A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Bambu: De Corpo e Alma 2ª edição

Bambu: De Corpo e Alma 2ª edição


 

Ampliada, a nova edição do livro apresenta estudos recentes que aliam teorias e vivências em torno do vegetal milenar

Uma planta que serve o homem desde seu nascimento até a morte, de acordo com o pensamento hindu, na qual o bambu representa a amizade.  Os chineses o veem como símbolo da longevidade.

O bambu sempre esteve relacionado à cultura asiática, visto que o culto  em  torno do vegetal ultrapassa três mil anos. Afinal, carrega algumas particularidades como o desenvolvimento da brotação à fase adulta em tão poucos meses, possui mais de 1.300 espécies que protegem o solo e bloqueiam o carbono além da sua produção de sementes ser um fenômeno raríssimo. Não esquecendo seus colmos que apresentam leveza, flexibilidade e resistência mecânica.

BAMBU DE CORPO E ALMA

No Brasil o campo de atuação do bambu é vasto e ganhou mais amplitude nos últimos anos com a produção do vegetal. A busca por informações sobre bambu anda em ascensão, porém, sua literatura ainda é rara  no mercado editorial. 

É por isso  que  a segunda edição do livro Bambu: De Corpo e Alma oferece um estudo aprofundado da planta com maior variedade de fotografias,  descrições e explicações sobre diversas espécies permitindo que o leitor conheça as características químicas, físicas, mecânicas do bambu, suas aplicações, sua utilização como artesanato e a possibilidade do bambu ser  utilizado em comunidades rurais como no projeto em parceria com a Universidade Estadual Paulista, UNESP e a comunidade do Assentamento  Rural Horto Aimorés, localizada na região de Bauru-SP. Neste trabalho realizado desde os anos 90 os agricultores  de famílias em risco social são capacitados para ingressar na produção do bambu envolvendo-se em o plantio, manejo, técnicas de processamento e confecção de artesanato.

A obra revisada e ampliada apresenta também, informações minuciosas sobre a utilização da planta em sua forma natural para a confecção de móveis e estruturas de residências, e processado, na forma de chapas, laminas, partículas, composto com poliestireno, borracha  ou cimento.

Tudo isso só foi possível através do conjunto de ideias dos professores Marco Antônio dos Reis Pereira (UNESP-Bauru) e Antônio Ludovico Beraldo (UNICAMP) por um objetivo comum: ambos formados em engenharia agrícola lecionando em universidades diferentes decidiram expor suas pesquisas e experiências de vida a partir da paixão pelo vegetal. Os autores tiveram a oportunidade de conhecer relevantes centros de  pesquisa voltados ao estudo do bambu na China, Equador, Colômbia e Costa Rica, o que resultou na primeira edição do livro, lançada há seis anos.

Essa nova edição conta agora com mais fotos de bambus e de suas inúmeras aplicações. O leitor poderá acessar todo o conteúdo através do QR code estampado na capa posterior do livro e uma extensa quantidade de imagens  no site www.bambudecorpoealma.com.br.

A exemplo da primeira, esta segunda edição é de responsabilidade da Canal 6 Editora. São 352 páginas para os apreciadores do bambu devorarem a leitura desta publicação que se  torna referência obrigatória para quem deseja saber mais sobre a planta, sua história e sua utilidade.

Por Camila Fernandes

Autor(es):

Marco A. R. Pereira e Antonio L. Beraldo

-Marcos Antônio dos Reis Pereira, formado em Engenharia Agrícola pela Unicamp. Mestre em Agronomia – área de Irrigação e Drenagem pela Unesp (1992). Doutor em Agronomia – área de Irrigação e Drenagem pela Unesp (1996). Fez especialização em 2001 na Tcdc International Training Course On Bamboo e CBRC – China National Bamboo Research Center, Hangzhou, China (2001). Atualmente é professor pelo departamento de Engenharia Mecânica da Unesp/Campus de Bauru.

-Antonio Ludovico Beraldo, formado em Engenharia Agrícola pela Unicamp. Mestre em Engenharia Agrícola – Área de construções Rurais e Ambiência. Doutor em Ciências da Madeira pela Université Henri Poincaré, Nancy-França (1994). Atualmente é professor Associado da Unicamp, na área de Construções Rurais e Ambiência e Bolsista CNPQ.