A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Carapicuíba ganha novo parque público


O governo do Estado de São Paulo investiu na área R$ 17,3 milhões, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Com 135 mil m² de área, a estimativa é de que oito mil pessoas frequentem o parque todos os fins de semana e mais de 52 mil usuários por mês utilizem o local. O parque é regional e beneficiará outros municípios, como Barueri, Jandira, Itapevi e Osasco.

1_parque_gabriel_chucre_4_520x347

Inserido na Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, o parque vai oferecer, além de contato com a natureza, atividades culturais, de lazer e de esporte. O horário de funcionamento é das 6h às 20h, todos os dias.

A localização do parque é bastante privilegiada: está a cerca de 500 metros da Estação Carapicuíba, da CPTM; muito próximo da rodovia Castelo Branco (para quem vem da Capital, no sentido Carapicuíba, entrar na saída 22, logo após o primeiro pedágio); e próximo do Rodoanel.

1_parque_gabriel_chucre_3_520x347

Os alunos da ETEC (Escola Técnica) e da FATEC Carapicuíba (Faculdade de Tecnologia), construída pelo Governo do Estado a 50 metros do parque, e os da FNC (Faculdade Nossa Cidade), também ao lado, poderão usufruir do Gabriel Chucre para estudar ou descansar.

 

Atrações

O parque está equipado para oferecer o melhor aos usuários, de todas as faixas etárias. Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia, três estações de ginástica.

Além de equipamentos de lazer, com nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência. O local possui estacionamento para 210 carros e lanchonete.

1_parque_gabriel_chucre_5_520x255

“Por ter sido implantado exatamente em uma alça de meandro do Tietê, o rio é um elemento de forte apelo lúdico na concepção do parque, e homenageado com três projetos especiais”, conta a arquiteta Ciça Gorski, idealizadora do projeto.

1_parque_gabriel_chucre_8_520x323

Os usuários poderão usufruir da Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio, em Salesópolis; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus-tratos por ele sofridos.

1_parque_gabriel_chucre_2_520x347

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e as quadras.

 

Recuperação ambiental

A construção do parque faz parte de um arrojado processo de recuperação ambiental, iniciado em 2002, pelo governador, como contrapartida às obras de ampliação da calha do rio Tietê: o bota-fora do material então retirado poderia ser remanejado para a antiga cava de mineração denominada Lagoa de Carapicuíba e o DAEE, responsável pelos serviços, desenvolveria um projeto de saneamento ambiental para aquele espaço. Posteriormente, a área recebeu material também das obras da linha Amarela do Metrô.

1_parque_gabriel_chucre_9_520x347

Gabriel Chucre

O parque foi batizado em homenagem ao ex-prefeito Fuad Gabriel Chucre. Em sua gestão, três parques municipais foram construídos, tornando-o conhecido como o prefeito dos parques. O político foi um dos grandes responsáveis pela obtenção dos recursos para a construção do novo parque da Região Metropolitana de São Paulo.

1_parque_gabriel_chucre_7_502x390

SERVIÇO

Inauguração do Parque Estadual Gabriel Chucre

Data: 11/11/2012

Horário: 10h30

Local: Rua da Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia – Carapicuíba/SP (conhecido como Parque da Lagoa, ao lado da FATEC de Carapicuíba)

*O valor é referente ao investimento total realizado pelo Governo do Estado de São Paulo até o final de 2011.


Publicidade