A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

A GardenWall mostra os benefícios de um jardim vertical em ambientes internos

A GardenWall mostra os benefícios de um jardim vertical em ambientes internos


Quando falamos em poluição sempre ficamos muito preocupados com o ar que respiramos nas ruas, mas muitos estudos demonstram que o ar que respiramos dentro de casa ou em qualquer ambiente mais fechado é mais poluído que o próprio ar da rua, devido aos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que estão por toda a parte, além de serem invisíveis, inodoros e imperceptíveis.

gardenwall jardins internos 1

Mais de 900 COVs já são conhecidos, muitos deles são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde como cancerígenos e altamente prejudicais a nossa saúde, presentes no nosso cotidiano. Ex.: Tinta das roupas, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, batom entre outros.

A EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) afirma que os COVS podem determinar que a poluição de um ambiente interno seja até 10x maior do que a de um ambiente externo.

gardenwall jardins internos 2

Por acaso a NASA (Agência Espacial Americana) que se dedicava a estudos para permanecer e criar uma estação espacial na Lua descobriu o poder das plantas em filtrar o ar e combater os COVs, utilizando plantas dentro de câmaras de teste e medindo a qualidade do ar. Na segunda amostra de ar coletada detectaram que não tinha nenhum traço de COV sendo que na primeira amostra tinha mais de 300. Bill Wolverton foi o botânico chefe dessa pesquisa que descobriu que todos os tipos de plantas faziam o processo Fitorremediativo (Cura através das plantas), porém algumas específicas eram mais poderosas no combate aos COVs. Ex.: Samabaia Paulistinha (Capta formoldeído, tileno), Jibóia (Capta todos os gases), Hera (Capta Xileno), Aglaonema (Capta Formoldeído e alguns gases de desodorante e shampoo).

gardenwall jardins internos 3

A fitorremediação é uma das mais novas e respeitadas áreas da ciência, é importante lembrar que a fitorremediação só ocorre quando a planta está no seu local adequado (Iluminação, ventilação, interno, externo...).

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=3GVuuosVrsk

Mais informações:

http://gardenwall.com.br/