ESPAÇOLAZER antecipa tendências para quem deseja construir ou reformar
Do romântico e charmoso jardim europeu ao colorido espaço gourmet, o contemporâneo e o antigo dividem o mesmo cenário. Da mesma forma, o moderno e o tecnológico marcam presença em combinações harmoniosas com propostas estéticas pautadas pela sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente, aliás, está presente em todos os ambientes, consolidando uma tendência que veio para ficar.
Desenvolvido com o intuito de mostrar o que há de mais moderno em termos de tendências no mercado nacional e internacional de decoração e ambientação de áreas de lazer, o Espaçolazer apresenta novas leituras da decoração para residências, condomínios e hotéis. Fruto de uma parceria entre a Francal Feiras e a Ação Editora, responsável pela revista Kaza, uma das principais publicações nacionais voltadas ao segmento de decoração, arquitetura e paisagismo, o ESPAÇOLAZER apresenta com exclusividade ambientes-conceito desenvolvidos por 11 profissionais de renome no cenário da arquitetura e do paisagismo. São eles Daniela Zuffo, Márcia Gomez, Felipe Ofenhejm Mascarenhas, Sara Palamoni, Meire Lemes, Tania Regina Pereira Carvalho, Carlos Pereira dos Santos, Mariza Cundari, Luiz Henrique Pereira, Edu Lotfi e Ricardo Cardim.
Ambientes temáticos
Espaço Gourmet
Por Tania Sanches e Carlos Pereira dos Santos
Idealizado com a proposta de criar uma atmosfera de conforto para momentos em família e ao lado dos amigos, esse espaço foi desenvolvido dentro da composição de ambientes e formas que remetem à harmonia, com uso de texturas e cores que aparecem nos acabamentos e no colorido dos estofados.
A idéia foi trabalhar com móveis que servem tanto para área externa quanto interna, daí a aposta em materiais como fibra sintética com estrutura em alumínio. A decoração também traz madeiramento reflorestável e tratado, iluminação artesanal do artista Fernando Guimarães e um balcão com churrasqueira embutida.
SPA Urbano
Por Daniela Zuffo e Márcia Gomez
Concebido com a proposta de oferecer um local de lazer e relaxamento inserido no contexto de uma metrópole, o SPA Urbano tem na sustentabilidade uma de suas apostas: uma estrutura de madeira certificada envolve todo o espaço. Integrado visualmente, o ambiente, ao mesmo tempo, é demarcado por meio de cada função: o living conta com poltronas aconchegantes e um jardim vertical que traz a natureza para o local.
De um lado está a sala de massagem e do outro, a sala onde a banheira é o centro. Para criar uma atmosfera agradável, a cartela de cores do ambiente foi definida a partir dos tons terrosos, pontuada com estampas de animais, remetendo à temática africana.
Jardim das idéias sustentáveis
Por Edu Lotfi e Ricardo Cardim
Como o próprio nome já diz, a sustentabilidade é o ponto alto desse espaço, que foi desenvolvido com o intuito de criar um oásis urbano usando materiais orgânicos e o que há de mais moderno em arquitetura sustentável. O jardim elevado privilegia as novas tendências, como o não uso de vasos e a vegetação aplicada diretamente ao gramado, recriando o “quintal de terra-firme” e proporcionando volumes e desenhos naturais, mesmo na cobertura de um alto edifício.
A parede verde apresenta originalidade com cascas de cajarana e palha de bambu, entre orquídeas, rendas-francesas, costelas-de-adão e dipladênias. No sentido de desenvolver um projeto associado à sustentabilidade, foi usada a tecnologia japonesa para telhados verdes e jardins elevados sobre lajes SkyGarden, que permite uso de gramados (grama-esmeralda) com pisoteio a partir de 7 cm de substrato especial orgânico. Plantas maiores, como papiros, trepadeira-jade, roseiras e bambus também compõem o cenário.
Jardim europeu contemporâneo
Por Felipe Mascarenhas, Sara Palamoni e Meire Lemes
O ambiente traz uma releitura moderna do tradicional, misturando a formalidade típica no paisagismo europeu ao arrojado estilo contemporâneo. Compondo essa união, plantas coníferas e um recanto com mesa partilham o mesmo cenário, assim como cadeiras e ombrelone dividem harmoniosamente o mesmo espaço com um espelho d’água que esbanja modernidade com fonte esférica metálica iluminada com LED, móveis e um deck de madeira autoclavada.
Outro destaque do projeto é um caminho com “caixas de feira” pintadas em vermelho e utilizadas como floreiras para temperos e ervas. No mesmo espaço está um banco que proporciona mais conforto para quem desfruta do jardim. O toque sustentável do projeto fica por conta da utilização de madeiras de reflorestamento, reuso de materiais e da iluminação com baixo custo de energia, sem deixar de lado a beleza e conforto oferecidos pelo paisagismo.
Family Lazer
Por Mariza Cundari e Luiz Henrique Pereira
O Family Lazer foi idealizado com o objetivo de aliar a idéia do aconchego à atmosfera de modernidade. O resultado dessa combinação é o resgate do momento familiar e do antigo num contexto contemporâneo.
Para ambientar esse cenário, os profissionais foram buscar inspiração no aconchego da madeira, que divide espaço com a linha contemporânea da fibra ótica. A sustentabilidade, por sua vez, marca presença na vegetação do jardim vertical.
Expolazer 2011
Promovida pela Francal Feiras em parceria com a ANAPP – Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins, a EXPOLAZER 2011 reuniu cerca de 100 expositores numa área de 10 mil m², no Expo Center Norte, em São Paulo, onde é realizada a cada dois anos. Visitada por milhares de profissionais do ramo de construção, decoração, paisagismo e afins, a feira recebeu pessoas de todos os Estados brasileiros e de diferentes países que viram no evento uma oportunidade para se atualizar em relação às novas tendências em cores, materiais e tecnologia para seus projetos. A maioria é formada por compradores em busca de realizar negócios com as empresas expositoras e renovar seus showroom para o verão, época em que cresce a demanda pelos produtos e serviços ligados ao lazer outdoor, além de engenheiros e responsáveis pelas áreas de lazer de condomínios, hotéis, resorts, clínicas, clubes, shopping centers e academias.
Mais informações: