A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR São Paulo 2019 lança sua nova campanha!

CASACOR São Paulo 2019 lança sua nova campanha!


CASACOR SP 2019 lanca sua nova campanha 1

(Casa Darwin / Carlo Giovani/CASACOR)

Quem ligar a TV nas próximas semanas, for ao cinema, navegar pela internet ou andar pela cidade certamente vai se deparar com a nova campanha da CASACOR São Paulo 2019, assinada pela agência Casa Darwin e o artista Carlo Giovani. E ela não vai passar despercebida, nós garantimos.

CASACOR SP 2019 lanca sua nova campanha 2

(Casa Darwin / Carlo Giovani/CASACOR)

A bela ilustração colorida, criada por Carlo, revela o tema Planeta Casa, escolhido pela curadoria da CASACOR como fio condutor de todos os projetos que serão criados por arquitetos e designers de interiores – inclusive nas franquias espalhadas pelo Brasil e em países da América. Esse tema incentiva os profissionais a usarem a criatividade para criar ambientes com soluções sustentáveis sem abrir mão da tecnologia, é claro.

CASACOR SP 2019 lanca sua nova campanha 3

(Casa Darwin / Carlo Giovani/CASACOR)

Trata-se de um assunto urgente no mundo, que foi captado pela curadoria da CASACOR durante suas pesquisas de tendências, e transmitido a Casa Darwin. Com a pauta em mãos, os sócios da agência, Rodrigo Leão e Márcio Cócaro, começaram a pensar em como transformar esse conceito em imagens e qual seria a melhor forma de comunicá-lo ao público.

CASACOR SP 2019 lanca sua nova campanha 4

(Casa Darwin / Carlo Giovani/CASACOR)

“O tema inicial era como a tecnologia está permitindo construções sustentáveis e como essas construções revelam um amor maior pela vida e pelo mundo. E, finalmente, como o design de interiores, a arquitetura e o paisagismo estão transmitindo esta mensagem de vida, acolhimento e afeto, cada um à sua maneira”, explica Rodrigo.

 (Casa Darwin / Carlo Giovani/CASACOR)

Depois de alguns meses de pesquisa e algumas versões testadas, a campanha, na qual Rodrigo atuou como diretor de criação e redator e Manuel Scrofft como diretor de arte, ganhou traços lúdicos. “O uso do papel e das cores surgiu como forma de representar o afeto que está no centro de tudo”, explica Rodrigo. Mas, para chegarem até este resultado convidaram o artista visual e designer gráfico Carlo Giovani para desenvolver a ilustração.

CASACOR SP 2019 lanca sua nova campanha 5

 (Casa Darwin / Carlo Giovani/CASACOR)

Abaixo, ele conta como foi seu processo de criação.

Como a CASACOR chegou até você e como foi o briefing passado para este trabalho?

Foi a Casa Darwin que me procurou para fazermos esse trabalho de CASACOR. Já tínhamos trabalhado juntos em um projeto para um outro cliente há alguns anos. Foi uma produção bastante ambiciosa, muito bacana, mas infelizmente não seguiu em frente. Dessa vez, para a CASACOR, o processo foi muito redondo, desde as aprovações até a ilustração final.

Depois disso, onde buscou inspiração para criar a imagem?

Nesse projeto a Casa Darwin já me procurou com uma ideia bem adiantada do que precisaríamos desenvolver. Já havia uma paleta de cores aprovada, um layout bastante próximo, em termos de estrutura, do que pode ser visto na ilustração final. Minha participação foi buscar formas, texturas e volumes em papel para deixar tudo ainda mais rico. Pesquisei papéis diversos, criei as folhas usando camadas de papel pintadas e outras coladas para criar algumas texturas. Usei papéis metalizados para outras partes e, assim por diante. Um segundo ponto foi a execução da casa, o estudo da profundidade dos planos, dimensão e relação entre as partes da ilustração, etc.

Como é o seu processo de criação e produção?

Cada trabalho acaba envolvendo um processo diferente. Nem sempre é possível seguir os mesmo passos ou modelos. De uma maneira geral, sempre começo com estudos e desenho a lápis, depois faço esboços e simulações digitais para que o cliente possa aprovar, pois como é tudo feito em papel, não é possível fazer muitas alterações depois de estar finalizado. Nesse projeto, como disse, fiz todas as partes da ilustração em papel, montei as camadas e, por fim, fotografei. Eu não fiz a animação, mas para ajudar no processo, fotografei também todos os elementos separados. Então, para a animação, o pessoal da agência pode usar esses elementos separados para criar o movimento que se vê no filme.

Como você iniciou no mundo das artes e como desenvolveu seu estilo?

Eu comecei a trabalhar com ilustração muito cedo. Já com 11 anos fiz meu primeiro trabalho remunerado, que eram ilustrações de um livro infantil. Depois, comecei a ilustrar livros didáticos ainda adolescente até que cursei design gráfico na faculdade. Esse caminho sempre foi muito natural pra mim. Depois de formado trabalhei por dois anos como designer numa revista, mas em seguida decidi seguir como ilustrador e voltar à minha pesquisa com ilustração em papel. Já na faculdade, por volta de 1998, comecei a pesquisar as técnicas com esse material e como gasta muito tempo, muito envolvimento com os processos, eu tinha que fazer uma opção, pois não conseguia tocar o trabalho na revista e meus projetos como ilustrador. Desde as primeiras tentativas do uso do papel como material base para meu trabalho até hoje já são 20 anos de pesquisa. Tenho sempre em mente a forma, a plasticidade, não me preocupo em buscar um estilo, isso varia e se adapta a cada trabalho e acaba evoluindo, mudando muito com o tempo. Hoje, em meus trabalhos autorais, busco cada vez mais a abstração e simplicidade, tento valorizar o movimento e expressão com o uso do papel, das sombras e dos volumes criados por ele. Mas é uma pesquisa constante, não acaba, cada trabalho é um novo desafio.

Agora, veja como ficou o vídeo da campanha de CASACOR São Paulo 2019:

[youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=td-F885wPqA" width="580"]

Anote na agenda: a CASACOR São Paulo acontece entre os dias 21 de maio e 28 de julho no Jockey Club.