A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Ivani Kubo apresenta seu projeto para casa de praia no Jardim Acapulco - Guarujá - SP


''O cliente resolveu me contratar para intervir paisagisticamente num local já privilegiado pela grande quantidade de espécies vegetais existentes, todavia, onde a natureza não oferecia sozinha, suficientes atrativos para proporcionar o bem estar aos frequentadores da casa de praia da familia.

Ivani5

Chamou-me pois sabe da necessidade de contratar um  paisagista para não cair no improviso de um jardim. Afinal, um projeto bem definido e previamente estudado acaba com a dor-de-cabeça futura de ter que desmanchar e fazer tudo de novo.

Ivani_1
Reinventar a paisagem é sempre um desafio, tendo em vista que temos que misturar a criatividade e sensibilidade com cuidados técnicos racionais de acordo com a estrutura do terreno e tudo o que envolve o local a ser trabalhado.

Ivani7
Além das escolhas adequadas de espécies vegetais - afinal a região litorânea caracteriza-se pela maresia e calor intenso- faz-se necessário pensar na topografia, nas posições estratégicas de cada elemento paisagístico.

Ivani_2

Os caminhos e desenhos de pisos, a drenagem de solo, a iluminação e muitas outras situações.

Ivani4

Pensei num jardim agradável, onde a moradora pudesse colocar orquídeas nas árvores, cuidar das flores do jardim, além de observar a incidência de florações que se alternam à cada estação, ou seja, em cada estação a variedade de espécies escolhidas proporcionam cores e fragâncias que inundam os ambientes.

Ivani6
Sendo assim, a escolha dos elementos paisagisticos partiram do principio da simplicidade. Por ex, um banco - desde que se sente confortavelmente- não precisava ser de alto custo em design que viessem a encarecer o projeto.

Ivani8

O mesmo aconteceu com as espécies escolhidas: Floríferas simples como o cosmos se misturam entre coqueiros - que aliás produzem cocos de forma escandalosa pelos jardins - e várias outras plantas que enriqueceram o local sem tornar o projeto inviável pelo custo, quebrando assim o tabú de que paisagismo é somente para classes privilegiadas'', finaliza Ivani Kubo.

Ivani3

 

CONTATO:

www.ivanikubo.blogspot.com.br


Publicidade