"Prédios podem ser reformados de modo sustentável" é um dos temas do ciclo de debates em São Paulo


 Palestra vai mostrar como criar espaços verdes e áreas recreativas nas coberturas de edifícios; iniciativa, promovida pela Basf e Câmara Municipal de São Paulo, integra ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”

 

casa_E_basf_3Os desafios e métodos para reformular a estrutura de prédios já existentes, de modo que eles tenham, em seus últimos pavimentos, espaços verdes e áreas recreativas. Esse é o ponto de discussão da palestra “Engenharia: desafios nas obras de edifícios construídos”, que ocorre nessa segunda-feira (11/11), das 19h30 às 22h, na CasaE.

 

A iniciativa, promovida pela Basf, líder mundial no setor químico, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, integra o ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”. O objetivo é discutir, junto aos profissionais da área, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.

 

VAGAS LIMITADAS – A palestra, que é aberta ao público, terá a presença de Paulo Machado Lisboa Filho, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), e de Adriana Levisky, que também representa a Asbea. Quem quiser conferir o evento precisa fazer inscrição antecipada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., uma vez que as vagas são limitadas.

 

O ciclo de debates “Edifícios sustentáveis” consiste em uma série de dez palestras temáticas, que vão contar com cobertura dos canais de comunicação da Câmara Municipal (www.camara.sp.gov.br). Ao final, a intenção é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações.

 

“Queremos, dessa forma, interferir de uma maneira bem propositiva nessas propostas importantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e que irão passar, em breve, por análise dos vereadores”, afirma a advogada Tatiana Erhardt, curadora responsável pelo evento. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.

 

O ciclo de debates está sendo realizado na CasaE, primeira construção totalmente sustentável do país. O espaço foi desenvolvido e montado pela Basf com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. A CasaE fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, Campo Belo.

 casa_E_basf_1

casa_E_basf_3_noturna

A iniciativa, promovida pela Basf e a Câmara Municipal de São Paulo, tem curadoria de Tatiana Erhardt (MNR Advogados) e Carol Piccin (Matéria Brasil) e apoio de Eduardo Mera (Mera Arquitetura Paisagística), Danielle Mattar e Susanna do Val Moore. Confira, a seguir, o calendário das próximas palestras:

 

DATA

TEMA

PALESTRANTES

11/11 (segunda-feira)

Engenharia: desafios nas obras de edifícios construídos

Paulo Machado Lisboa Filho (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Asbea/Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB); Adriana Levisky (Asbea)

13/11 (quarta-feira)

Eficiência energética

Alexandre Bretzner (Windeo); representantes do Programa Procel/Edifica/Eletrobrás

19/11 (terça-feira)

Destinação de resíduos e logística reversa

Vera Fernandes Hachich (Tesis); Simão Pedro Chiovetti (secretário de Serviços e Obras); Sergio Ângulo (Instituto Militar de Engenharia - IME/Departamento de Engenharia e Construção Civil da Escola Politécnica - PCC)

21/11 (quinta-feira)

Arquitetura paisagística nos edifícios

Gica Mesiara (Quadro Vivo); João Manuel Linck Feijó (Associação Tecnologia Verde)

26/11 (terça-feira)

Mesa redonda sobre Incentivos Fiscais

Roberto Quiroga Mosquera (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados); Marcos de Barros Cruz (secretário de Finanças); Luiz Fernando Massonetto (secretário de Negócios Jurídicos)

30/11 (sábado)

Visita na CasaE e jogo da sustentabilidade

Fernando Feitoza (Fundação Espaço Eco)