A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Aquadrop é solução sustentável e inovadora com suas mangueiras para irrigação


Fabricada em Santa Bárbara d’Oeste (SP) e distribuída para todo o país, a Aquadrop tem em sua composição 80% de pneus reciclados e pode ser completamente automatizada. Graças à sua textura porosa, que permite a distribuição uniforme de água, ar e fertilizantes, ela oferece economia de até 70% no uso de água para a irrigação de plantações, jardins verticais, estufas e telhados verdes, em comparação aos sistemas convencionais de rega, disponíveis no mercado.

AquaDrop 8

O produto já é utilizado por profissionais de diferentes estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. De acordo com o empresário Alberto dos Santos, diretor da Aquadrop, o baixo consumo, a alta durabilidade e a composição sustentável da mangueira foram as características que mais despertaram sua atenção, no momento de decidir produzi-la no Brasil.

AquaDrop 3

“Conheci a tecnologia na Alemanha, onde há mais de 10 anos ela tem sido aplicada em campos de futebol e plantações, trazendo ótimas soluções aos agricultores. Após estudos de mercado, identificamos a viabilidade de trazê-la ao Brasil, já que os agrônomos e paisagistas buscam soluções econômicas e sustentáveis, que beneficiem o meio ambiente, e a mangueira atende completamente a esta demanda”, aponta o empresário, que possui mais de 30 anos de experiência no segmento de agricultura.

AquaDrop 1

Entre os projetos de destaque, no qual a Aquadrop já foi implantada, estão o jardim sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro,o telhado verde do Sesc (Serviço Social do Comércio) Jundiaí (SP), o canteiro de flores do Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) e o jardim do Edifício Ana Costa, em Santos (SP).

Informações técnicas

A mangueira Aquadrop deve ser aplicada de 10 a 15 cm abaixo do solo em jardins (com espaçamento de 50 cm) e de 20 a 30 cm na agricultura (com espaçamento por linha de plantio). Ela possui diâmetro externo de 1/2 polegada e interno de 3/8, com vazão de 2 litros por metro por hora em um lance máximo de 100 metros com uniformidade. Por conter microfuros e distribuir a água uniformemente, a mangueira não entope, evita alagamentos em pontos do solo e as raízes não penetram em seu interior.

AquaDrop 7

AquaDrop 4

Outra vantagem é que, por ser subterrânea, ela não interfere no design do jardim, além de não perder água por evaporação. Como em todo e qualquer sistema de irrigação, é necessário a utilização de um filtro na entrada de água, para garantir o perfeito funcionamento do sistema a longo prazo.

Mangueira de aeração

Com maior espessura e medida de 1 polegada, a mangueiraAquadrop também tem sido utilizada com êxito no segmento da aeração. Ela possui aplicações em todos os níveis de gestão e tratamento de águas residuais, incluindo lagoas de tratamento e sistemas de ventilação e agitação de fossas sépticas e proporciona a transferência de grande quantidade de oxigênio para a água, garantindo eficiência e proporcionando economia no consumo de energia.

AquaDrop 5

“No caso da aeração, quanto mais as bolhas ficam em contato com a água, maior é a oxigenação. Por isso, aliamos tecnologia e reciclagem de pneus para criar minúsculos poros em toda a extensão da mangueira, que ampliam a transferência de oxigênio dentro da água e tornam o sistema mais eficaz”, explica Alberto dos Santos, diretor da Aquadrop.

Saiba mais

Aquadrop é um sistema de irrigação, drenagem e aeração de solos e reservatórios de água que utiliza mangueiras de instalação subterrânea, responsáveis por transferir a água ao solo por meio de poros, localizados em suas paredes. Sua textura, composta por finas partículas de borracha - por onde ocorre a saída de água, ar e fertilizantes - pode ser controlada através da pressão, que permite a distribuição uniforme por toda sua extensão e evita que o solo seque ou fique alagado. Seu princípio de funcionamento difere dos sistemas convencionais de irrigação por gotejamento e possibilita maior economia de água e energia.

Aquadrop

Rua João Covolan Filho, 273 – Distrito Industrial I

Santa Bárbara D’ Oeste – SP – CEP: 13.456-134

Tel.: (19) 3454-7445 / (19) 3454-7449

www.aquadrop.com.br 

www.youtube.com/watch?v=XxY2W4YHDC8