A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Entrevista com Benedito Abbud


Mas aí veio o x da questão. Quando? Onde? Como? Para um profissional que atualmente é referência no mercado, com mais de 40 anos de carreira e cerca de 5 mil projetos executados - entre obras residenciais, comerciais e públicas - não é difícil imaginar o quanto seria complicado conseguir uma brecha em sua agenda, já que ele vive em viagens nacionais e internacionais. A sorte, porém, estava do nosso lado, pois Benedito estaria em nossa região para ministrar sua palestra e apresentar alguns de seus projetos. Não pensamos duas vezes em fazer essa entrevista exclusiva! O projeto do portal Paisagismo em Foco estava prestes a começar com chave de ouro.

Benedito Abbud

Benedito Benedito esteve presente no início de maio, mais precisamente no dia 3, na 1ª reunião do Clube da Cidadania, realizado no Auditório do Centro Comercial Alphaville em parceria com o Rotary Club Tamboré. A ocasião foi marcada pela palestra de Abudd com o tema "Comunidades Sustentáveis: os desafios para o paisagismo contemporâneo". O evento teve como objetivo promover o fortalecimento das ações comunitárias locais em questões voltadas à sustentabilidade, por meio de projetos e obras paisagísticas para os espaços públicos e comunitários. Os trabalhos de Abbud também estão presentes em inúmeros projetos residenciais e comerciais de Alphaville e região. Basta caminhar pelas calçadas do Centro Comercial Alphaville, por exemplo, para se ter uma ideia do seu trabalho, já que ele teve participação ativa no Plano Diretor que idealizou o projeto paisagístico do condomínio há alguns anos, onde ele se inspirou na proposta de que era preciso transformar praças em ruas e ruas em praças. Benedito afirma gostar de cada um dos seus projetos, mas em especial à Praça Civita, por ser um espaço aberto da sustentabilidade.

E não é preciso conversar muito com Benedito para compreender o quanto o paisagismo pode tornar a vida das pessoas melhor. "A maior função do paisagismo é a valorização do ambiente como um todo, com o intuito de promover a qualidade de vida através do resgate cultural e da união entre o homem e a natureza, porque afina de contas, a beleza também faz parte da felicidade das pessoas", ressaltou o paisagista, que complementa: "sem dúvida as crianças têm papel fundamental na vida da família e hoje são os meus ´maiores clientes´. Atualmente os filhos são muito programados e é nessa hora que os pais querem um lugar melhor para se viver com segurança, já que esse lugar será fechado, que seja então um local maravilhoso". É por isso que ele defende a ideia de elaborar espaços exclusivos para os pequenos moradores. Benedito tem como objetivo planejar e desenvolver playgrounds para crianças de todas as idades, não importando o tamanho do local. Segundo ele, as áreas de lazer dos condomínios, por menores que sejam são de extrema importância e fazem toda a diferença, inclusive na hora de fechar uma venda.

Sentidos

O paisagista afirma que sempre busca aguçar os 5 sentidos das pessoas na hora de elaborar cada um dos seus projetos. "Gosto de mesclar o aroma das plantas com espécies frutíferas, chás e temperos, o que remete ao olfato e ao paladar. A visão é exaltada pelas cores e pelos tamanhos dos espaços. Promovo diferentes sensações, fechado, aberto, claro e escuro, para surpreender. A textura das plantas evoca o tato, enquanto o barulho da mata, do vento e da água atiça a audição. Por isso, costumo usar muito espelho d’água, fontes e cascatas", explica Abbud. Um jardim para ser completo de acordo com ele também deve contar com os quatro elementos da natureza: água; terra, fogo e ar, dando asas a imaginação.

Benedito Abbud

Mercado Não é novidade afirmar que o mercado da construção esteja a todo vapor no Brasil, por isso, o paisagismo tem acompanhado essa boa maré. "O mercado imobiliário tem se mostrado cada vez mais preocupado com a valorização paisagística do seu local. No meu trabalho eu penso de uma maneira geral, desde o cão até o vovô, garantindo uma qualidade de vida maior a todos os membros de uma família", destaca Abbud. Segundo ele, a maior exigência de seus clientes é a criação de espaços de lazer para que dessa forma, ao chegar em casa, por exemplo, o estresse seja esquecido. "É difícl impor um conceito, mas temos que fazer o cliente se envolver no projeto. O paisagista está a todo momento vendendo e defendendo suas ideias", ressalta Benedito.

Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Chegou a vez do Brasil. O país, nos próximos anos será sede oficial dos 2 maiores eventos esportivos do Planeta: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Até lá, a infraestrutura não somente dos aeroportos deve ser modificada. Pensando nisso, a prefeitura do Rio de Janeiro convidou arquiteto e paisagista Benedito Abbud para uma consultoria nas instalações das Olimpíadas de 2016. "O RJ tem a maior floresta urbana do mundo e está na hora de retomarmos essa história. O ser humano precisa estar cada vez mais junto à natureza como compensação do dia-a-dia conturbado. A natureza ainda é um refúgio, uma necessidade", enfatiza o paisagista que complementa: "está mais do que na hora de dar a devida importância com relação a esses aspectos e entendermos que esse é o momento. Os projetos devem ser realizados agora. Se o governo deixar para realizar os investimentos na última hora, terá que pagar um preço muito mais elevado. As plantas precisam de um tempo próprio, o que as muitos infelizmente ignoram". Outra questão essencial de acordo com Abbud para esses 2 eventos é o aumento no númerode turistas. "Como iremos receber centenas de pessoas do mundo todo, temos que ter infraestrutura para orientá-los de forma eficiente, por isso acho extremamente importante a ampliação de pontos de ônibus bílingues, por exemplo", finaliza.

Projetos sustentáveis

"No começo do novo milênio encontramos nosso planeta em uma encruzilhada. De um lado, uma sociedade consumista. Do outro lado, os esforços para reduzir os impactos negativos que ela produz"

Thassanee Wanick, fundadora do Green Building Council

Abbud afirma que os projetos da construção civil podem ser realizados com cargas de sustentabilidade em vários nichos, dependendo muitas vezes da região e da forma como cada um interpreta o termo. Para ele, a melhor maneira de se viabilizar um projeto sustentável é a chancela com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) adaptado a realidade brasileira, que pode ser solicitado ao Green Building Council Brasil. "O verde tem sido cada vez mais valorizado pelos grandes centros urbanos, portanto, investir na área externa e criar soluções inovadoras é sem dúvida essencial para toda sociedade", finaliza.

Desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos. Perfil Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É pós-graduado e mestre pela FAU-USP.

Abbud foi presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) de 1987-1988 e 1999-2000. Obra - Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística Editora: Senac Autor: Benedito Abbud Ano: 2006 Número de páginas: 208 O autor aponta diversos recursos que a arquitetura de paisagens nos oferece para projetar espaços vivos e mutáveis, os quais nos convidam a com eles interagir de maneira sensível, e não apenas pragmática.

www.beneditoabbud.com.br