A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Conheçam o projeto da ponte para pedestres e ciclistas sobre o Rio Pinheiros


Além de beneficiar mais de 15 mil pessoas diariamente, a nova ponte torna possível a implantação da ciclovia na margem oeste do rio Pinheiros, contribuindo assim para aumentar a qualidade de vida da população. Ao adotarem a bicicleta como meio de locomoção, os cidadãos poderão economizar tempo e recursos, tanto financeiros quanto naturais, já que ao deixar o carro em casa haverá também redução da emissão de gases poluentes. Somando-se a população que vai ser beneficiada com a construção da ponte e com a entrega da Ciclovia do Trabalhador, estima-se que 300 mil pessoas serão positivamente impactadas

Rio_Pinheiros_3

O projeto nasceu e foi viabilizado por uma bem sucedida parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Para criar este projeto a empresa Bayer contratou os arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote, da “Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo”. A solução arquitetônica tem como referência a “vitória régia”, em que a ponte, tem como elementos centrais, duas ilhas metálicas, cobertas de vegetação, que sustentam a linha de cerca de 90 metros de extensão da ponte. Estas duas ilhas são constituídas por plataformas circulares com 18 metros de diâmetro, cada uma delas apoiada sobre tubulações de concreto de dois metros de diâmetro.

Rio_Pinheiros_2

Quem atravessar o canal, poderá usufruir da paisagem, passando por estas duas ilhas verdes que compões o cenário do rio.

 Para manter a navegabilidade do canal, para as embarcações de limpeza e manutenção, a ponte será  móvel no centro, entre as duas ilhas, através de motores elétricos de alta potência.

 

Rio_Pinheiros_1

 

 

Rio_Pinheiros_5

A ponte foi inteiramente custeada pela Bayer, um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. “O Grupo Bayer é comprometido com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável. E esse projeto alia exatamente esses dois valores. A ponte ajudará a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano”, reforça Theo van der Loo. “Para nós é uma honra que a ponte seja inaugurada em 2013, quando completamos nosso aniversário de 150 anos no mundo e de 117 no Brasil”, comemora

Rio_Pinheiros_6

Serviço:

Projeto: Ponte sobre canal Guarapiranga, São Paulo - SP

Comprimento - 90m

Projeto - LoebCapote Arquitetura e Urbanismo

Ano - 2013