A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Os jardins Andaluzes do Sul da Espanha

Sempre fui uma pessoa apaixonada por livros. Os de paisagismo, então, sempre dominavam minha leitura de cabeceira. Entre tantos livros e fotografias de jardins pelo mundo afora, sempre me chamaram muito a atenção os jardins andaluzes. Alhambra, Generalife e o Alcazar de Cordoba.

    Alhambra_16_1200x779        Generalife_1_1200x803

 Alcazar_Cordoba_2_1200x811

Estes são os três jardins mais antigos da Europa e que ainda se conservam. Estão localizados na zona sul da Espanha e são conhecidos pelo estilo árabe-andaluz. São os jardins mais equilibrados que existem, com influência dos cinco sentidos. Murmúrios da água correteando, plantas aromáticas, árvores frutíferas, texturas arquitetônicas, etc.

 Alcazar_Cordoba_7_1200x825

Durante a expansão muçulmana pela Espanha no século XIII, sempre que estes conquistadores encontravam lugares com água, aproveitavam-na e sabiam tirar proveito dela como ninguém mais, criando jardins com muitos canais interconectados, lagos e espelhos d'água.

Alhambra_16_1200x779A maioria destes jardins era plana, mas quando chegaram a Granada, de geografia acidentada, foram obrigados a mudar um pouco a sequência, tamanho e alturas destes jogos de água.

Generalife_3_1200x783

Generalife_2_1200x803

Jardins que velam por um instinto de proteção de suas habitantes reais, princesas lindíssimas resguardadas em pátios esplêndidos tão vinculados a arquitetura da época, tão geométricos que se destacavam da paisagem, no entanto com uma distribuição de plantas dentro dos canteiros de forma totalmente natural e harmônica.

      Alhambra_9_1200x803      Alhambra_11_1200x795

 Alhambra_12_1200x820

A água, em algum dos pátios, está sempre quieta. Somente refletindo o céu, aproximando o visitante ao imenso azul, dando-lhe uma sensação de paz única. Também há nestes jardins, água em movimento, e nunca através de fontes, já que o efeito desejado é realçar natureza da água e suas características, e não as fontes em forma de esculturas. 

Generalife_13_866x1200

A criatividade para mover a água impera, inclusive na forma de corrimão unindo um pátio superior ao inferior, desaparecendo ao final da escada para voltar a aparecer no seguinte lago com suma beleza e elegância.  

              Generalife_12_803x1200        Generalife_11_803x1200    

Jardins desenhados para orientar a vista a pontos estratégicos da arquitetura moura. Levando seus olhos de um espaço a outro, saboreando sensações de relaxamento, êxtase, paz, entre outras. Dás um passo para frente e vês outro ponto de vista, totalmente diferente do anterior sem quase sair do lugar. Nunca vês tudo de uma única vez.

 Alhambra_13_1200x803

 

Alhambra_14_1200x781

Uma perfeita condução de arquitetura, vegetação e paisagem mostra como um elemento fundamental como é o caso da água, determina as características formais dos jardins andaluzes, os canais de irrigação se transformando em ornamentais, lúdicos, relaxantes e fonte de frescor e refrigério.

São jardins exóticos e sugestivos, carregados de histórias de conquistas. Salas de estar ao ar livre, cheias de refinamento e onde a sensação de que o tempo se deteve é completa. A arte se combina nestes jardins, dando um prazer extraordinário a quem os visita.

 Generalife_5_1200x803

Arquitetura, história, natureza, som de água corrente, fragrâncias, cores, a magnitude das árvores. Um conjunto de elementos que delicia os sentidos. Posso dizer com toda sinceridade que me emocionei quando entrei em Generalife. Sabe aquele jardim que sempre te capta uma atenção especial nos livros? Não podia acreditar que estava ali e o melhor: como um lugar que me impressionava tanto em fotos pode ser ainda mais impactante quando visto tão de perto? Pois os sentimentos que me rodearam são indescritíveis. É um lugar carregado de uma energia tão antiga e acolhedora... Você não se cansa de fazer fotografias, são tantos cantinhos especiais, tantos detalhes...

 Generalife_7_1200x829

 

 

 

 

Na Alhambra de Granada são em media 2.500.00 visitas ao ano.

 

 

 

Se um dia decidir passear pela Espanha, não deixe de visitar a estes jardins únicos. Dependendo da época as vistas são ainda mais espetaculares, com a Sierra Nevada emoldurando toda a paisagem. A experiência sem dúvida não tem preço.

Generalife_8_1200x803

Imagens: arquivo pessoal Monique Briones

 


Publicidade

Revista Paisagismo em Fogo © 2020. Todos direitos reservados. Por Go Up Publicidade