A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

1º. Fórum de Paisagismo Gran Flora Veiling supera expectativas e já prevê segunda edição

1º. Fórum de Paisagismo Gran Flora Veiling supera expectativas e já prevê segunda edição


Gran Flora Veiling Holambra 3

O Fórum atraiu a atenção de diversos profissionais ligados ao setor, além de estudantes e pessoas interessadas no segmento. Foram mais de 120 pessoas participantes nos dois dias do fórum e mais de 400 visitantes.

Gran Flora Veiling Holambra 4

Conceituados profissionais atuantes no mercado, expuseram projetos, deram dicas e interagiram com os participantes, trocando experiências e passando um pouco de sua vivência dentro dos temas propostos (confira detalhes das apresentações abaixo).

Gran Flora Veiling Holambra 6

Atualmente o paisagismo é um dos segmentos que mais cresce dentro da comercialização de plantas ornamentais. Segundo Thamara D’Angieri, gerente de marketing e comunicação do Veiling, a revitalização de espaços públicos e a busca por ambientes que priorizem a aproximação do homem com a natureza, têm contribuído significativamente para esse impulso, levando os profissionais da área a buscarem cada vez mais capacitação e alternativas para o desenvolvimento de seus projetos.

Gran Flora Veiling Holambra 7

Thamara comenta também que, a repercussão do evento e o interesse demostrado pelo público fizeram com que os profissionais participantes e organizadores já cogitem outros temas e propostas para um segundo fórum nos mesmos moldes que este, com previsão de data para o mesmo período no ano que vem.

Além das palestras, o fórum contou também com uma mostra de produtos, ambientes decorados, acessórios voltados para o setor e dois projetos exclusivo desenvolvidos para o lançamento do evento: um lago ornamental com peixes, rochas e lindas plantas formando um verdadeiro ecossistema, e um jardim versátil com árvore frutífera, ervas aromáticas e móveis sustentáveis.

Gran Flora Veiling Holambra 8

 

Os inscritos ainda concorrerão ao sorteio de três vouchers no valor de R$ 1.000,00 em compras no Gran Flora.

Projeto Flor com Amor – O evento também teve um cunho social, uma vez que os valores arrecadados com as inscrições para o fórum foram revertidas em prol da APAE de Jaguariúna. Esta ação fez parte do Projeto “Flor com Amor” - uma iniciativa que visa promover ações sociais dentro de eventos do segmento de flores e plantas. Nesta oportunidade a arrecadação somou nove mil reais que serão entregues posteriormente à instituição.

- Conheça os profissionais os temas abordados durante o Fórum

Marcel Barbosa – Paredes verdes – Marcel abriu o fórum com um tema bastante atual e que vêm despertando o interesse de muitos paisagistas e arquitetos, paredes verdes. “O jardim vertical é a mais nova tendência no paisagismo mundial”, explica o paisagista e engenheiro agrônomo Marcel Barbosa. “Além de se adaptar aos mais variados espaços, ele também dá funcionalidade a paredes que antes eram utilizadas apenas para dividir ou limitar ambientes. Os muros também ganharam outra função e hoje podem ser verdadeiros jardins, uma verdadeira área verde na parede. Esta tendência também possui outras funcionalidades, como por exemplo, as paredes verdes são uma boa opção para diminuir a temperatura interna das construções”.

Gran Flora Veiling Holambra 9

Otto Felix - A importância do paisagismo na arquitetura contemporânea – O arquiteto e urbanista e também DJ, Otto Felix abordou diversos assuntos relacionados ao paisagismo contemporâneo, como técnicas empregadas sobre drenagem, iluminação, materiais usados, volumetria e a escolha mais adequada de estilos de jardins para cada trabalho. Otto apresentou também alguns estudos de casos e seus resultados. “Ao contrário do que possa parecer, o arquiteto é o maior cliente do paisagista. É muito importante conhecer a fundo o projeto arquitetônico e a visão sobre a ótica deste profissional, uma vez que os projetos envolvem muitos detalhes importantes, principalmente relacionados à arquitetura contemporânea”, revela Otto.

