A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Calor, piscina e chuva. Combinação que não faz bem para a água !


Como as águas que caem reagem com a da piscina, acelerando o aparecimento de algas, por exemplo, muita gente apela para o cloro, agente bactericida, que é o cuidado mais básico. E aí, as pessoas se esquecem que o seu uso freqüente e indiscriminado pode trazer graves conseqüências para o planeta. “O cloro, que poderá ir para a atmosfera, é um agente causador de sérios problemas nas folhas das plantas e na fauna próxima à região de sua liberação. A dosagem de produtos químicos em piscinas, freqüentemente, ocorre de forma empírica, o que pode causar excesso de reagentes e liberar grande quantidade de cloro. Apenas isso já é um fator degradador da natureza”, alerta o ambientalista Paulo Finotti.

sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco

Qualquer tentativa para reduzir a produção de substâncias químicas que possam prejudicar o meio ambiente é um incentivo ao tão comentado e importante desenvolvimento sustentável. “A redução de cloro nas piscinas pode diminuir o consumo de água pelo seu reuso. Claro que, desde que o seu substituto permita a manutenção do líquido em condições sanitárias por mais tempo. Por outro lado, a presença de componentes permanentes isentos de manutenção constante e diuturna no processo de limpeza das piscinas, mesmo que tenha um investimento inicial maior, poderá, à curto prazo, reduzir os gastos de manutenção”, complementa Finotti.

sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco2

sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco3Casa Cor BH - Sibrape Piscinas de Vinil

O sistema de descontaminação Pool Clean UVC, fabricado pela Sibrape Piscinas de Vinil, é pioneiro no Brasil no oferecimento de uma tecnologia que proporciona a redução do uso de cloro na água: ele possui uma luz ultravioleta germicida C, que destrói o DNA dos micro-organismos sem deixar produtos químicos na piscina.“Sabemos que todas as vezes em que é feita a retrolavagem dos filtros, a água é descartada para o meio ambiente. Dessa forma, quanto menor for a concentração de produtos químicos, menos o meio ambiente é sacrificado”, explica o coordenador técnico da Sibrape UVC, Rogério Fonseca Alves.

pool_clean_sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco1

 

 

O Pool Clean reduz o uso de cloro em quase 100% nas piscinas residenciais e em quase 75% nas públicas. “Economia de água, menor dispersão de cloro e outros produtos químicos são sinônimos de sustentabilidade ambiental”, acrescenta a educadora ambiental, Simone Kandratavicius.

A utilização do processo de radiação UV no combate às bactérias é feito, inclusive em determinados setores para o tratamento de esgoto. Depende muito da turbidez do fluido a ser tratado e da quantidade de fontes de UV necessária à vazão do sistema”, informa Finotti.

“O equipamento combate todos os tipos de micro-organismos presentes na piscina, inclusive os mais resistentes ao cloro, como o Cryptosporidium e a Giárdia. O UVC é o único método de descontaminação de água de piscinas que reduz a aplicação de processos químicos”, conta o gerente de negócios da Sibrape UVC, Marcelo Sorrilha.

 

 

 

Saúde e beleza também ganham com o UVC

Mais do que correto para o meio ambiente, o sistema UVC é o mais indicado para a saúde e beleza. Menos produto químico na água também significa lazer mais puro: a água não tem cheiro e nem fica ‘pesada’, essa é a grande vantagem para quem tem alergia a produtos químicos. E tem mais: os olhos não ficam irritados; cabelos não ressecam e nem mudam de cor; a pele não fica oleosa e as roupas de banho desgastam menos. Além de agente irritante às mucosas, juntamente com outros elementos químicos da família dos halogênios, o cloro, em presença de compostos orgânicos, principalmente aromáticos, forma com uns, os chamados ‘organoclorados’ e, com outros, dioxinas e furanos, substâncias altamente tóxicas e carcinogênicas”, finaliza o ambientalista Paulo Finotti.

sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco4

sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco5Casa Cor Sorocaba - Sibrape Piscinas

O Pool Clean UVC está presente não só em residências, como também em hotéis, clínicas, clubes e academias. Fácil de instalar, o equipamento é colocado ao lado do filtro, na casa de máquinas, e trabalha da seguinte maneira: a água passa pelo equipamento filtrante da piscina e depois pelo Pool Clean, onde é descontaminada pela poderosa luz germicida ultravioleta C. Instantaneamente, os micro-organismos são eliminados. pool_clean_sibrape_piscinas_-_paisagismo_em_foco2

 

“Hoje, mais pessoas buscam alternativas de bem-estar e saúde, e uma piscina bem tratada, com baixa quantidade de cloro, é uma delas. Os alunos ficam mais dispostos e notam a diferença”, garante a proprietária da Belaqua Academia, de Ribeirão Preto-SP, Rosana Vanzella.

 

“O cheiro de cloro sumiu, a água ficou leve e o rendimento nas aulas se tornou mais visível”, completa o presidente do clube Associação Atlética Botucatuense, de Botucatu-SP, Carlos Bonaldo.

 

Existem modelos de Pool Clean para cada tamanho de piscina. Todos têm uma caixa de monitoramento inteligente que controla o seu funcionamento.

 

Conheça todas as vantagens do Pool Clean ao clicar na imagem ao lado:

 

 

Sibrape Piscinas

www.sibrape.com.br

 

Maiores informações:

ScriptTerreri Comunicação - Gislene Lopes
(16) 9796 6513 | (16) 8153 0221
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.