A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

6ª Greenbuilding Brasil - O evento da construção sustentável


 Ao longo dos três dias de evento, cerca de 60 sessões técnico-educacionais que serão ministradas por 135 palestrantes: desempenho energético, cidades resilientes, escolas e hospitais auto suficientes em energia, novas certificações LEED (residenciais e em creches), redução de custo na construção por meio da sustentabilidade, utilização da madeira na construção, coleta automatizada de resíduos sólidos urbanos, as construções sustentáveis e sua relação com a saúde, bem-estar e a produtividade nos escritórios, são alguns dos exemplos. “A Greenbuilding Brasil é uma ferramenta eficaz na disseminação das boas práticas sustentáveis na construção civil, no Brasil e em toda a América Latina”, afirma Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora do evento.

EX-MINISTRA MARINA SILVA PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE ABERTURA

A ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, fará a abertura oficial da 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, o evento da construção sustentável da América Latina, que será realizada dia 11 de agosto, às 11h30, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O Brasil, de acordo com balanço recente divulgado pelo US Green Building Council (USGBC), ocupa a quarta posição no ranking mundial das construções sustentáveis, e abriga o primeiro bairro totalmente sustentável da América Latina, o residêncial Ilha Pura, no Rio de Janeiro, onde será a vila olímpica dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos na cidade, em 2016.

gbc 2015 marina silva

Na oportunidade, Marina Silva falará aos presentes sobre ideias sobre o desafio de promover o desenvolvimento sustentável, e de criar uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo. Marina abordará também temas como a crise da civilização, conceito de sustentabilidade, tendências no ambiente social, empresarial e político, e os tipos de liderança necessários para o avanço da conscientização e para o sucesso das iniciativas no âmbito do desenvolvimento sustentável.

AQUADROP – Sistemas de irrigação subterrânea com mangueira de pneu reciclado

Eficiência, autonomia, praticidade, tecnologia, economicidade. Esses são os principais atributos da mangueira Aquadrop, produto que a empresa apresentará na Expo GBC 2015.

AquaDrop 7

A tecnologia é composta por um sistema de irrigação subterrânea inovador e totalmente exclusivo no Brasil, que se destaca como uma solução sustentável para diferentes tipos de plantio e jardinagem, e contém em sua composição 80% de pneus reciclados. Graças à sua textura porosa, que permite a distribuição uniforme de água, ar e fertilizantes, ela oferece economia de até 70% no uso de água para a irrigação de plantações, jardins verticais, estufas e telhados verdes, em comparação aos sistemas convencionais de rega disponíveis no mercado.

GBC 2015 1BRASTON – Pisos personalizados permeáveis feito com matéria-prima reciclada


A Braston, empresa que fabrica pisos personalizados, levará para a Expo GBC um piso permeável com matéria-prima reciclada, refugo da própria obra. Primeiro piso permeável do Brasil, e também o primeiro a obter a Tabela Ambiental®, o Megadreno da Braston permite a passagem de três litros de água em aproximadamente cinco segundos. Além da função permeável, outra característica que posiciona a linha Megadreno da Braston entre as opções mais sustentáveis disponíveis no mercado é a de utilização em sua composição de matéria-prima reciclada. O modelo Recyclê é fabricado com agregados reciclados e triturados oriundos do descarte de obras, reutilizando materiais como porcelanato. Para aumentar a resistência do piso na cura, também são utilizados cimento com alto teor de conteúdo reciclado, concreto e fibras de coco.

CUSHMAN & WAKEFIELD – Serviço de gestão de projetos sustentáveis

A Cushman & Wakefield, maior empresa privada de serviços imobiliários no mundo, apresenta na 6ª Greenbuilding Brasil o novo serviço de Gestão de Projetos Sustentáveis. O objetivo é agregar a sustentabilidade não apenas ao projeto imobiliário (arquitetura), mas também às áreas de gestão e construção. Na área de arquitetura, a equipe participa desde o início do conceito do projeto, contribuindo na escolha de produtos que não impactem o meio ambiente como, por exemplo, aqueles com baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), os recicláveis ou os de madeira com certificação FSC (Forest Stewardship Council). A área de sustentabilidade também ajuda a projetar, para edifícios existentes, sistemas de ar-condicionado, automação e elétrica que resultem em melhor eficiência e que garantam mais bem-estar e produtividade aos ocupantes. A gestão de construção envolve todo o acompanhamento da obra, que tem de se adequar ao novo planejamento, sempre em parceria com a construtora.

