A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Entrevistamos com exclusividade o novo Secretário de Meio Ambiente de Barueri


Por oito anos, Bidú foi vereador. Durante sua legislatura foi autor de muitos projetos importantes para o município, a maioria ligados ao meio ambiente. Biólogo de formação e ambientalista por vocação, Bidú assumiu, em novembro de 2010, a Secretaria Municipal Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, uma cidade conhecida pelo bom desenvolvimento sócio-econômico oriundo de uma administração publica eficaz.

O novo secretário nos contou que dará continuidade nas ações do secretário anterior e desenvolverá novos e ousados programas que darão novo rumo para as atitudes ambientais em Barueri. Dentre as propostas mais importantes ele destaca a municipalização do Parque Ecológico do Tietê localizado em Alphaville, que hoje é administrado pelo governo do estado, e em seguida, criar uma universidade do meio ambiente naquele local para que a população possa receber formação técnica de qualidade e cuidar melhor do meio ambiente de Barueri e de todo planeta.

Quando perguntamos sobre o paisagismo na cidade, Bidú prontamente manifestou seu profundo apreço sobre a importância de um bom projeto paisagístico aliado as ações de aborização urbana. Através da parceria público-privado que visa reunir as 100 maiores empresas instaladas em Barueri para que possam ajudar na revitalização e manutenção dos espaços públicos, o secretário pretende plantar o maior número possível de árvores, nativas e exóticas, em todos os cantos da cidade seguindo as diretrizes de um projeto de paisagismo elaborado por renomado paisagista.

“Eu quero que Barueri seja modelo na arquitetura da paisagem e na sustentabilidade. Quero que a cidade tenha um paisagismo de 1º mundo e se transforme em referência no estado de São Paulo, pois, a população barueriense merece esta interação de pessoas que se encontram nas praças e parques da cidade”, enfatiza Bidú, que é o autor do projeto Adote uma Praça. Projeto este que busca a participação de empresas e da população na revitalização de praças e já trouxe bons resultados.

Secretatio_de_Meio_Ambiente_de_Barueri_-_Bidu_2

Outro ponto importante do ponto de vista do paisagismo, será a revitalização das margens do Rio Tietê que corta a cidade. O secretário espera desenvolver um projeto paisagístico para evidenciar a importância da preservação dos nossos rios e mananciais, pois, além da beleza, o paisagismo inspira bem estar para toda população.

 

Bairro Piloto

O bairro de Aldeia de Barueri foi adotado como Bairro Piloto, onde serão implementados diversos projetos ligados a preservação e educação ambiental. Os que darem certo serão implementados também em outros bairros da cidade. A Aldeia de Barueri também receberá Ecopontos espalhados em pontos estratégicos para que a população possa colaborar com o meio ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente tem como meta, a criação de uma usina de reciclagem naquele bairro. Bidú acredita que com estas iniciativas sócio-educativas, Barueri e as demais cidades adjacentes contarão com muito mais verde e muito mais vida para as novas gerações.

Bidu_-_Secretario_de_Meio_Ambiente_de_Barueri

Para finalizar, Bidú frisou que a população de Barueri pode contar com um secretário atuante e engajado com a questão ambiental, além de ser um defensor da sustentabilidade. Ele também pretende estar junto dos munícipes para entender melhor as reais necessidades e montar um plano de governo focado no resultado positivo em prol de uma Barueri mais verde e mais sustentável.

 

Informações:

Avenida Henriqueta Mendes Guerra, nº 1.124

Centro - Barueri - SP

Fone: (11) 4199 1500

www.barueri.sp.gov.br