Novas perspectivas e expectativas para esse novo ano

Novas perspectivas e expectativas para esse novo ano


Parece que o bom humor do mercado é de forma generalizada. Fazia tempo que janeiro não começava animado com obras e projetos.

Aquele cenário de fartura vivido ate 2011 jamais teremos, pois era uma roda continua e agressiva. Acomodadas as posições de mercado, furada a bolha de consumo e depois de gatos escaldados, chegamos a uma normalidade saudável e ate novamente estimulante.

Coluna Marcelo Faisal Fotografo Felipe Castellari 1

É sabido que tempo bom é prenuncio de tempestade, assim como tempestade é prenuncio de tempo bom. Acho que o tempo bom esta de volta com muito mais amadurecimento, experiência e respeito aos mercados de uma forma global.

Casa Cor SP 2016 6

Especificamente no caso do paisagismo o cenário das grandes construtoras que foram obrigadas a minguar e estabelecer um novo diálogo com o mercado traz de novo a possibilidade de projetos sustentáveis, responsáveis e econômicos.

Para o mercado de luxo, principalmente o de segunda moradia ( casas de campo, praia, sítios e fazendas) percebemos uma certa euforia.

Coluna Marcelo Faisal Fotografo Salvadore Busacca 1

Condomínios importantes do mercado paulista, tais como: Fazenda Boa Vista, Quinta da Baronesa, Haras Larissa, Terras de São José, Fazenda da Grama, Vila Real, apresentando uma retomada gradual e animadora para nos paisagistas.

O mercado qualificado pela própria seleção natural nos obriga além de ser belo e funcional, sermos economicamente viáveis, o que fortalece o aparecimento de projetos mais belos e mais profissionais.

marcelo faisal 1

Diante deste breve cenário e das possibilidades de uma mudança politica e moral do país, resultados econômicos tais como: crescimento da bolsa e queda do dólar, demostram que estamos em um bom caminho, todavia não podemos esquecer que as condições de mercado são meteorológicas, ora com sol ora nublado, o que nos obriga a ser mais cuidadoso com nossos investimentos e cuidados com nossos clientes.

Coluna Marcelo Faisal Fotografo Felipe Castellari 2

Vale reforçar que a mudança cultural das mídias, anteriormente impressas migraram para as mídias eletrônicas, o que nos permite individualmente nos divulgarmos e nos apresentarmos para o mercado conquistando assim nossos espaços.

Neste novo movimento, o ano passado me aventurei em abrir um canal no Youtube, LANDSCAPING  ao vivo (Ana Maria Braga - https://www.youtube.com/watch?v=6qkHyqKPlow/ Piscina Biológica - https://www.youtube.com/watch?v=tAeLde8BbOY&t=52spiscina/ Angra dos Reis - https://www.youtube.com/watch?v=1-d-aa1HjBI&t=3s )  para não perder esta oportunidade de mercado.

Vale ressaltar que o LANDSCAPING ao vivo, mais do que um programa  preocupado com a qualidade técnica de filmagem, esta preocupado com o conteúdo.

Por isso faço um convite para se inscrevam no meu canal e também se despertem para esta possibilidade de divulgar o seu trabalho. Quanto maior o numero de canais verdes forem abertos, maior será o repertorio e a troca de informação que teremos no mercado.

Portanto desejo a todos vocês uma bela e confortável travessia neste ano de 2019.

Até a nossa próxima coluna.

assinatura marcelo faisal

www.marcelofaisal.com.br