A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

O Jardim de Karolina – construindo um sonho

O Jardim de Karolina – construindo um sonho


Exuberância e detalhes do "oásis verde à europeia" são apresentados de maneira delicada nesta sensível obra que remete cheiros, cores e sensações

“Atravessar os portões e conhecer alguns dos segredos da união dos elementos da cultura da Europa com a natureza do Brasil em um ambiente arborizado, caseiro e amoroso”. Esta é a proposta de Anita Lewandowski com o livro “O Jardim de Karolina – construindo um sonho”.

Mais do que uma coleção de imagens, a obra de 194 páginas retrata intimamente o jardim de flores, plantas e frutos que sua mãe, a suíça Karolina Zofia, cultivava em sua residência, no ABC Paulista. Sua casa em São Bernardo do Campo (SP) é referência para profissionais de jardinagem, paisagistas e outros apaixonados por natureza.

O Jardim de Karolina 4

As dimensões do jardim, esse espaço vivo e com dinâmica própria, compõem com a casa estilo suíço um conjunto harmonioso que pode ser visto de todos os ambientes interiores, por portas e janelas – e agora por meio do livro de Anita. A profusão de formas, cores, texturas e aromas são retratados em belas e raras fotografias que resultam da inspiração na origem suíça e na realização do sonho da matriarca da tradicional família Lewandowski em ‘terras tupiniquins’.

O Jardim de Karolina 2

“O jardim possui ricas histórias repletas de emoção. Passear por ele é como uma festa para os nossos sentidos, pois o contato com a natureza proporciona essa magia. Esta obra é uma forma de convidar a todos a conhecer um pouco deste ambiente afetivo com conceitos visuais modernos e inspirados nos parques de flores europeus que tanto encantavam a mamãe. Servirá também para inspirar a decoração de novos jardins com características que equilibram o ambiente e facilitam os cuidados no dia a dia”, destaca a autora.

O Jardim de Karolina 3

Cheiros, cores e sensações... O encanto visual do espaço é formado pela diversidade e disposição de seus elementos naturais e ações humanas iniciadas por Karolina. Hortas e pomares abrigam espécies para consumo alimentar e há recantos com predomínio de flores – inclusive comestíveis – para fruição das cores e odores, bem como dos temperos e das árvores frutíferas. Nichos para repouso e reflexão estão presentes em varandas, canteiros e bosques mais distantes da casa para que o visitante possa descansar na sombra e apreciar a paisagem ao redor.

O Jardim de Karolina 5

“Atravessar o portão para o parque de flores é ter uma combinação de sentidos inigualáveis. O ambiente também abriga diferentes espécies de pássaros, borboletas e insetos que com a água, o jogo de luzes obtidos de primas suspensos que refletem o arco-íris e outros tantos elementos naturais contribuem ainda mais para esse fluxo de energia e sensações de bem-estar e harmonia”, observa Anita.

Simbologia da leveza – O jardim de Karolina pode ser visitado e abriga pequenos animais e figuras decorativas. Além de encantar as crianças, os objetos rementem variados sentidos, como a amizade fiel (urso), fartura, prosperidade e humildade (sapo), sorte e amor (joaninha), paciência, longevidade e proteção (tartaruga), entre outros signos que refletem a leveza do local.

O Jardim de Karolina 1

A obra pode ser adquirida diretamente na Livraria da Vila, Martins Fontes e Livraria Cultura; ou pela loja virtual da editora Karolina Zofia: www.karolinazofia.com.br.

Ficha técnica:

Livro: O Jardim de Karolina: Construindo um sonho

Autora: Lewandowski, Anita Regina

Editora: Karolina Zofia Editora, 2014 - São Paulo

Número de Páginas: 194

Acabamento: Brochura

Formato: 26.00 x 32.00 cm

ISBN: 978-85-67118-00-0

Código de Barras: 978-85-67118-00-0