José Marton assina Projeto Lounge Oi/Iguatemi na SP-Arte 2013


O artista visual, designer e colecionador de arte   contemporânea brasileira, José Marton, foi convidado para criar o Lounge Oi/Iguatemi durante a SP-Arte, maior feira de galerias do Brasil e a mais importante do mercado de artes da América Latina, que este ano reúne 123 expositores nacionais e internacionais.

Z_Croqui_Iguatemi_Lounge

 

 

Pensado para ser um espaço de descanso, Marton projetou um ambiente que convida ao acolhimento e reflexão e que proporciona aos visitantes desligar-se das intensas informações visuais e intelectuais que o evento traz, convidando-os a se envolverem numa experiência sensorial. Além disso, o lounge abrigará as diversas atividades que a Oi/Iguatemi oferecem no espaço, como lançamento de revistas e livros.

Z_predio_bienal

Sempre com o pensamento artístico envolvido no processo de criação, Marton buscou proporcionar aos visitantes uma experiência por meio dos 5 sentidos humanos. Explorando, a princípio, a luz e beleza do Parque do Ibirapuera, através da janela da Bienal, Marton construiu um gazebo com Pinus Taeda. O gazebo, neste caso híbrido, explora uma estrutura de sala acústica, com ripas irregulares que impedem reverberação do som. Todos os elementos presentes no lounge são posicionados e pensados para criar um ponto de fuga que direciona o olhar para o externo.

 

Durante todo o evento o lounge convidará os visitantes a explorarem os sentidos, com apelo visual, também por meio do som, que estará disponível em fones de ouvido, além de texturas e fragrâncias. Para proporcionar mais conforto aos visitantes, Marton revestiu as estruturas que se assemelham a arquibancadas, prolongamentos dos elementos do gazebo, com almofadas, como um convite ao relaxamento, conforto e bem-estar.

 

Z_Jos_Marton

 

 

O pensamento criativo do artista visual foi muito matemático e sustentável, explorando a proporcionalidade que deixa o processo construtivo muito mais inteligente e eficaz, que podem ser conferidos, por meio da repetição das medidas e o uso de uma matéria prima predominante.

 

 

 

 

Serviço:

www.sp-arte.com

Assessoria Imprensa - Holofote

Contato:

www.martonemarton.com.br


Publicidade