A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

5 espécies de flores de fácil cultivo para se ter em casa

5 espécies de flores de fácil cultivo para se ter em casa


CASACOR 5 flores de facil cultivo 1

No Drink Bar de Márcia Abreu para a CASACOR Espírito Santo, a cor blush e vários tons de rosa dominam do piso ao mobiliário. No balcão, a Orquídea Phalaenopsis rouba a cena. (Felipe Araújo/CASACOR)

Cultivar flores é uma ótima pedida para revitalizar a decoração de casa: elas levam frescor aos ambientes e colorem os espaços com beleza natural. Nas mostras da CASACOR em 2019, as flores também não ficaram de fora – nas mostras em Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo foram destaque em diferentes projetos. Entre as espécies preferidas, estão as orquídeas, os antúrios e as bromélias, que aparecem até em jardins verticais.

CASACOR 5 flores de facil cultivo 2

Mauro Contesini criou para a mostra em São Paulo o Jardim da Passarela, que convida ao passeio e ao descanso. O canteiro é desenhado pelo rosado das sunpatiens – flor popularmente chamada de maria-sem-vergonha. (Henrique Padilha/CASACOR)

Contudo, manter uma flor em casa pode ser muito trabalhoso. Para diminuir a quantidade de dedicação, o biólogo Maer José da Silva selecionou cinco espécies que florescem na primavera, são fáceis de cultivar e vão deixar a sua casa mais alegre. Confira:

CASACOR 5 flores de facil cultivo 3

Também no Espírito Santo, o Lounge Receptivo Procon de Carlos Eduardo Calmon, Juliana Mattos Guarize e Tassia Hoffmann garante frescor com um exuberante jardim vertical, pontuado por um vermelho bonito dos antúrios. (Felipe Araújo/CASACOR)

A orquídea phalaenopsis é uma ótima opção para quem gosta de cor: aparece em variações de roxo, amarelo, vermelho, entre outros tons. Natural de florestas tropicais, se adapta bem em locais fechados. O ideal é colocá-la em um espaço com iluminação indireta do sol e com temperatura entre 20 e 24 graus.

O perfume natural da camomila é atrativo por si só. De porte pequeno, tem pétalas brancas com o miolo amarelo, semelhante a uma margarida, e floresce nas estações quentes do ano. A flor prefere locais com temperaturas médias, por volta de 20 graus, e de preferência com o ar seja mais úmido.

CASACOR 5 flores de facil cultivo 4

A Sala de Estudos do Casal de Carolina Bonetti integra a mostra em Pernambuco e dedica seu espaço à quem deseja aprimorar seus conhecimentos ou simplesmente trabalhar em casa. Na decoração, a beleza das helicônias. (Denilson Machado/CASACOR)

Outra flor perfeita para perfumar a casa é a lavanda. Com caule extenso e semelhante a arbustos redondos, a flor pode durar até 3 anos. Mantê-la em locais da casa onde haja exposição ao sol de mais de 4 horas é importante para seu desenvolvimento.

O girassol é uma flor que se tornou muito popular nos últimos anos. Sua cor amarelada aparece integrada à buquês, estampada em camisetas e até em fantasias de carnaval. Ela faz jus ao nome: ama a exposição ao sol. Sua temperatura ideal é entre 20 e 26 graus e se dá bem quando disposta em sacadas.

CASACOR 5 flores de facil cultivo 5

O Living Natuzzi de Cintia Chieppe e Marcia Paoliello no ES prioriza materiais de aspecto natural, como o laminado de MDF imbuia, o tijolinho cerâmico, os muxarabis e elementos em tons terrosos. (Felipe Araújo/CASACOR)

A bromélia é muito conhecida no Brasil – tropical e de folhas vermelhas, a flor leva vida à casa. Locais com exposição ao sol de mais de 4 horas são seus preferidos. É recomendado deixá-la em espaços com temperaturas entre 15 e 25 graus.

https://casacor.abril.com.br/