A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Projeto “Horta na Escola” muda hábitos alimentares dos alunos


A iniciativa surgiu após o resultado do Programa de Avaliação de Exames Biométricos (PAEB), da Secretaria Municipal de Educação, que aponta o peso dos alunos, estando eles acima ou abaixo do peso.

O levantamento apontou que muitos alunos não tinham uma alimentação saudável, por vários fatores, de ordem familiar ou social. Apesar do cardápio da merenda escolar ser elaborado por uma nutricionista, muitos alunos estavam deixando de comer alguns alimentos, como verduras e hortaliças.

1.1_-_Projeto_Horta_1_520x390_2

É importante lembrar, que o Colégio Municipal Juscelino Kubistchek funciona em período integral, ou seja, os alunos permanecem mais de nove horas dentro da unidade, onde recebem quatro refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Implantado em 2008, o projeto tem como objetivo a conscientização dos docentes, funcionários e alunos da escola, sobre a importância de cultivar a terra, acompanhar o crescimento das hortaliças, desde o plantio até sua colheita, bem como informar os alunos sobre hábitos alimentares, valor nutricional dos alimentos e sua importância para uma vida saudável.

1.1_-_Projeto_Horta_1_520x390_3

Além disso, por meio da experiência de campo, os estudantes aprendem formas alternativas de irrigação, visando à economia de água, compostagem, agricultura orgânica, em um processo de sustentabilidade. O “Projeto Horta na Escola” acontece, durante todo o ano letivo, e contempla todos os alunos, cerca de 320, de quatro a 15 anos. Ele é supervisionado pela diretora da unidade escolar e pelos professores de ciências e geografia.

1.1_-_Projeto_Horta_1_520x390_1

Segundo a diretora do colégio Elisabeth Arruda Cavalcanti de Carvalho, com a implantação do projeto, foi constatada total aceitação dos alunos, que passaram a incorporar as hortaliças durante o cardápio escolar. “Esse projeto fez com que os estudantes se conscientizassem sobre a importância de ingerir verduras e hortaliças, como forma de manter uma alimentação saudável. Por acompanharem todo o processo de plantio e irrigação, houve uma reeducação alimentar, nutricional e ambiental por parte dos alunos e, também, pelos funcionários do colégio. É um projeto que recomendo a todas as outras escolas”, explica.