A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Empreendedoras de sucesso: conheça a história de Sara Palamoni e Meire Lemes


Fale sobre o início da parceria de vocês e porque decidiram apostar no próprio negócio?

  Nossa parceria começou durante um curso livre de decoração, onde nos conhecemos e começamos  a fazer nossos primeiros projetos. Logo no inicio conseguimos trabalhar muito bem juntas, pois tínhamos um gosto parecido e sabíamos muito bem colocar o estilo de cada uma nos projetos harmonicamente e que os clientes gostavam desta junção. Com o tempo isso se aprimorou e hoje temos o estilo próprio de criação da SM interiores e paisagismo, criamos todos os projetos juntas e principalmente respeitamos a opinião e a decisão uma da outra do dia a dia do escritório. Apostar em um negocio próprio é sempre um desafio, primeiro de tudo procuramos conhecer bem o mercado e decidimos apostar nisso e propor ao mercado uma nova forma de criação e apresentação de projetos personalizados criados pela SM.

Quais são os serviços prestados pelo escritório SM Interiores e Paisagismo?

  Projetos e consultoria em design de interiores e paisagismo.

paisagismo_itaimbibi De que forma vocês avaliam o mercado de paisagismo aqui no Brasil?

  Avaliamos o mercado de paisagismo como promissor, pois o Brasil esta se desenvolvendo e com certeza a questão Homem – Natureza vai se aprimorar e as pessoas estão mudando sua opinião sobre isso e vendo a necessidade desta aproximação, principalmente em grandes cidades cada vez mais poluídas. Há alguns anos o paisagismo era a ultima etapa de um projeto de uma residência – hoje ele faz parte do projeto do inicio ao fim, até por questões de legislação que determina uma área permeável nos lotes.

 O que não pode faltar em um bom projeto de paisagismo? Por quê?

  Não pode faltar um planejamento analisando o perfil do cliente e o que ele deseja para o espaço a ser criado. Não há uma planta e nem um material em especial que não pode faltar, isso vai depender do gosto e das necessidades de cada cliente. A nossa parte neste trabalho é a escolha das espécies e materiais certos para o local, analisando sempre os fatores clima, solo e direção de sol.

É possível desenvolver um bom projeto, aliando os interesses do cliente e as tendências do momento?

  Sim, o primeiro passo é extrair o perfil do cliente, em seguida fazermos uma pesquisa de tendências mundiais para o paisagismo, isto vai determinar o desenho do projeto, as plantas e os materiais que serão utilizados. È impossível criar sem referencias e elas vem de tendências, de trabalhos executados por mestres da área...isto vai se juntar com o nosso estilo próprio e vai valorizar a criação dos projetos.

Por falar em tendências, quais vocês podem apontar como o 'destaque' do momento?

euipoteldesign_2011

               Para Sara e Meire, a luminotécnica no paisagismo vem se desenvolvendo               cada dia mais e sem dúvida uma das principais tendências de mercado

  São várias, mas em destaque a luminotécnica no paisagismo vem se desenvolvendo cada vez mais... são luminárias de LED, fibra ótica, entre outras tecnologias que vem valorizando o jardim durante a noite. Além disso, o projeto de paisagismo hoje é criado para que as pessoas possam desfrutar do espaço e para isso são criados mobiliários cada vez mais confortáveis e resistentes para a área externa, o jardim passou de um espaço de contemplação para um espaço de desfrutar com os amigos e a família, sendo considerado uma das principais áreas de lazer.

De que forma o paisagismo pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas?

  O paisagismo aproxima as pessoas da natureza e proporciona um ambiente de relaxamento e descontração, diminuindo o stress do dia-a-dia nas grandes cidades.

Aponte os principais motivos para investir em um projeto de paisagismo?

  Existem muitos motivos, entre eles a modificação da paisagem urbana que passa a ser mais verde se todos tiverem em seus lotes uma área destinada ao paisagismo, à aproximação da natureza, a valorização da arquitetura e a permeabilidade do solo que com certeza resultará na modificação do clima local.

De que maneira o de paisagismo pode valorizar um empreendimento / imóvel?

  Valoriza a arquitetura, muda a paisagem do local – um empreendimento sem área verde é um local “frio”, sem vida – o paisagismo torna a paisagem agradável.

Quais espécies vegetais não podem faltar em um bom projeto de paisagismo?

Espao_lazer_Meire_e_Sara_reportagem_paisagismo_em_foco

                      Jardins que exigem pouca manutenção é pré-requisito                       de grande parte dos projetos de paisagismo

  Gostamos muito de trabalhar com espécies nativas, pois estão adaptadas ao nosso clima e dão menos manutenção nos jardins, algumas que sempre colocamos nos projetos: bromélias, heliconias, frutíferas como jabuticaba, acerola, romã, laranja e palmeiras como o jerivá.

Em seus projetos, vocês costumam apostar e colocar em prática os conceitos sustentáveis? Cite alguns?

  Com certeza! Não há como projetar atualmente sem pensar nisso principalmente no paisagismo. Utilizamos sempre madeira de reflorestamento, plantas nativas, reutilizamos materiais e criamos mobiliários para o paisagismo. Escolhemos lâmpadas que consomem menos energia, planejamos sistemas de irrigação com água de reuso, entre outras práticas.

 Qual a opinião de vocês com relação aos cursos oferecidos atualmente no Brasil para quem deseja se formar em paisagismo?

  Os cursos, atualmente, são ótimos, pois eles oferecem além da teoria, um pouco da pratica da profissão. Mas é através do dia-a-dia, que realmente aprendemos o que falta quando concluímos o curso.

Está em tramitação na Câmara, o projeto de lei 2043 que pode regulamentar a profissão de paisagista no Brasil. Qual a opinião de vocês com relação a esta questão?

  Somos totalmente a favor da regularização da profissão, achamos que para ser paisagista tem que estudar e adquirir conhecimentos na área e que a profissão precisa ser mais valorizada e regulamentada, pois nós ajudamos a criar e modificar a paisagem urbana.

Fale sobre a participação de vocês nas principais mostras e feiras de paisagismo e o que esses eventos representam? 

fiaflora_2011_2_Sara_e_Meire

                   Os projetos de Sara e Meire já estiveram presentes nas principais                     mostras e feiras do setor e este ano, as profissionam estarão em Casa Cor SP

  Participamos de diversos eventos entre eles: Mostras da Fiaflora, Equipotel Design, Espaço Veja Riviera, Espaço Lazer Expolazer e neste ano estaremos também na Casa Cor SP.As mostras de arquitetura, paisagismo e design representam a oportunidade de mostrar nosso trabalho e apresentar soluções para a área, lançando tendências e a importância da profissão. Além disso, valoriza nosso trabalho que pode ser mais divulgado na mídia. O retorno financeiro com certeza é muito válido.

 

Imagens: arquivo pessoal