Paisagismo pós-pandemia

Paisagismo pós-pandemia


Andei sumida por uns meses, e agora volto a escrever por aqui...O motivo: muito trabalho, o que jamais imaginei numa pandemia.
Cate Poli Coluna 0221 1

No primeiro momento me preparei emocional e financeiramente para tentar sobreviver à uma crise, e quando vi estava contratando mais gente e aumentando salários!

Hoje já posso afirmar que a procura por projetos e serviços de paisagismo aumentou muito, não só para mim como para a grande maioria dos paisagistas, o que mostra que houve uma valorização da nossa profissão, que acredito, veio para ficar. As pessoas perceberam a importância de uma área verde bem projetada e, pelo menos no mercado da capital paulista, a busca por casas urbanas e casas de praia e campo aumentou muito.

Cate Poli Coluna 0221 2

Estamos com a equipe de projetos em home office desde meados de março de 2020, já vai fazer quase um ano, e o esquema de trabalho e produtividade tem funcionado, daí a importância de se ter os arquivos na nuvem e os sistemas e programas atualizados e organizados. Acho que voltaremos presencialmente somente alguns dias na semana, o que vai trazer mais qualidade de vida à nossa equipe.

Cate Poli Coluna 0221 3

O maior avanço e ganho de tempo foi, e creio que será, nas reuniões on-line, que também vieram para ficar! Quanto tempo perdíamos em deslocamentos no trânsito, gasto de combustível e estacionamento. O compartilhamento de tela tem funcionado muito, e os clientes conseguem entender perfeitamente os projetos, apresentados em maquetes eletrônicas do jardim. É a tecnologia trabalhando a nosso favor!

Cate Poli Coluna 0221 4

As redes sociais funcionaram como veículo de divulgação e marketing do nosso trabalho, e quem soube trabalhar o Instagram principalmente, conseguiu potencializar a captação de clientes e multiplicar o número de seguidores, já que sem sair de casa, muita gente ficou ligada na Internet.

Cate Poli Coluna 0221 5

Plantas sumiram do mercado, aumentaram de preço, e até grama chegou a faltar! Quem iria imaginar uma situação dessas? Acredito que a produção de espécies vegetais deva se normalizar até o meio deste ano, nem os produtores de plantas estavam preparados para o crescente aumento da demanda. Os Garden Centers estão sempre lotados, muita gente comprou e está comprando plantas e acessórios para o jardim.

Cate Poli Coluna 0221 6

Estamos vivendo um momento atípico, um boom de consumo de paisagismo, acredito que em alguns anos a demanda irá diminuir, mas nunca mais nosso mercado será o mesmo. Enfim o paisagismo ganhou a importância que tanto merecia no ramo da arquitetura e construção civil. E você, como se preparou para a pandemia, teve muito trabalho, o que acha que mudou no nosso mercado?