Jardins na varanda de apartamento

Jardins na varanda de apartamento


Jardins na Varadas Luiz Felipe e Luiz Gustavo 1

Composição inteligente para o uso desta varanda, flores e brutos atraem pássaros e borboletas.

Quando somos contratados para projetar o paisagismo de uma varanda pequena o mais importante é aproveitar os espaços de forma inteligente, para assim trazer o máximo de verde à residência de nosso cliente. Neste caso se a intenção é ganhar muito verde e em contrapartida utilizar a menor área de piso possível da varanda costumamos utilizar os Jardins Verticais, com esta técnica podemos criar verdadeiras obras de arte mesclando folhagens de cores, texturas e formatos diferentes e desta forma ter muito verde.

Se for uma grande varanda conseguimos implantar árvores frutíferas adultas, como é o caso da varanda que fizemos para um cliente em São Paulo, onde foi preciso um cálculo estrutural específico para a implantação de seis Jabuticabeiras adultas, além de outros vasos com espécies diferentes para compor o paisagismo.

Jardins na Varadas Luiz Felipe e Luiz Gustavo 2

Jabuticabeiras adultas valorizam esta enorme varanda na cidade de São Paulo.

Em ambos os casos as possibilidades são muitas: é possível criar um projeto com espécies aromáticas, um jardim com estilo rústico, campestre, árido, tropical ou seguindo os mais variados estilos e ainda adaptando as mais diversas funções e necessidades do cliente.

Podemos criar também projetos para os mais variados tipos de uso, desde uma varanda simplesmente contemplativa até espaços de lazer, meditação, leitura, ginástica, refeições, descanso, estar ou até mesmo um espaço para seu querido pet.

Jardins na Varadas Luiz Felipe e Luiz Gustavo 3

Para não perder área de piso nesta varanda optamos pelo uso de Jardim Vertical rico em diversidade de espécies.

Se a varanda é aberta, sem fechamento de vidro, levamos em consideração a incidência de vento, chuva e sol, para a escolha das espécies, neste caso podemos também escolher aquelas que atraem pássaros e borboletas, trazendo a natureza ainda mais para perto das pessoas.

Espelhos d’água e fontes são boas soluções para trazer aquele som agradável de água em movimento e deixar o ambiente mais úmido.

Uma iluminação bem projetada faz com que a varanda possa ser utilizada e contemplada durante a noite também, criando um visual incrível de luzes e sombras. Outro elemento que podemos utilizar são as lareiras ecológicas, possibilitando assim o uso das varandas nas noites frias.

Jardins na Varadas Luiz Felipe e Luiz Gustavo 4

Pérgola e pedriscos no rebaixo do piso dão o clima de jardim para esta varanda.

Às vezes notamos que o cliente não possui tempo disponível para o cuidado ou até mesmo vocação para lidar com as plantas no dia-a-dia, neste caso sugerimos espécies de fácil manutenção e que exijam pouca água, como é o caso das plantas de clima desértico: os Cactos e Suculentas.

Para trazer ainda mais o conceito de Jardim às varandas exploramos diversos tipos de materiais para compor as áreas de piso, como por exemplo: pedras naturais, pedriscos, seixos, decks de madeira, inclusive grama sobre substrato específico.

As ideias são muitas e é muito gratificante transformar estes espaços normalmente secos e sem graça em verdadeiros jardins, mas devemos lembrar que para conseguir um bom resultado para sua varanda é importante sempre consultar um profissional qualificado antes de se aventurar na área.

Mais informações:

Telefone: 11 3021 6934 | 11 99964 3743 | 11 99963 6820

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.folhapaisagismo.com.br