9ª Bienal Internacional de Arquitetura começa em SP
Com o objetivo de envolver todos os visitantes na proposta “arquitetura para todos”, a exposição A cidade em movimento merece destaque. O público poderá criar uma cidade com 200 mil peças de Lego, num espaço de 27m². A maquete estará cercada por imagens ao vivo de São Paulo, de outras cidades do mundo e da própria montagem. “A ideia é promover o exercício da cidadania”, explica Caldana.
O público poderá criar uma cidade com 200 mil peças de Lego, num espaço de 27m²
Grandes nomes da arquitetura do Brasil e exterior estarão presentes. No dia 26 de novembro, acontece A Conferência Magna Urban Age, pesquisa internacional que investiga as cidades do futuro.
Além da OCA, a Bienal estará em pelo menos nove escolas de arquitetura na capital
Estudantes e profissionais menos experientes poderão participar de oficinas, ateliers internacionais, seminários técnicos e debates com arquitetos renomados. Os projetos elaborados nestes encontros também serão expostos na Bienal. “Com isso, a Bienal produzirá conhecimento na medida em que acontece”, explica Caldana. As inscrições começam a partir do dia 3 de novembro, pelo site www.nonabia.com.br.
Exposições
A Exposição Geral traz 140 projetos, 62 físicos e 78 digitais. A curadoria preparou quatro exposições digitais: Memórias, Croquis e Concepção, Construção da ideia, Arquitetura na mídia. Empresas, órgãos públicos e ONGs também terão seu espaço. O Instituto Atlântico, por exemplo, traz uma exposição do projeto de regularização fundiária no Cantagalo, Rio de Janeiro, e o Governo Federal vai expor projetos vinculados à construção de cidadania. Em A cidade se projeta – O Concurso de Brasília, o público poderá conhecer outros projetos propostos em 1956 para a capital federal.
9ª Bienal Internacional de Arquitetura
OCA – Parque do Ibirapuera – SP
De 01/11/2011 a 04/12/2011
3ª a domingo, das 10:00h às 22:00h
Ingressos R$ 10,00 e R$ 5,00
Imagens: divulgação