Alimentando a criatividade

Alimentando a criatividade


Estive pensando e um bom estímulo à criatividade é visitar jardins em viagens, sempre tem alguma novidade, ou alguma planta nova usada de um jeito diferente para acrescentar.

Quando tiro férias sempre faço o circuito turístico básico: museus, pontos turísticos principais, mas se der para escapar incluo um parque ou algum jardim famoso. E sabe que até mesmo na própria natureza, diferente do que estamos habituados no dia a dia, acabamos encontrando inspiração.

COLUNA CATE Jardim Botânico

Muitas vezes não precisamos nem ir muito longe, tem muitos jardins botânicos maravilhosos no Brasil. Já visitei o de São Paulo, do Rio de Janeiro e o Plantarum em Nova Odessa, que é uma aula de botânica ao ar livre. Se ainda não foi: vá!

COLUNA CATE Jardim Botânico Plantarum

Para apreciar a obra do mestre Burle Marx em São Paulo tem o Parque que leva seu nome e no Rio de Janeiro o Aterro do Flamengo. Uma visita boa é a Fazenda Vargem Grande, em Areias-SP quase na divisa com RJ, onde você pode somente visitar ou até se hospedar.

COLUNA CATE PARQUE BURLEX 1

O jardim em patamares é lindo e se for no verão pode tomar sol no deck e nadar na piscina projetada pelo mestre. E tem também o incrível Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, esse por incrível que pareça ainda não conheço, mas está como primeiro na minha lista. Dizem que é espetacular!

COLUNA CATE PARQUE BURLEX

Para quem é de Minas Gerais imperdível mesmo é o Instituto Inhotim, em Brumadinho-MG, que para mim é a Disney para paisagistas, tamanha a beleza, imensidão e manutenção impecáveis. Com paisagismo tropical exuberante é um lugar surpreendente, vale muito a visita! Fui duas vezes e quero voltar, se morasse em Belo Horizonte iria todo mês, é o meu predileto e imagino que de muitos paisagitas!

COLUNA CATE Instituto Inhotim

Quando fui à Amazônia me encantei com os igarapés e as vitórias-regias, no Nordeste adorei as ondulações de dunas e gramineas com os coqueiros debruçados sobre a praia. Podemos encontrar inspiração em qualquer lugar, e o nosso Brasil é muito rico em parques e jardins para visitarmos, nossa natureza é mesmo abençoada. Não podem fugir da lista o jardim da Fundação Moreira Salles no Rio, o Jardim Botânico de Curitiba, o Parque do Ibirapuera em São Paulo...a lista é infindável, se alguém se lembrar de mais algum pode sugerir!

COLUNA CATE AMAZONIA VITORIA REGUIA

Última dica, mas não menos importante: para se manter atualizado profissionalmente acho imprescindível visitar mostras de decoração, onde podemos conferir as últimas tendências de paisagismo. Pode soar cliché, mas faz parte do nosso trabalho essa atualização. Não precisa seguir a última moda em jardins nem usar a planta-tendência, mas precisa alimentar a criatividade sim!

COLUNA CATE ATERRO DO FLAMENGO

E hoje com as mídias sociais, Facebook, Instagram e Pinterest principalmente, acaba tendo muitíssima informação digital, mas nada substitui a experiência sensorial de se visitar um jardim ao vivo, com suas texturas, aromas, cores e sons.

COLUNA CATE SITIO BURLEX MARX

Então fica minha a dica aqui: faça uma lista e visite ao menos um novo jardim a cada 2 meses, faça uma lista e se programa, vai ver como a inspiração vai aumentar, e os seu jardins ficarão mais ricos e bonitos! Aprimorando e aprendendo sempre, né?

Fotos de divulgação

Mais informações:

catepoli.com.br