Inspire-se em 6 encantadoras casas de campo para apreciar a natureza
- Giovanna Jarandilha
Um refúgio perfeito da vida urbana, as casas de campo oferecem aconchego para se reconectar com a natureza sem abrir mão de boa arquitetura e design
Escapismo é o nome que os literatos davam, durante o século 19, ao desejo de fugir da rotina e se afastar das obrigações, de forma a reencontrar-se em uma paisagem campestre, bucólica. Deste mesmo princípio tomam partido as casas de campo, um refúgio distante da cidade no qual é possível aproveitar o silêncio em meio a uma decoração aconchegante, que envolve o morador no calor de materiais despojados, como a madeira. Seja como cabana ou chalé, a ideia da casa de campo é aproveitar a vasta paisagem natural sem abrir mão de boa arquitetura e design. Abaixo, listamos seis casas de campo de estilos variados em que o conforto é indispensável. Confira!
Arquitetura e natureza se fundem
(Divulgação/CASACOR)
Em um condomínio em São Paulo, a residência MP House assinada por Arthur Casas foi construída sobre um terreno com declive acentuado. Somando quase mil m² de área construída, a casa foi planejada para ter total integração com a paisagem, assim fazendo uso de portões basculantes em vidro no volume inferior.
(Divulgação/CASACOR)
Fibras naturais e tonalidades quentes envolvem toda a casa – esta, que joga com verticalidade e horizontalidade para fundir arquitetura e paisagem. O projeto de interiores mescla peças icônicas de Jorge Zalszupin com artesanato autêntico brasileiro.
Uma floresta interna
(Divulgação/CASACOR)
Na CASACOR São Paulo 2014, Sig Bergamin levou a integração com a natureza a outro nível com esta casa de campo. Espécies de plantas das mais variadas cores, tamanhos e folhagens dão vida a uma varanda muito receptiva, fechada por uma cobertura em vidro.
(Divulgação/CASACOR)
(Divulgação/CASACOR)
Na área interna, o projeto de interiores esbanja texturas e estampas. Exuberante e calorosa, a sala conta com objetos de arte, como quadros e livros, para trazer uma aparência colecionista. Como fundo para tudo isso, aparece a acolhedora madeira clara nos revestimentos.
Uma vista de tirar o fôlego
(Divulgação/CASACOR)
A casa de João Armentano em Campos do Jordão, São Paulo, deixa a paisagem falar por si só. Com vista para o morro do Capivary, a casa de surpreendentes 1.680 m² de área total é um exemplo sem igual de arquitetura sensorial, que privilegia o lazer e emoldura a paisagem através dos fechamentos em vidro que percorrem todas suas paredes. Ampla e aconchegante, a Casa Villa Del Sole contempla uma decoração especial, com objetos e quadros selecionados ao redor do mundo, revelando preciosismo nos detalhes.
Com cara de casa
(Divulgação/CASACOR)
Como um loft que evoca memórias e passa a sensação de estar em casa, o projeto de Paola Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2016 é a perfeita transcrição do clima serrano. Móveis rústicos, em madeira e laca verde, fazem par à decoração cheia de detalhes, com livros, porcelanas e vasos de flores. Os tecidos estampados aquecem e a única divisória é feita com um vidro espelhado que esconde o banheiro.
(Divulgação/CASACOR)
No Loft no Campo, o ponto de encontro é em torno da grande bancada que começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança o home office.
Madeira para aquecer
(Divulgação/CASACOR)
Destacada como material predileto, a madeira reaparece em diferentes funções na casa de campo de Mara Chap Chap. Em painéis, na mesa de jantar, no forro do teto e no piso, a madeira é responsável por trazer familiaridade à casa localizada em um condomínio a poucos minutos da capital paulista.
(Divulgação/CASACOR)
“Usei muita madeira nos revestimentos e no mobiliário para aquecer o projeto de arquitetura minimalista assinado por Marcio Kogan”, conta a arquiteta Mara Chap Chap, responsável pelo projeto de interiores.
Sofisticação sobre as montanhas
(Divulgação/CASACOR)
(Divulgação/CASACOR)
Os volumes minimalistas da residência de Roberto Migotto logo se destacam da paisagem montanhosa de Matozinhos, em Belo Horizonte. O projeto todo se volta a esse cenário através de grandes aberturas em vidro, que favorecem a iluminação e circulação de ar nos ambientes internos.
(Divulgação/CASACOR)
No térreo, o pé-direito de 4,30 metros surpreende o olhar. Com ambientes amplos e integrados, a residência sem excessos foi pensada para receber grandes eventos. A decoração contemporânea é composta por grandes nomes do design italiano e brasileiro.