
SP-Arte Rotas ocupará a ARCA com cerca de 60 projetos curados
- A redação
SP-Arte Rotas é uma feira de arte que se move com o tempo.
Nascida com o olhar voltado para a produção brasileira, ela se reinventa para refletir a pulsação do mundo contemporâneo. Mais do que um território geográfico, Rotas é uma plataforma de conexões, deslocamentos e descobertas. Um ponto de convergência entre artistas, galerias e públicos que traçam os rumos da arte agora.
De 27 a 31 de agosto, a SP-Arte Rotas ocupará a ARCA com cerca de 60 projetos curados, reunindo galerias, instituições culturais e iniciativas que expandem o debate sobre arte contemporânea.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento conta com Rodrigo Moura como diretor artístico. Curador, editor e crítico de arte brasileiro, Moura atua no MALBA (Buenos Aires) e continuará colaborando com as galerias no desenvolvimento de seus projetos para a feira. Ele também assina novamente a curadoria do setor Mirante, dedicado a obras de grande formato que propõem diálogos com a história e o contexto sociocultural do país.
A programação da feira inclui conversas com artistas e curadores. No período que antecede o evento e durante sua realização, acontece também o Circuito SP-Arte, com aberturas de exposições e eventos por toda a cidade de São Paulo.
Conversas e encontros
A programação de conversas vai de quinta, dia 28 de agosto, a sábado, dia 30, e contempla papos descontraídos entre artistas e curadores. Dia 28 de agosto, quinta-feira
- 15h: Rebeca Carapiá conversa com Deri Andrade
- 16h: Para além da visão | Vivian Caccuri e Karola Braga; mediação de Felipe Molitor
- 17h: O reencontro com Otto Stupakoff | Bob Wolfenson e Rubens Fernandes
- 18h: Como nasce um museu: a chegada do Museu Vassouras | Catarina Duncan e Laura Rago
Dia 29 de agosto, sexta-feira
- 15h: Latin American Art in a Global Context | Vivian Crockett, Eugenio Viola, Larry Ossei-Mensah e Margot Norton (em inglês)
- 16h: Arte brasileira e internacionalização: a perspectiva do artista | Tiago Mestre e Edu Silva; mediação de Brunno Silva
- 17h: Manauara Clandestina conversa com Deri Andrade
Dia 30 de agosto, sábado
- 14h30: Do alto do Mirante | Rodrigo Moura conversa com Paloma Bosquê, Patricia Leite e Ana Prata
- 16h: Arte popular: como colecionar | Edmar Pinto Costa e Alexandre Martins Fontes; mediação de Amanda Tavares
- 17h: Transe: found in translation | Lucas Albuquerque, Caio Carpinelli, Emilia Estrada, Fernão Cruz, Marina Woisky e Marlan Cotrim
Serviço
SP-Arte Rotas 2025
Datas: 27 a 31 agosto de 2025 Local: ARCA - Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina. São Paulo - SP
Horários: 27 de agosto: convidados; 28 de agosto: 13h às 20h; 29 e 30 de agosto: 12h às 20h; 31 de agosto: 12h às 19h
Ingressos estão à venda no site e no app SP–Arte.