Os benefícios do paisagismo corporativo

Os benefícios do paisagismo corporativo


Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 2

Segundo o professor e co-autor da pesquisa, Alex Haslam, um escritório com plantas ajuda o profissional a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 1

Por dois meses a equipe monitorou a produtividade dos colaboradores de escritórios com e sem plantas do Reino Unido e Países Baixos e fez entrevistas com as pessoas para saber as percepções da qualidade do ar, concentração e satisfação no trabalho.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 5

De acordo com o professor, os colaboradores ficaram mais satisfeitos com o seu local de trabalho e relataram o aumento de concentração e melhora na qualidade do ar.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 6

Outros benefícios do paisagismo corporativo, quando bem elaborado, contribuem para a boa imagem da empresa em relação aos seus clientes e os colaboradores que frequentam o local diariamente, demonstrando assim a sua preocupação sustentável.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 10

É possível fazer qualquer tipo de paisagismo que enriqueça o ambiente empresarial. Basta um pouco de planejamento e boas ideias. Se for um ambiente pequeno, a dica é trabalhar com vasos e plantas que se adaptem ao local. Se espaço for um pouco maior é possível executar um canteiro, por fim se a empresa tiver uma área verde a opção é desenvolver um paisagismo com plantas tropicais e mais grandiosas.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 7

A ideia é buscar por plantas ornamentais com baixo custo de manutenção; de médio e grande porte para trazer mais grandiosidade ao projeto. Boas sugestões são Dracena, Pandanus, Clusia e Yucca.

Vale destacar que os cuidados com áreas verdes são necessários independente do local em que as plantas são instaladas. É preciso ser um lugar minimamente arejado e com incidência de luz, usar substrato de qualidade e plantas de boa procedência. Para a conservação é ideal que a empresa faça a manutenção periódica com tratamento fitossanitário preventivo.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 11

A busca por engenheiros agrônomos e arquitetos paisagísticos para elaboração do jardim também é uma boa alternativa. O investimento, que não é pequeno, será feito em algo efetivo, expressivo e duradouro.

Um bom exemplo de que as áreas verdes podem fazer parte da arquitetura da empresa é o projeto que o Studio Ana Paula Magaldi desenvolveu para o Centro Empresarial Itaú/Unibanco onde foi pensado intervenções de áreas verdes em todo o complexo.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 9

O projeto foi elaborado para a área de convivência empresarial que tem 6 mil m². O Studio fez todo o paisagismo da área interna e do entorno do complexo, assim como da praça da estação Conceição do metrô, ambiente público, mas que o Centro Empresarial Itaú/Unibanco investiu como contribuição sustentável. Desenvolvido em 2009, o Studio presta manutenção contínua até hoje no local.