A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim Sensorial da Ceasa Campinas recebe milhares de visitantes


Passaram pelo espaço estudantes de escolas de Campinas, atendidos de entidades assistenciais como idosos, crianças e pessoas com deficiência, além dos frequentadores habituais do local.

1_jardim_sensorial_equipe

Alice Izumi, João Jadão, Fabiana Santiago e Raul Canôvas, equipe de projeto

      1_jardim_sensorial_1a 1_jardim_sensorial_1b

1_jardim_sensorial_publico_a

1_jardim_sensorial_publico_b

Andriele Aparecida Rodrigues das Silva, de 9 anos, adorou o Jardim. “Toquei nas flores e achei a árvore muito fofa”, disse se referindo a uma estrutura feita com a casca de uma árvore chamada melaleuca que tem uma textura semelhante a um veludo. Ela veio com um grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sílvia Simões Magro.

1_jardim_sensorial_1

1_jardim_sensorial_3

O estudante Ivanilton de Souza Andrade, de 20 anos, tem deficiência visual desde que nasceu e veio conhecer o Jardim Sensorial com um grupo do Centro Cultural Louis Braille. “Gostei de tudo, pois me identifico muito com flores e plantas. Sou do Mato Grosso e sempre tive muito contato com a natureza”, relatou.

1_jardim_sensorial_2

1_jardim_sensorial_decor_1

O Jardim Sensorial fez parte das comemorações dos 38 anos da Ceasa Campinas e ficou exposto de 9 a 13 de abril. O espaço os visitantes tinham a oportunidade de entrar em contato com a natureza e experimentar os seus sentidos de uma forma diferente: com sons, cheiros, texturas, imagens e sabores e tocando as plantas e objetos no trajeto.

1_jardim_sensorial_decor

Preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzidal, o projeto do Jardim é da Associação Nacional de Paisagismo, da equipe do paisagista, Raul Cânovas, com a colaboração dos paisagistas Alice Izumi, Fabiana Santiago e João Jadão.A programação de aniversário da Ceasa Campinas contou também com outras exposições, cursos e prestação de serviços aos visitantes.

1_jardim_sensorial_equipe_aber

 

Abertura

O evento que abriu o Jardim Sensorial e marcou o início das comemorações dos 38 anos da Ceasa Campinas aconteceu no dia 9 de abril e reuniu mais de 500 pessoas. Participaram autoridades políticas e militares, empresários, além de trabalhadores e comerciantes.

1_jardim_sensorial_abertura

O aniversário começou com uma apresentação do coral de meninas do Grupo Primavera e depois foi realizado um ato político com a presença da Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, representando o governador do estado, Geraldo Alckmin.

 

Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a cerimônia de aniversário “foi carregada de simbolismo, com músicas que falam da vontade de lutar e de vencer. E a Ceasa representa isso, gente que vive com muito esforço e por isso, uma comunidade que dá orgulho para Campinas. E, além de gerar trabalho e renda, ainda promove ações sociais”, avaliou.

1_Jardim_sensorial_abertura_1

O presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli, apresentou um representante de cada setor da Ceasa – um carregador, um permissionário e um cliente – e mostrou em números a importância econômica e social da empresa. “A Ceasa é fruto da cidade de Campinas e responsável pela segurança alimentar da cidade. Devolvemos à população campineira os resultados em forma de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social”, explicou.

A secretária de estado, Linamara, parabenizou a empresa e a cidade de Campinas pelos 38 e pela iniciativa e pionerismo em políticas de inclusão social. “Um exemplo disso é a inauguração, hoje, do Jardim Sensorial, que dá a oportunidade de vivenciar os sentidos e desfrutar o que a natureza tem de bom”, salientou ela.

1_jardim_sensorial_decor_4

1_jardim_sensorial_principal

 

Fotos: Divulgação, Fernanda Sunega


Publicidade