Gran Flora Veiling Holambra 14

Ana Maria Liner – Aspectos Relevantes da Arborização Urbana – A professora e doutora em agronomia Ana Maria Liner discorreu sobre a necessidade da observação de parâmetros que propiciem o pleno desenvolvimento das plantas dentro dos projetos e como obter o retorno almejado. A profissional ainda falou sobre a importância e os vários aspectos do verde urbano, tais como, proporcionar conforto acústico e térmico, contribuir para o ar mais puro e saudável, além de promover a socialização e o embelezamento dos espaços. “Mais que beleza, as áreas verdes influenciam diretamente na vida das pessoas, uma vez que podem propiciar mais conforto e ar mais saudável”, comentou a agrônoma e paisagista Ana Liner, atual chefe do Departamento de Paisagismo da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP).

Gran Flora Veiling Holambra 10

Marcelo Novaes – Jardins tropicais – Encerrando o primeiro dia do fórum, Marcelo Novaes apresentou uma seleção de projetos de sua autoria, mostrando passo a passo cada fase da implementação de um jardim tropical. Além dos trabalhos, Novaes contou um pouco da história do notável paisagista Burle Max, um pioneiro neste estilo, e também falou sobre o rumo deste tipo de paisagismo nas metrópoles contemporâneas. “O profissional de paisagismo deve levar a sério a escolha das espécies e sua utilização. Levando sempre em consideração, cores, texturas e dimensões, entre outras características dos produtos utilizados para a composição de seus projetos”, destacou o arquiteto e também paisagista.

Gran Flora Veiling Holambra 11

Ricardo Caporossi - Lagos Ornamentais e Piscinas Biológicas – O paisagista, aquarista e médico veterinário, abriu o segundo dia de palestras falando sobre tema que já é tendência em muitos projetos brasileiros, os lagos ornamentais. Caporossi apresentou projetos de sua autoria, como foi feita a implementação de alguns deles, como, lagos formais, orgânicos e piscinas biológicas. O profissional, que se especializou neste tipo de construção, abordou o desenvolvimento dos projetos, bem como, as etapas que envolvem cada trabalho até sua conclusão, além da continuidade e manutenção do projeto. O aquarista ainda comentou o projeto especial, feito em tempo recorde para o evento, localizado na parte externa do Gran Flora.

Gran Flora Veiling Holambra 13

Rafaela Novaes - Telhados verdes – Filha de Marcelo Novaes, Rafaela herdou a paixão pela natureza e pelos desafios arquitetônicos. No fórum, a arquiteta e paisagista falou sobre os benefícios deste novo conceito e as tecnologias construtivas empregadas para a confecção de um telhado verde. Rafaela também irá explicou sobre os critérios adotados em São Paulo referentes à quota ambiental e projetos executados nesse tipo de superfície além de opções em produtos utilizados e sua manutenção. “Em diversas metrópoles os telhados verdes já fazem parte das novas construções. Mais que uma tendência, são uma ótima opção para otimizar estes espaços, além de contribuir com inúmeros benefícios para as edificações”, explicou a profissional.

Gran Flora Veiling Holambra 15

Marcelo Faisal - Tendências do mercado – O premiado paisagista encerrou o fórum fazendo uma análise do mercado brasileiro e sua evolução. Faisal falou sobre o panorama atual do mercado imobiliário, aspectos sobre o crédito, PIB, empreendimentos imobiliários e os diferentes desafios e soluções que envolvem atualmente este segmento. Além de projetos residenciais e comerciais, o paisagista também comentou suas participações nas Mostras Casa Cor, entre outros trabalhos de sua autoria premiados no Brasil e no exterior.

Gran Flora Veiling Holambra 12

Serviço: O Fórum aconteceu dentro do Espaço Gran Flora nos dias 28 e 29 de setembro – Rodovia SP 107, km 27 – Santo Antônio de Posse - SP. O valor das inscrições (R$ 100,00) deu direito à participação em todas as palestras do fórum e coquetel nos dois dias, além de ser revertido integralmente para a APAE. Estudantes pagaram meia entrada.

Informações: www.veiling/forumdepaisagismo

Gran Flora – www.granflora.com.br

Cooperativa Veiling Holambra – www.veiling.com.br

Dep. de Marketing e Comunicação – (19) 3802-9203 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">comunicaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.