A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Paredes vivas aliam tecnologia à natureza


A temida manutenção das plantas fica por conta da irrigação automatizada presente nas paredes vivas, assim, o sistema de gotejamento é controlado a partir das necessidades das espécies escolhidas – tarefa que é desenvolvida pela paisagista.

Paredes vivas - Rafaela Novaes 1

“Faz parte do meu trabalho oferecer assessoria na escolha das plantas levando em conta a insolação e ventilação do local e preferências do cliente, além de optarmos por entregar a parede viva com mudas já desenvolvidas”, declara ela, lembrando que em vez de vegetação também se pode escolher hortaliças para cultivo.

Paredes vivas - Rafaela Novaes 2

Não são somente as pequenas áreas que podem contar com as paredes vivas. A tecnologia pode ser aplicada nos mais distintos espaços, internos ou externos, desde que haja uma parede de apoio, ponto de água e energia para a instalação dos blocos GreenWall Ceramic, que dão suporte às mudas.

Paredes vivas - Rafaela Novaes 4

E os benefícios das paredes vivas vão além do estético e funcional. O metro quadrado de um jardim vertical produz, por dia, aproximadamente a quantidade de oxigênio que uma pessoa consome, além de agir como isolante térmico natural, em muitos casos evitando o uso de ar-condicionado, entre outras tantas vantagens. “O convívio direto com a natureza ainda ajuda a reduzir níveis de estresse”, revela Rafaela. Quer motivo melhor?

Paredes vivas - Rafaela Novaes 3

 Sobre Rafaela Novaes

Ela cresceu no orquidário do avô Edgard Novaes, um homem apaixonado pela natureza. Ainda criança, o passeio predileto de Rafaela era visitar obras acompanhada de seu pai, o renomado paisagista Marcelo Novaes – seu grande amigo e professor. Formou-se em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), fez estágio em arquitetura de interiores, mas optou por seguir a raiz da família e trabalhar com o pai, no Viveiro Novaes. A vivência e prática adquiridas fizeram com que, desde cedo, ela soubesse técnicas da elaboração de um jardim.

A semente foi plantada e hoje Rafaela se lança como arquiteta paisagista e passa a assinar os seus próprios projetos. Ela não deixou de lado o seu hobby, que é fotografar. Fez curso em Nova Iorque e não é raro vê-la clicando cada canto de seus jardins.

Mais informação: www.rafaelanovaes.com.br/