A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Veiling Holambra: prova de sucesso do cooperativismo


DSC06682_640x360

Rachel Osório, da Veiling, afirma que o mercado de flores e plantas vai ficar ainda mais aquecido

Feira de negócios

  Sem dúvida, a geração de relacionamentos e negócios acaba sendo o principal objetivo de uma feira e com a Garden Fair – Enflor 2011 não foi diferente. “Essa feira é sem dúvida um dos eventos mais importantes do Brasil. É aqui, que nós da Veiling, temos a oportunidade de oferecer as novidades, tendências, produtos e lançamentos para os floristas, decoradores, paisagistas, mostrando a forma como eles podem ganhar dinheiro com os produtos que nós comercializamos”, ressalta. Raquel afirma que esteve no início deste ano em uma feira na Alemanha e que o Brasil está apenas atrás dos europeus no quesito consumo. “A nossa diversidade de produtos, espécies, lançamentos, enfim, não deixa em nada a desejar com relação ao mercado europeu. O consumo nacional tem aumentado ano a ano, por isso, devemos continuar fomentando cada vez mais a compra e venda de flores e plantas”, finaliza.

DSC06703_640x359

Enflor - Garden Fair 2011 deve movimentar 12 milhões de reais em negócios

Veiling Holambra em sua nova fase

  O Veiling Holambra, localizada no estado de São Paulo, é um dos mais importantes centros de comercialização e serviços, detendo hoje 45% do mercado brasileiro de flores e plantas. Há 20 anos atuando no segmento, a pequena cooperativa de imigrantes holandeses, parte da cooperativa fundada em 1948, transformou-se no mais respeitável centro comercial do gênero na América Latina, iniciando suas atividades como Veiling flores e Plantas a partir de 1989. Hoje, com uma estrutura totalmente planejada, o Veiling Holambra abriga uma infraestrutura similar ao que há de mais avançado no mundo no setor de perecíveis.

veiling-holambra-aerea

Veiling - um dos maiores centros de comercialização de flores e plantas ornamentais do país

   O moderno complexo, inaugurado em julho de 2009, já é considerado um marco histórico e aponta o início de uma nova fase para o crescimento do setor no Brasil.

  Este almejado projeto, onde já foram investidos mais de 24 milhões de Euros, inclui a informatização completa do sistema comercial, como pregão eletrônico e informações on-line para seus cooperados e clientes. A maior parte do investimento, cerca de 20 milhões de Euros, foi financiada pelos cooperados e o restante pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social). Com uma área extensa (80 hectares de terras), a construção já supera 67 mil m², onde 55% da área esta destinada aos clientes. Possui rampas de carga e descarga, 4.400 m ² de câmara fria com diferentes temperaturas e tribuna com três Kloks, que realizam leilões simultâneos. Este ousado investimento veio de encontro à demanda de mercado, hoje com crescimento estimado em torno de 12% ao ano, e a necessidade de seus associados e clientes. O Veiling Holambra conta com cerca de 300 cooperados, em sua maioria estabelecidos no perímetro da cooperativa, cidades vizinhas, ou em um raio de 100 a 150 Km de distância; e mais de 500 clientes ativos, responsáveis pela distribuição dos produtos por todo o território brasileiro, além de hiper e supermercados com lojas em todos os estados.

  A previsão é que o Veiling Holambra movimente em torno de 135 milhões de Euros em 2011. Receita esta, que só seria possível graças ao grau de confiabilidade dos produtos brasileiros gerado pelo empenho de produtores, e profissionais especializados atuantes em todos os setores envolvidos no processo, desde produção, comercialização e distribuição, assegurando dessa forma que os produtos cheguem às mãos de clientes e consumidores obedecendo aos mais altos padrões exigidos pelo mercado.

  De acordo com os administradores, o Veiling Holambra é considerado como modelo de gestão administrativa, financeiramente saudável e em constante crescimento. Uma prova de sucesso do cooperativismo.

Imagens: Arquivo Paisagismo em Foco / Foto aérea: Sérgio Tadeu de Carvalho