Confiram como foi o debate sobre Infraestrutura Verde Urbana promovido pela ANP
- Administrator
Nesta 1ª edição, Cecilia Herzog foi a convidada de honra, para palestrar sobre os exemplos mundiais de infra-estrutura verde que estão sendo adotados nos diversos continentes, servindo de base para o debate que visa propor soluções para grandes problemas de desenvolvimento urbano enfrentados pelas cidades brasileiras.
Cecilia Herzog é Paisagista Urbana, e dentre outras atividades é professora de Planejamento Urbano na PUC-RJ, Presidente SURE-BR - Sociedade para Ecologia Urbana, Diretora de Meio Ambiente na ANP, autora do livro Cidades Para Todos, além de sermembro de diversos Comites e grupos de pesquisas com foco na Ecologia Urbana e viajar o mudno participando de grupos de pesquisa, convenções, e muitas visitas em busca de soluções adotadas em planos e projetos em todas as escalas de projeto.
“Parece que o Brasil está fora do planeta Terra. Aqui ainda estamos na era da energia suja, dos carros, da canalização de rios e córregos, da expansão urbana sobre áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, transformando as nossas paisagens de forma totalmente inconseqüente e irresponsável. Estamos nesse paradigma de um desenvolvimento insustentável a qualquer custo. E esse custo é altíssimo! Até quando?” Cecilia Herzog
Os paisagistas João Jadão, Eliana Azevedo, Julio Pastore, Gilberto Elkis e Raul Cânovas, compuseram a mesa e coordenaram a discussão entre os presentes, analisando os exemplos e soluções inteligentes que estão sendo implementados com sucesso em outros países, e em como os paisagistas brasileiros podem contribuir para que esse atual modelo de desenvolvimento e construção sustentável seja adotado nos projetos aqui no Brasil.
Sem duvida alguma a exemplificação entre o que está sendo feito em diversas cidades de todos os continentes e o que está sendo feito por aqui proporcionou um incrível debate, os participante corresponderam positivamente a iniciativa, participando ativamente, sugerindo ações que estão ao alcance de todos e para as que não estão buscar formas de viabilizar, inclusive junto ao poder público.
Por isso foi muito importante também a participação do deputado federal Ricardo Izar, presidente da Frente Parlamentar de Habitação e Desenvolvimento, e relator do projeto de Lei, já em aprovação, sobre a Regulamentação da Profissão de Paisagista.
Izar relembrou da importância da participação de grupos organizados nas sessões plenárias e maior cobrança e acompanhamento dos projetos de lei que são encaminhados a votação e que visam legislar sobre a esfera do planejamento urbano.
Outro exemplo que pode e deve ser seguido, é o maior envolvimento dos profissionais no processo de educação da sociedade para que possam cada vez mais exercer corretamente seus princípios profissionais, que acima de tudo é a valorização da Ecologia, mesmo ações individuais com clientes públicos ou privados é possível disseminar as boas práticas sustentáveis nos projetos desenvolvidos.
Desse encontro, foi unânime a necessidade de elaborar um manual de boas práticas para o desenvolvimento urbano de nossas cidades, que poderá ser desenvolvido através de um processo aberto e participativo, sob a coordenação da ANP, seus associados e colaboradores.
O evento foi realmente um sucesso de público e participação, e já estamos aguardando os próximos! Fique atento e participe.
fontes: http://ceciliaherzog.wordpress.com/atualidades-2/
http://anponline.org.br/portal/