação foram desenvolvidos com a essência tranquilizante e pacificadora dos jardins japoneses explorando, entretanto, materiais locais, como o piso Silver, da linha Cronos, da Concresteel, a areia branca e as pedras. Típico em jardins secos, o caminho de Pedras Brita comuns simula a água, também representada pela fonte. Já as Pedras Coral, no espaço contemplativo,aludem às montanhas.

Ambiente Alalou Paisagismo Casa Cor SP 2017 10

Calcada no minimalismo e priorizando as linhas retas, a Alalou Paisagismo elegeu minuciosamente plantas e arbustos baixos, como o Carpete Dourado (Sedum acre) e para preservar a limpeza e não obstruir a bela vista. Aqui vale o destaque para as duas Tuias-Jacaré (Juniperushorizontalis), que, inclinando-se e derramando-se pelo jardim, preservam o espírito contemplativo.

Ambiente Alalou Paisagismo Casa Cor SP 2017 8

Dentro das toras de Bambu-Mossô (Phyllostachyspubescens) que delimitam a área do jardim e conferem certa privacidade, faixas de LED trazem um toque inusitado e moderno. Cinco balizadores de pedras, conhecidos como Torôs, substituem as tradicionais Panhouses e, com os feixes de luz, iluminam indiretamente o caminho dos passantes.

Sobre a empresa

Em atividade há 40 anos, a Alalou Paisagismo prima pela excelência na execução de seus projetos paisagísticos em todo o País e, para isso, preocupa-se com cada mínimo detalhe e está em constante processo de atualização. Encabeçada pela paisagista Maria Lúcia Alalou, a empresa estuda minuciosamente todas as etapas da concepção de um jardim e oferece assessoria personalizada e projetos sob medida, transformando sonhos em realidade. 

Alalou Paisagismo

Tel.: (11) 3032-5000

www.alalou.com.br