DANFOSS – Soluções que reduzem o consumo de energia elétrica em ar-condicionado em até 35%

A Danfoss, líder global no fornecimento de tecnologias para setores como o de alimentos, energia, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, estará presente na Expo GBC 2015. O foco da empresa este ano é mostrar suas soluções que reduzem o consumo de energia elétrica em sistemas de ar condicionado para edifícios comerciais, como compressores, conversores de frequência (que reduz o consumo de energia em até 35%), válvulas AB-QM (que promete poupar até 15 de energia em sistemas de climatização), válvulas de expansão eletrônica e trocador de calor micro canal.

DECA – Linha de torneira e válvulas de descarga que economizam até 70% o consumo de água

A Deca, líder no mercado de louças e metais sanitários, marca presença na Greenbuilding Brasil 2015, apresentando seus produtos com foco no uso consciente da água. Um dos destaques da empresa é o lançamento da torneira com Tecnologia Eco destinada a uso residencial unindo o design Deca a uma economia de água de até 70%. Com sistema inovador, possibilita dois tipos de uso: Economizador (fechamento automático) com movimento de abertura no sentido anti-horário e o Convencional (fechamento manual), com movimento de abertura no sentido horário, deixando o usuário decidir quando fechar o fluxo de água. O produto estará disponível nas lojas Deca em outubro/15. Na categoria válvulas de descarga, a Deca apresenta a Hydralux Duo, que possui sensor de ausência que aciona automaticamente a descarga após a utilização e saída do usuário, com economia de 60% de água. Este mecanismo possui inteligência que verifica o tempo de permanência durante o uso da bacia; se for inferior a 60”, o sistema aciona a meia descarga para troca de líquidos - utilizando apenas 3 litros de água – mas, se o tempo for superior a 60”, o acionamento será de 6 litros para a limpeza completa.

DOCOL – Linha Bactéria-free que elimina 99% de bactérias na superfície dos metais de sua linha

Pioneira e líder no Brasil na fabricação de produtos que garantem o uso consciente da água, a Docol apresentará uma série de soluções relacionadas à construção sustentável, como as linhas antivandalismo, a linha Leed e a Garantia Toda Vida. Um dos principais destaques é a nova tecnologia Bactéria-free com ação antibacteriana a produtos voltados ao uso público e residencial, proporciona segurança e higiene ao eliminar bactérias da superfície dos metais sanitários com redução superior a 99% na existência de bactérias sobre a superfície, sendo ideais para hospitais, clínicas e outros ambientes que exijam higiene absoluta. A linha Bactéria-free, da Docol, se diferencia das outras, pois é a única no mundo cuja aplicação da tecnologia antibacteriana combina nanotecnologia ao processo de cromagem, não interferindo na cor e no brilho do metal, tornando a ação antibacteriana permanente.

EASTMAN CHEMICAL – Películas de segurança para proteção solar

GBC 2015 1

A Eastman Chemical, líder global na fabricação de películas de segurança para proteção solar. Na ocasião, a companhia apresentará sua linha de películas LLumar®, que aplicadas sob o vidro podem reduzir a incidência da radiação solar em até 83% e oferece bloqueio de raios ultravioletas em 99%. A tecnologia aplicada nos produtos inclui multicamadas com proteção UV e espectro seletividade, o que confere alto desempenho e eficiência imediata para projetos de construção civil e arquitetura que buscam utilizar luz natural e reduzir o consumo de energia em prol da sustentabilidade do meio ambiente.

