A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Confira os jardins da CASACOR Rio de Janeiro

Confira os jardins da CASACOR Rio de Janeiro


Em 2021, a mostra celebrará 30 anos do evento no icônico casarão Brando Barbosa, localizado no Jardim Botânico da capital, rodeado por um jardim de 12 mil m² de Mata Atlântica. Veja abaixo os jardim da mostra:

Varanda do Casal

Uma varanda, múltiplas funções: espaço para começar o dia com um belo café da manhã, ou até um brunch, relaxar, receber convidados, apreciar a natureza. O clima é bem tropical já que o guarda-corpo original do espaço ganhou uma jardineira onde reinam palmeiras e filodendros. Na saída do quarto, uma mesa para pequenas refeições e uma sala íntima estendida fazem um living a céu aberto. Já em frente ao banheiro, uma extensão da área molhada com espreguiçadeiras para tomar sol, um pequeno chafariz e muitas plantas aquáticas.

Varanda do Casal ANNA LUIZA ROTHIER 001

Anna Luiza Rothier

(21) 99988-1368| Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.annaluizarothier.com.br | @annaluizarothier

No Balanço das Águas

Num pequeno espaço em meio ao verde, o fluxo dos sons e das águas é acionado pelo caminhar dos corpos. Um ambiente-instalação sensorial que faz um verdadeiro convite à contemplação da natureza ao mesmo tempo que ajuda a garantir a segurança de todos. Afinal, é tempo de lavar (muito) as mãos e, para isso, as cubas Deca espalhadas pelo espaço estão ali, entre a saída da casa e o início da exploração dos ambientes externos. As águas cinzas, claro, são reaproveitadas em canteiros com espécies vegetais que aceitam a mistura de água com sabão. Pare. Aprecie. Ouça. Relaxe... Lave as mãos.

No Balanço das aguas BEL LOBO MARIANA TRAVASSOS 005

Bel Lobo e Mariana Travassos

(21) 3235-2000 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.bebo.etc.br | www.mooc.etc.br @be.bo.etc | @bellobo | @maritravassos | @mooc.etc

Jardim Secreto 

Num cantinho charmoso que mais parece um jardim secreto, uma instalação efêmera traz uma proposta ousada e facilmente replicável. Ali, dois iglus infláveis, de plástico, servem como verdadeiros refúgios portáteis idealizados para propiciar uma maior conexão com a natureza, criando um espaço dedicado à contemplação. Construído de forma sustentável, sem causar qualquer intervenção em seu entorno, o ambiente tem decoração contemporânea com poucos móveis que valorizam ainda mais a integração com o jardim externo.

Jardim Secreto DIEGO RAPOSO MANUELA SIMAS 001 3

Diego Raposo e Manu Simas

(24) 99868-7569 | (24) 99943-0057 – Diego | (24) 99282-9193 - Manuela

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.diegoraposo.com | @zoomdiegoraposo

Jardim da Escultura

Uma das grandes estrelas dessa edição, o jardim precisava ganhar um tratamento mais que especial com ambientes que valorizassem ainda mais sua riqueza natural. Neste caso, além da exuberância da Mata Atlântica já presente ali, foram adicionadas novas espécies vegetais que, com suas cores e formas, trazem ares mais contemporâneos ao ambiente e reproduzem, em pequena escala, o que a beleza natural do Rio não cansa de fazer: nos surpreender.

Jardim da Escultura DUARTE VAZ 003

Embyá Paisagens e Ecossistemas

(21) 3563-5011 | (21) 3114-5951 | (11) 3230-7095 (21) 98640-1545 - Duarte

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.embya.com.br | @embya

Terraço NM

Um espaço iluminado pelo céu carioca, totalmente integrado aos jardins e repleto de peças que trazem a marca inconfundível de Noel Marinho, arquiteto expoente do modernismo que deixou incríveis criações em azulejaria. No terraço que leva as iniciais de seu nome, muitas novidades: peças para área externa desenhadas pela filha Patrícia durante a quarentena usando alguns de seus azulejos. O resultado é um ambiente em que arte e design, moderno, contemporâneo e antigo se complementam de forma harmônica. A cara do Rio.

Terraço NM PATRICIA MARINHO 001

Estúdio Design Noel Marinho por Patricia Marinho, Manuèle Colas, Heloísa Amaral Peixoto e Carolina Cascardo

(21) 2511-3823 (21) 98797-9987 - Patricia (11) 98912-5250 - Manuele

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.noelmarinho.com.br | @noel_marinho

Pátio da Escultura

Contemplar. Contemplar. Contemplar.  São muitos os ambientes e locais propícios para o simples ato de se deixar ficar e apreciar a natureza nessa CASACOR Rio. Mas aqui, nesse ambiente a céu aberto pensado para privilegiar a convivência entre os visitantes, a contemplação faz ainda mais sentido. Com uma arquitetura provocante, o espaço funciona quase como um mirante de onde se podem ver outros ambientes da mostra. O mix de materiais também surpreende. Há de compensado naval – usado em placas que “protegem” a estátua Caridade – ao mármore Kilimanjaro, uma pedra supertecnológica que está sendo lançada na mostra.

