A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Alex Hanazaki assina Origens Portinari, na CASACOR SP 2023

Alex Hanazaki assina Origens Portinari, na CASACOR SP 2023


Jardins cheios de beleza e muito verde para ficar e contemplar

Alex Hanazaki CASACOR2023 1

Um dos principais nomes do paisagismo contemporâneo nacional, Alex Hanazaki assina ambiente especialmente para a marca Portinari na CASACOR São Paulo. A 36ª edição da mostra acontece no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, entre 30 de maio e 6 de agosto sob o tema “Corpo & Morada”. O paisagista assina o espaço “Origens Portinari”, inspirando-se nos elementos da natureza e guiado pela arte, o projeto apresenta a transformação e a origem de tudo.

Alex Hanazaki CASACOR2023 2

O objetivo de Hanazaki é despertar nos visitantes a atenção de como a matéria bruta pode ser transformada em revestimentos, em um projeto que ao longo do caminho apresenta diferentes elementos, transformando-os em verdadeiras obras de arte. “A mensagem principal é trazer a reflexão sobre a transformação da matéria bruta, associada à tecnologia, nos produtos Portinari. Um caminho através do caminho. Não se faz arquitetura sem terra, água e fogo. Não se faz Portinari sem terra, água e fogo”, resume o profissional.

Alex Hanazaki CASACOR2023 3

Alex Hanazaki CASACOR2023 4

Com a sensibilidade e atenção excepcional aos mínimos detalhes de um projeto marcante, o paisagista evidencia as matérias brutas como a terra, a água e o fogo para dar vida ao ambiente presente na área externa. O projeto foi feito através de uma pesquisa minuciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística brasileira, em um deslumbrante percurso interligado por quatro ambientes distintos.

Alex Hanazaki CASACOR2023 5

No corredor de entrada do Origens Portinari, os visitantes passarão por um anticlímax, um convite para se desconectar com o mundo exterior e entrar no universo Portinari por Hanazaki. Ao entrar no primeiro ambiente, um jardim que evidencia a presença do elemento terra, apresenta o primeiro bioma. O calcário, a argila. A matéria prima essencial, de onde brotam todas as outras. A chegada traz rusticidade, elegância e encantamento.

Alex Hanazaki CASACOR2023 6

Uma escolha imponente para adentrar, o piso de todo o espaço é revestido com a coleção Lounge, inspirada na pedra Perlino Grey, destacam tons de cinzas com veios e pequenos fragmentos que resultam em uma beleza singular.

Alex Hanazaki CASACOR2023 7

No segundo momento, um espelho d’água revestido com Lounge GR HARD, que se estende do chão as paredes, apresenta a transformação do cenário. Ornamentado com uma vegetação mais tropical, presentes na mata atlântica brasileira, este ambiente trabalha o elemento água. A água orienta, ensina, contorna. Uma cascata traz sonoridade, apresentando um espaço ideal para relaxar e se reconectar.

Alex Hanazaki CASACOR2023 8

Água e terra são matérias que se encontram com um processo: O fogo. Fogo é transformação, é fluxo, é aprimoramento. Passar pelo fogo é renascer. O terceiro ambiente é a apresentação da matéria bruta fogo. Após atravessar essa jornada, conduzidos por um paisagismo de escolhas nada óbvias, chega-se ao ápice do espaço, a Praça Portinari.

Alex Hanazaki CASACOR2023 9

O projeto poetizado por Alex Hanazaki, traz ambientes completamente sensoriais, os visitantes ao passarem pelos espaços sentem as transformações dos biomas e das matérias brutas, acompanhando por trilhas sonoras e aromas distintos é possível fazer o percurso com os olhos fechados e sentir toda a amplitude do projeto.

Alex Hanazaki CASACOR2023 10

A tecnologia também está presente e contempla o quarto espaço. A praça Portinari simboliza a cidade de São Paulo, do vanguardismo à tecnologia. Um jardim cênico elaborado por totens esculturais de lastras, formando uma grande instalação com diferentes linhas e tamanhos, apresenta a vista da Avenida Paulista. A sensação de amplitude está no próprio formato com peças que chegam a 320 cm. A grandiosidade das lastras está na sua funcionalidade e beleza, que agrega design e requinte ao ambiente. Depois de terem sido terra, água e fogo, são agora a silhueta escultural da cidade de São Paulo. Cidade que é corpo e é morada.

Alex Hanazaki CASACOR2023 11

Na Praça Portinari, o que foi enraizado ganha asas. No plano de fundo, uma grande estrutura feita de cobogós, a circundar todo o espaço. Os revestimentos foram feitos exclusivamente para o espaço, em tons quentes, trazem vida a composição de forma harmônica. O que era matéria, agora é arte. Há uma beleza nipônica, na sutileza da fotografia melancólica. Há um horizonte a ser admirado.

Alex Hanazaki CASACOR2023 12

Viver a arte de viver a vida é ir além do óbvio, é enxergar com sensibilidade a beleza nos detalhes. “Somos o encontro de essências, de sentidos e emoções. Não se faz arquitetura paisagística sem-terra, água e fogo. Essa é a origem de tudo. É quando a terra se movimenta, a água flui e o fogo transforma. É assim que a gente faz arte, a arte de viver a vida,” finaliza Hanazaki.

A Portinari está presente em outros 39 ambientes da 36ª edição de CASACOR SP, que acontece de 30 de maio a 06 de agosto de 2023, no Conjunto Nacional.

CASACOR São Paulo 2023

Data: 30 de maio a 6 de agosto de 2023

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César

Mais Informações: www.casacor.com

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial