A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Confira o lindo jardim de Maria Lucia e Felipe Alalou para Casa Cor São Paulo 2016

Confira o lindo jardim de Maria Lucia e Felipe Alalou para Casa Cor São Paulo 2016


Primeiro ponto foi pensar na circulação das pessoas, já que nosso espaço é a entrada da casa cor. Elaboramos a paginação com piso drenante em linhas retas e quadrados , intercalando cores: cinza natural, cinza chumbo para os pisos e seixo preto brilhante como rejunte, entre os vãos do piso drenante. Deu um ar bastante moderno ao projeto, além de alinhar as cores com o projeto arquitetônico.

Alalou CasaCor 2016 1

Nos canteiros da entrada, procuramos usar espécies que além de resistentes, interagem com a arquitetura moderna em formato japonês, tipo origami da recepção. Aproveitamos a Acerola belíssima já existente na frente da Recepção e fizemos uma poda em formato de guarda chuva, para intensificar esse ar oriental. Para o Canteiro principal que divide a entrada da saída, escolhemos a Rhaphiolepis Indica, as folhas e formato se assemelham com a Acerola, além de ser muito elegante.

Alalou CasaCor 2016 2

Para a entrada e saída de nosso espaço utilizamos Yucca Rostrata, em tamanhos variados, extremamente escultural. As 2 maiores plantamos em vasos vietnamitas para dar ainda mais destaque e impacto na entrada e saída do nosso ambiente.

Para a forração dos canteiros utilizamos seixos cinza em tamanhos variados e brincamos com a forma de colocação, pra quebrar um pouco as linhas retas do jardim, misturamos outras forrações também para alegrar e enriquecer nosso ambiente, como: grama preta anã, flores da época, Antúrios brancos, Renda Portuguesa, Avenca entre outros. Essas forrações, utilizamos também nas mesas espelhadas pelo nosso espaço, em vasos, cachepots, etc. Além de quebrar um pouco as linhas retas, aproveitamos para dar as boas vindas aos visitantes, assim que chegam na casa cor.

 Alalou CasaCor 2016 4

Nos entornos do nosso jardim já havia uma grande variedade de espécies vegetais existentes e tombadas, porém sem organização nenhuma, para aproveitar as espécies existentes, fizemos grandes ondas verdes com arbustos em diversas tonalidades, tamanhos e texturas, para abraçar e integrar essas espécies vegetais existentes, deixando um jardim mais homogêneo e equilibrado. Utilizamos espécies como: chamaedorea cataractarum, pinanga kuhlii, cyclanthus bipartitus, philodendron bipinnatifidum, strelitzia reginae, liriope Spicta, entre outras.

Usamos algumas árvores e palmeiras também nos pontos vazios: Palmeira Garrafa e pau Formiga por exemplo.

Inspirados pelas formas retas, utilizamos uma escultura em madeira maciça em forma de cubo, para contemplação e composição do jardim, a peça fica em destaque próximo as manchas verdes, o nome da escultura diz muito sobre nosso jardim “EQUILÍBRIO”.

Alalou CasaCor 2016 3

Por se tratar da recepção/ entrada, utilizamos também um grande banco (diversos pedaços de madeira formando um banco único) para as pessoas sentarem na entrada ou saída da visita e uma mesa antiga em madeira de marcenaria. O banco (em madeira rústica e formatos curvilíneos) e a mesa (composta com vasos e plantas) contrastam tb com as formas geométricas e esquentam nosso ambiente.

Alalou CasaCor 2016 5

A iluminação, utilizamos pontualmente refletores e espetos em Led da Brilia para iluminação geral, arbustos e árvores.

Utilizamos também Balizador de embutir no solo, efeito similar a luz de pista de aeroporto, para direcionar as pessoas para recepção/ retirada de bilhetes e saída para próximo espaço. Essa iluminação ficou com bastante impacto entre a luz branca e pedras pretas brilhantes, alocamos os balizadores nos vãos do piso drenante, junto com o seixo preto brilante.

Contato:

alalou.com.br