A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Gilberto Elkis apresenta um de seus maravilhosos projetos


Para usufruir a totalidade desse projeto, Gilberto apostou no jardim com inspiração européia para emoldurar a arquitetura. O lugar foi transformado com ideias verdes e sugere um convite para passeios no campo, com destaque para os vários pátios, com vasos de terracota e buxinhos podados, que remetem aos tradicionais modelos italianos.

1_IDA_MARQUES_-_Gilberto_Elkis_8

Os caminhos receberam desníveis que conduzem aos mais variados estilos. A simetria dos jardins franceses aparece nos caminhos e na área da piscina, transformada em espaço central e eixo de ligação da casa até a sala de ginástica e ao bosque de jabuticabeiras. Espécies com podas em bolas aparecem estrategicamente colocadas nos espaços livres que transformam o espaço em um cenário incrível.

1_IDA_MARQUES_-_Gilberto_Elkis_6

O paisagista procurou valorizar a arquitetura por meio de um jardim europeu bem estruturado.

Estar em meio ao verde traduz qualidade de vida, além do equilíbrio emocional dos cinco sentidos do homem, exaltados pela beleza, aroma, superfícies, sons relaxantes e frutos deliciosos encontrados na mãe natureza.

Procurado por uma família para revitalizar os espaços externos de uma antiga casa de fazenda, Elkis estudou as condições do local, assim como as preferências do cliente, para definir o planejamento adequado – levando em consideração detalhes minuciosos, como a manutenção da obra.

1_IDA_MARQUES_-_Gilberto_Elkis_2
As plantas são sensitivas e o segredo de planejar um belo jardim é atingir os cinco sentidos, ou seja, ter um visual bonito, cheiro gostoso, barulho agradável, folhas para pegar e ainda uma espécie que gere frutos saborosos.

1_IDA_MARQUES_-_Gilberto_Elkis_4

Na fazenda, as árvores de grande porte foram mantidas e o trabalho foi focado na implantação do paisagismo nos caminhos de acesso as áreas de estar e lazer. O espaço que possui três construções – a casa principal, a extensão dos hóspedes e a área de lazer – recebeu interligações exatas por meio de trajetos bem delineados, com plantas e flores, o que conferiu uma plasticidade técnica e bela a toda área externa. A área de lazer, projetada para o convívio familiar e um dos principais atrativos da fazenda, ganhou pequenos vasos de plantas próximos a piscina, ressaltando a magnitude das grandes árvores nos arredores.

1_IDA_MARQUES_-_Gilberto_Elkis_3

O resultado foram cenas que destacaram de forma harmoniosa todas as qualidades oferecidas pela mãe natureza, auxiliando no equilíbrio do ecossistema e proporcionando aos moradores uma maior qualidade de vida.

O paisagista busca a liberdade natural do jardim, em que as plantas adquirem volumes e formas diversas espontaneamente. 

1_IDA_MARQUES_-_Gilberto_Elkis_5

Nesse espaço da fazenda, os pátios com vasos terracota, buxinhos podados e muitos gerânios remetem aos tradicionais pátios italianos. Os caminhos em concreto receberam desníveis para conduzirem a diferentes jardins de variados estilos.

“Todo projeto tem um pensamento, um conceito paisagístico por trás. O paisagismo hoje é uma necessidade do homem contemporâneo. A natureza é sem dúvida, um antídoto para o estresse da cidade grande”.

Por: Mariana Amaral - Assessoria de Comunicação.