Patio da Escultura IVAN REZENDE 001 2

Ivan Rezende Arquitetura

(21) 2274-7692 | (21) 2540-6465 | (21) 99989-4223

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.ivanrezendearquitetura.com.br | @ivanrezende

Jardim de Inverno

Um ambiente multiuso e cheio de verde, bem ao gosto dos novos tempos. Pensado para reuniões familiares, mas também para as necessidades do dia a dia, o espaço une estar, jantar e escritório e tem como destaque o uso de pastilhas criando desenhos geométricos – uma referência contemporânea aos azulejos do século XVIII que estão presentes em vários cômodos da residência. Tudo muito colorido, mas cercado pelo verde das plantas que aparecem em vasos e, também, numa parede verde interna. O mobiliário é contemporâneo para trazer ainda mais contraste com a arquitetura da casa.

Jardim de Inverno JEAN DE JUST 001

Jean de Just

(21) 98149-0112

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.jdj-interiores.com.br | @jdjdesignrio

Café 

Com ambiente lúdico, o Café foi pensado para provocar sensações. Se o cheirinho da bebida já é um convite para o espaço, o uso inusitado de utensílios típicos do ritual de um bom cafezinho promete surpreender os visitantes. No mobiliário, o ferro e a madeira predominam nas peças criadas pelas arquitetas exclusivamente para o ambiente. Mas há ainda móveis contemporâneos de área externa e criações de Sérgio Rodrigues. Completando o clima, as lindas cerâmicas de Denise Stewart em instalações divertidas.

Cafe LUCILLA PESSOA DE QUEIROZ RENATA CAIAFA 002 2

Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha

(21) 98802-9091 – Lucilla | (21) 99778-8554 – Renata

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.lpqdesign.com.br | @lpqdesign

Jardim do Café

A diversidade natural carioca, com suas muitas cores e texturas, dá o tom no ambiente em que predomina um lindo bambuzal – revitalizado para a mostra. A vegetação exuberante da casa foi preservada e ganhou a companhia de outras espécies tropicais, também da Mata Atlântica, que trazem ainda mais harmonia ao espaço. Peças de arte como uma escultura de Christina Motta e um banco revestido com azulejos de Noel Marinho completam o jardim.

Jardim do Cafe RICARDO PORTILHO 009

Ricardo Portilho

(21) 99285-6691

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.ricardoportilho.com.br | @ricardoportilho1

Chá Bar

Descontraído e acolhedor, o ambiente montado em meio ao jardim da residência cria o espaço perfeito para aquela merecida pausa após a visitação. Ali, além de tomar um chá (ou qualquer outro drink que o visitante preferir), pode-se descansar, confraternizar ou apenas contemplar a natureza tão exuberante da casa, sempre de maneira segura, já que foram respeitadas todas as regras de distanciamento social. O décor aposta num estilo mais urbano com um delicado desenho a mão livre do designer Rafael Mirre nas paredes, além do uso de tijolo, ferro e um mobiliário que se integra à pavimentação exclusiva do espaço.

ChaBar ROBERTA NICOLAU 002

Roberta Nicolau

(21) 3147-1700 | (21) 99602-8886

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.robertanicolau.com.br | @robertanicolauarquitetura

Jardim da Fachada

Um jardim bem tropical que aproveita muitas plantas nativas da Mata Atlântica que já estavam na extensa área verde da casa, mas traz novidades como filodendros e, também, alguns toques exóticos. Caso da Aloe Vera gigante, trazida da África do Sul, e da Yucca Azul, originária do México, que ajudam a dar um certo ar escultural ao ambiente. No mobiliário, um lançamento: móveis de área externa em fibra sintética e tecido náutico criados pelo arquiteto Mario Santos.

Jardim da fachada SANDRO WARD 003

Sandro Ward - (21) 2143-7351 | (21) 99138-3608

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.sandrowardpaisagismo.com.br | @sandrowardpaisagismo

Empório Cooking 2 Go

Com decoração inspirada nas antigas mercearias de bairro, o espaço vende comidinhas e belisquetes criados pelo Cooking Buffet para serem consumidos em qualquer lugar. Pode ser no jardim, como num piquenique, em casa ou até mesmo por ali, na área externa. Localizado na antiga oficina da casa, o ambiente traz as marcas do tempo nas paredes descascadas com tijolinhos aparentes e em peças que já pertenciam ao espaço como o antigo tanque e a azulejaria, que foram restaurados. Mas ganha ares contemporâneos com o mobiliário em marcenaria e serralheria criados pelo arquiteto especialmente para a mostra.

Emporio Cooking Go TIAGO FREIRE1

Tiago Freire (21) 2239-5688 | (21) 98481-6418

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.tiagofreire.arq.br | @tiagofreire.arq

Casa UP para Metalmarco UP3

Camuflada pelo jardim, uma construção contemporânea em estrutura metálica feita exclusivamente para a mostra – de forma rápida, sustentável e sem gerar quase nenhum lixo – ganha protagonismo à medida que o visitante se aproxima. No interior, o estilo escandinavo ganha um toque bem carioca que aparece tanto na integração com o verde do entorno quanto na valorização de elementos naturais. Pedra, argila, madeira e algodão são usados na decoração de espaços abertos, fluidos, versáteis e multifuncionais criando um ambiente que propõe uma reconexão com a natureza, o que é ainda mais reforçado pela paleta em tons terrosos e verde-mata.

Casa UP para Metalmarco UP3

Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino

(21) 99257-2607 – Michelle | (21) 98530-5374 - Thiago | (21) 98880-9754 - Cadé

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.up3arquitetura.com | @up3arquitetura

CASACOR RIO 30 anos

Período: de 2 de março a 25 de abril de 2021

Horário: de terça a sábado, das 12h às 22h;

domingos e feriados, 10h às 20h

Local: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico.

Tel: (21) 2512-2411 

Ingressos e agendamento de visitas: https://casacorrj.byinti.com/