A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim Botânico Plantarum: santuário de plantas é aberto ao público


  O circuito de visitação também é repleto de tecnologias de impacto ambiental positivo, tais como: captação e uso de água de chuva para regar as plantas, aproveitamento de resíduos de construção para cultivo de plantas rupícolas, compostagem e cobertura de canteiros com matéria orgânica vegetal triturada, edificações sustentáveis com arejamento e iluminação natural e uso de materiais de demolição e madeira certificada.

Plantarum_1

Só de arvores nativas do Brasil, mais de 800 espécies estão presentes no Plantarium 

  O projeto foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi. O pesquisador percorreu por mais de 30 anos, a maior parte dos ecossistemas da América do Sul, em expedições científicas destinadas ao conhecimento e à conservação das plantas ameaçadas de extinção. Como resultado de seu trabalho, Lorenzi publicou no Brasil dezenas de livros em estilo popular sobre identificação de plantas.

Plantarum_Harry_Lorenzi Realizo expedições de prospecção botânica no Brasil desde 1970. Após todos esses anos vivenciando a destruição dos biomas, me senti motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de minha pesquisa. Espero que o conhecimento e o trabalho desenvolvido por nossa equipe colaborem para reduzir a degradação ambiental e a perda irreparável das espécies vegetais Harri Lorenzi

  Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados foi fundado o Jardim Botânico Plantarum, que é uma associação sem fins lucrativos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Hoje, com mais de 60 associados, a instiuição é responsável pela conservação de dezenas de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio de material propagativo com outros jardin botanicos, publicações científicas e apoio técnico em projetos conservacionistas.

       Plantarum_5  Plantarum_6

                                   O Jardim Botânico Plantarum é dedicado à                                    educação, pesquisa e conservação da flora brasileira

   A partir de sua abertura ao público, a instiuição inaugura também o Programa de Educação Ambiental, com o objetivo de  sensibilizar as pessoas para a importância da conservação das plantas e o uso parcimonioso dos recursos ambientais.  Nesse sentido foi elaborada uma exposição de plantas raras floríferas e insetívoras, aberta aos visitantes no  Centro Cultural.

Plantarum_3

Sem dúvida o Jardim Botânico Plantarum é uma ótima opção para visita

  “Nosso projeto político pedagógico contempla a realização de várias oficinas e eventos durante o ano. Já iniciamos o agendamento para visitas escolares e trilhas interpretativas guiadas, destinadas aos grupos de interesse específico sobre os projetos desenvolvidos”, explca José André Verneck Monteiro, integrante do Grupo de Educação Ambiental JBP.

Serviço:

Jardim Botanico Plantarum

End: Avenida Brasil, 2000 – Nova Odessa

Visitação:  quinta-feira a domingo e feriados, de 9 às 17 horas.

Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos).

Teleone: 19 3466 5587

www.plantarum.org.br

Imagens: divulgação


Publicidade