Jardim Botânico Plantarum: santuário de plantas é aberto ao público
O circuito de visitação também é repleto de tecnologias de impacto ambiental positivo, tais como: captação e uso de água de chuva para regar as plantas, aproveitamento de resíduos de construção para cultivo de plantas rupícolas, compostagem e cobertura de canteiros com matéria orgânica vegetal triturada, edificações sustentáveis com arejamento e iluminação natural e uso de materiais de demolição e madeira certificada.
Só de arvores nativas do Brasil, mais de 800 espécies estão presentes no Plantarium
O projeto foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi. O pesquisador percorreu por mais de 30 anos, a maior parte dos ecossistemas da América do Sul, em expedições científicas destinadas ao conhecimento e à conservação das plantas ameaçadas de extinção. Como resultado de seu trabalho, Lorenzi publicou no Brasil dezenas de livros em estilo popular sobre identificação de plantas.
“Realizo expedições de prospecção botânica no Brasil desde 1970. Após todos esses anos vivenciando a destruição dos biomas, me senti motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de minha pesquisa. Espero que o conhecimento e o trabalho desenvolvido por nossa equipe colaborem para reduzir a degradação ambiental e a perda irreparável das espécies vegetais” Harri Lorenzi
Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados foi fundado o Jardim Botânico Plantarum, que é uma associação sem fins lucrativos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Hoje, com mais de 60 associados, a instiuição é responsável pela conservação de dezenas de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio de material propagativo com outros jardin botanicos, publicações científicas e apoio técnico em projetos conservacionistas.
O Jardim Botânico Plantarum é dedicado à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira
A partir de sua abertura ao público, a instiuição inaugura também o Programa de Educação Ambiental, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da conservação das plantas e o uso parcimonioso dos recursos ambientais. Nesse sentido foi elaborada uma exposição de plantas raras floríferas e insetívoras, aberta aos visitantes no Centro Cultural.
Sem dúvida o Jardim Botânico Plantarum é uma ótima opção para visita
“Nosso projeto político pedagógico contempla a realização de várias oficinas e eventos durante o ano. Já iniciamos o agendamento para visitas escolares e trilhas interpretativas guiadas, destinadas aos grupos de interesse específico sobre os projetos desenvolvidos”, explca José André Verneck Monteiro, integrante do Grupo de Educação Ambiental JBP.
Serviço:
Jardim Botanico Plantarum
End: Avenida Brasil, 2000 – Nova Odessa
Visitação: quinta-feira a domingo e feriados, de 9 às 17 horas.
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos).
Teleone: 19 3466 5587
Imagens: divulgação