Jardim Perfumado
Rosas:
As roseiras devem ser cultivadas em locais que recebam sol e sejam arejados, principalmente para evitar o surgimento de fungos nas flores e flores. O aroma é exalado durante todo o dia.
Jasmins:
Considerada a rainha das flores na aromaterapia, o jasmim que para muitos possui aroma exótico é ideal para quem tem um imóvel com uma varanda pequena, nesse caso aconselha-se um vaso com o jasmim-do-cabo. Essa planta de médio porte desabrocha suas flores brancas na primavera, exalando um perfume irresistível.
Mas, se a varanda é espaçosa, pode-se usar também trepadeiras, como o jasmim-dos-poetas, com floração entre o outono e inverno. Outra opção para quem mora em cobertura ou casa é uma linda árvore desta mesma família chamada jasmim-manga, que possui flores nas cores branca, rosa ou vinho.
Madressilva:
De perfume inigualável, a Madressilva pode ser utilizada como trepadeira, planta perfumada em canteiros e ainda como arbusto compacto. Suas delicadas florzinhas brancas e amarelas atraem abelhas e beija-flores a madressilva. Deve ser cultivada em lugares que recebam muito sol, em solo fértil, com boa adubação orgânica. E deve ser regada periodicamente, pois pode ela desidrata com facilidade, principalmente quando plantada em vasos. É tolerante ao frio e tem crescimento moderado.
Dama-da-noite:
Planta arbustiva com flores tubulares que surgem na primavera e verão, a dama-da-noite e muito conhecida pelo aroma que exala à noite. Por ter aroma muito forte, não deve ser plantada próximo a janelas ou portas da casa.
Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas. Ela precisa ser plantada no chão, e não em vasos. Atenção, todas as partes da planta são tóxicas.
As borboletas e as abelhas são atraídas pela Lavanda que no Verão ondula brandamente com a azáfama que rodeia as suas flores do nascer ao pôr do sol
Ervas aromáticas:
Se espaço é um limitador para se ter um pouco de aroma natural em casa, tenha vasos com ervas aromáticas - além de cheirosas, elas podem ser usadas na cozinha: alecrim, manjericão, coentro e hortelã são algumas delas.
Lavandas:
Há uma grande variedade de plantas de Lavanda disponíveis cujas flores podem ser roxas, brancas, rosa ou azul. Existem variedades anãs - “Nana”- que não crescem mais do que 30 cm em altura e são excelentes para fazer bordaduras de canteiros.
O aroma da Lavanda é de há muitos anos considerado um dos mais agradáveis, tornando-a muito apreciada em saquetas que se guardam nas gavetas de roupa de casa. A Lavanda pode ainda ser utilizada em chá aromático e como planta medicinal, por exemplo em aromaterapia, para induzir o sono.
Arquiteto Paisagista