Casas Sustentáveis


Para uma residência ser sustentável, é preciso que a casa aproveite a luz do sol, a água da chuva, seja projetada para ter o melhor conforto térmico, que não polua o meio ambiente com esgotos domésticos, entre muitas outras coisas.

Marcelo_Faisal_II

Enquanto não adotamos a construção sustentável, podemos adotar práticas de sustentabilidade sem gastar nada. Coisas muito simples como: Separar os resíduos orgânicos do lixo e transformá-los em adubo. Uma prática muito simples e que precisa apenas de um balde (ou um caixote) e um pouco de terra. Apagar as luzes quando não estiver usando o cômodo. Tomar banho com o chuveiro ajustado sempre no “verão”. Lavar e passar roupas apenas depois de acumular um volume adequado. Evitar usar sacolas plásticas nas compras de supermercado. Jamais descartar restos de óleo nos ralos ou nas pias. Dar o correto destino às pilhas, baterias e todo o lixo tecnológico que você produzir. Separar o papel, do vidro e do metal para a reciclagem e coleta seletiva. Desligar os equipamentos eletrônicos das tomadas sempre que não for usá-los, etc.

casa-sustentavel

Os custos de construção das casas sustentáveis são, em média, trinta por cento maiores. No entanto, esse custo maior se refletirá num ganho posterior considerável que pode superar com folga o investimento inicial.Muito em breve, será possível construir casas sustentáveis pelo mesmo custo dos imóveis comuns e isso, com toda a certeza, será a contribuição definitiva para que a construção de casas sustentáveis passe a ser a regra e, não mais, a exceção.


Publicidade