 

GBC 2015 6ECOQUEST – Soluções em filtros para purificar e melhorar a qualidade do ar em ambientes

Ecoquest 2A Ecoquest irá apresentar soluções integradas para eficiência energética por meio da qualidade do ar. Na ocasião, a empresa apresentará o filtro EcoAyr V8. Esta tecnologia polariza o filtro com as partículas em suspensão, resultando em uma profunda limpeza no ar e maior retenção de poeira em relação aos filtros convencionais. A tecnologia patenteada do filtro EcoAyr V8 proporciona economia de energia no sistema de ventilação, tendo em vista que a perda de carga do filtro é muito inferior ao filtro convencional, bem como uma redução significativa nos custos de operação e manutenção em função da maior retenção de poeira. Outro diferencial do produto é o prazo para substituição do filtro pode se estender até seis anos.

EVAC – Sistema de coleta de esgoto a vácuo (economiza até 90% de água)

GBC 2015 4A Evac – referência mundial em soluções ecológicas e sustentáveis - apresentará na Greenbuilding Brasil 2015 o sistema de coleta de esgoto a vácuo, capaz de promover uma economia de até 90% de água na parte dos sanitários. A empresa implantou o sistema no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. De acordo com a empresa, a economia lá é de 70 mil litros de água por dia ou dois milhões de litros por mês. Uma descarga tradicional libera uma média de seis a 12 litros por vez contra 1,2 litro da descarga vácuo. Em dinheiro e com os valores de hoje, a economia mensal gerada pelo sistema é de R$ 45 mil. Na época, o empreendimento investiu R$ 600 mil em equipamentos o que foi recuperado em dois anos.

RAIN BIRD – Soluções de irrigação inteligente para jardinagem

A Rain Bird do Brasil apresentará nesta 6ª edição da Greenbuilding Brasil sua linha de soluções para irrigação inteligente destinada à obras de paisagismo. São acessórios dos mais variados modelos, aspersores spray, rotores, válvulas, sistemas de irrigação de baixo volume, controladores de vazão e softwares para controle remoto de irrigação, que privilegiam a economia de água e eficiência na aplicação.

Rain Bird 1

VERTIGARDEN - Soluções em jardins venticais hidropônicos e modulares

GBC 2015 5A VERTIGARDEN, empresa especializada no desenvolvimento de projetos e construção de jardins verticais hidropônicos e modulares, é presença confirmada na Greenbuilding Brasil 2015. Na edição deste ano, a empresa levará sua linha destinada aos “Jardins Verticais”, com placas modulares prontas de plantas adultas que podem ser instaladas em fachadas inteiras de prédios, substituindo os revestimentos prontos como ACMs, peles de vidro ou placas de pedra. A instalação é feita por meio da aplicação de inserts metálicos, de modo muito simples e rápido, sem causar transtornos ou sujeira na obra.

 Veja os vídeos de algumas aplicações de jardins verticais:

    HCor: https://vimeo.com/89296964

    ED. HL Faria Lima: https://vimeo.com/99495634

    Residência: https://vimeo.com/121057265

    Hospital Sírio Libanês (primeira etapa): https://vimeo.com/126680392

WWF-BRASIL – Aplicativo de celular para identificar as madeiras que podem ser usadas na construção civil

A WWF-Brasil, ONG brasileira que participa de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza, levará para a Greenbuilding Brasil 2015 um aplicativo para celular que mostra como usar madeira sustentável na construção civil. Este aplicativo, disponível no Google Play e que em breve será lançado no IOS, reúne uma série de informações sobre espécies de madeiras brasileiras que podem ser utilizadas para projetar e fabricar móveis, portas, janelas, esquadrias, entre outros itens. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa brasiliense Espaço Virtual que, como o próprio nome indica, desenvolve projetos e ações digitais. As informações disponíveis no aplicativo foram retiradas do livro “Catálogo de Madeiras Brasileiras”, lançado em 2013 pelas instituições participantes do Programa Madeira é Legal – incluindo o WWF-Brasil.

É possível baixar o aplicativo neste link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evirtual.catalogodemadeiras

6ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional e Expo

Data: 11 a 13 de agosto de 2015

Horário de exposição: 10h – 20h

Horário do congresso: 9h30 – 18h30

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo

Mais informações: http://www.expogbcbrasil.org.br/.