A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Confira a Casa Cor Bahia 2012


0.0adelia_estevez_6970_231x347

Caminhando com versatilidade entre os conceitos do clássico e contemporâneo, os projetos de iluminação e forro terão peças que imprimem uma personalidade moderna e aprimorada, fundamental para a definição do espaço. Sempre privilegiando a integração dos espaços, a varanda será transformada no SPA Zen, que proporciona ao casal instantes de contemplação da natureza e tranquilidade diante de uma vista deslumbrante. 

SUÍTE DO CASAL 02

As arquitetas Adriana Lorenzo e Adriana Varandas pensaram em produzir umquarto  com os principais elementos que todo casal deseja. Um espaço intimista, aconchegante e confortável, que faça com que o casal se sinta bem e não tenha vontade de sair.

0.0adriana_adriana_6981_463x309

Para atingir esse objetivo, foram utilizados muitos recursos, um pé direito alto de 3.50 m e a vista privilegiada para o mar. Partindo de uma arquitetura contemporânea, o projeto utiliza materiais nobres ecomposições harmônicas e simétricas, buscando traduzir um ambiente sóbrio, elegante, livre de excessos, com peças de mobiliário e uma iluminação diversificada.

0.0adriana_adriana_6987_231x347

A integração da sala de banho com a varanda faz parte de uma grande tendência que traz a natureza para o espaço interior, criando espaços mais dinâmicos e amplos para o casal.O público vai encontrar  um projeto de arquitetura arrojado, abusando da sofisticação. A iluminação técnica e as peças decorativas são produzidas pelos dois abajours de mesa e dois abajours de pé “Melampo”.

LOFT 02 

A proposta da arquiteta mineira Aline Cangussú é ter um espaço completamente integrado à proposta da 18ª edição da Casa Cor Bahia.

0.0aline_7249_231x347

Com trabalhos realizados há 16 anos em Salvador, Cangussú planejou o loft 2 para ter soluções inovadoras que garantem a privacidade de cada lugar do espaço que terá living, quarto, ambiente para banho, closet e escritório. Como o tema da mostra em 2012 é moda, estilo e tecnologia, Aline aposta num ambiente moderno e bastante tecnológico.

0.0aline_7258_463x309

A arquiteta também utiliza cores claras e materiais leves como o vidro, com a intenção de expor a sutileza pertinente a este tipo de conceito contemporâneo de moradia. O grande destaque do projeto é a definição do quarto, que está localizado no centro do loft, em forma de cubo de vidro. Segundo a arquiteta seu maior hábito é pesquisar ao máximo antes de criar cada projeto, assim estimula sua criatividade e então abre precedentes aos novos conceitos na arquitetura de interiores.

SUÍTE DOS AVÔS 

Um ambiente tipo "colinho de avó". É a proposta do  espaço de 41m², criado pela dupla de designers de interiores Ana Claudia e Ana Paula Oliveira. Os homenageados são seus avôs, João Nonato, 95 anos, e Maria Nonato de 92. 

0.0ana_ana_7018_463x309

Como inspiração foram captados seus gostos e preferências, para mais tarde dar origem a um projeto que preza pelo conforto e praticidade, elementos indispensáveis na melhor idade. O casal vive numa fazenda, no interior de Maracás, na Bahia, que fica a 367km da capital. E dessa realidade tranquila, vieram os  tons claros, como branco, pérola e rosa seco, presentes na decoração. A ideia é misturar o moderno e o clássico, trazendo também o dourado, que transmitem a sensação de nobreza e vigor.

0.0ana_ana_7026_231x347

O lugar é aconchegante e requintado ao mesmo tempo. Através dos móveis no estilo tradicional, a história da família vai sendo contada e aos poucos, revivida pelas irmãs. No entanto, armários e acabamentos modernos também serão mostrados, dando um toque de sofisticação. Sem esquecer as necessidades do casal, detalhes de muito bom gosto foram incluídos na decoração. Boiseries, que é um revestimento de paredes típico dos séculos XVII e XVIII feitas em madeira, e um papel de parede ilustram o cenário.

SUÍTE DO BEBÊ 

Para criar a suíte do bebê, as designers de interiores Andrea Lago e Priscila Diniz, pensaram em unir a delicadeza presente no estilo provençal ao aconchego e tranquilidade necessários para o sono de todo recém-nascido. 

0.0priscila_andrea_7010_463x309

Além de acolher o bebê, a suíte possui um local para leituras ou brincadeiras, além de uma ampla varanda para o banho de sol matinal e um banheiro.  As profissionais elaborarão um projeto que permite  a adaptação do espaço, para que depois de crescida, o mesmo ambiente ainda possa ser usado pela criança. Aproveitando a tecnologia, presente no tema da Casa Cor Bahia, as designers abusaram da modernidade e incluíram no ambiente um projeto de automação, executado pela AptHouse.

0.0priscila_andrea_7012_231x347

A iluminação permite que os níveis de claridade sejam alternados, oferecendo um clima intimista. Existem sistemas integrados para som e acionamento das cortinas da varanda, todos feitos via tablet. O mobiliário moderno em contraponto com berço e cômoda de estilo clássico consagram a moda de 2012 para o segmento infantil.  Já no banheiro foi desenvolvido um mini SPA com iluminação especial para auxiliar no relaxamento do bebê.

BILHETERIA 

A artista plástica, decoradora e designer de interiores Bruna Oliveira, e a arquiteta Márcia Larangeira, transformaram a Bilheteria, que é um lugar de passagem e pouco observado pelos transeuntes, num espaço interativo e aconchegante. A ideia era distribuir pelo 'ambiente de estar' um conceito casa, com a elegância e criatividade que inspiram as peças do estilista francês Christian Dior. 

0.0bruna_marcia_7273_463x309

Dior foi um dos estilistas mais influentes das décadas de 40 e 50, sua identidade foi marcada pelo resgate da feminilidade e requinte revolucionando o mundo da moda com suas criações para o vestuário das mulheres na época.  Na Casa Cor Bahia 2012 os visitantes perceberão um  toque especial e a presença simbólica do estilista.

0.0bruna_marcia_7275_231x347

Haverá uma mistura de diversos tipos de revestimento, como madeira, pedras, vidros, papel e cores, num tom rústico e intimista. Bruna e Márcia são conhecidas também por sua preocupação na combinação dos aspectos ergonômicos com a estética  do espaço utilizado. Reorganizando conceitos e trazendo as inovações do  mercado para o ambiente, sem perder o equilíbrio entre a técnica, a harmonia e o bem estar.

O SALÃO SÁ MARINA - CABELO E ESTÉTICA

Só a existência deste espaço já é uma novidade! Afinal, será a primeira vez que um salão de beleza vai operar na Casa Cor Bahia. E os arquitetos Arturo Braga e Carla Macedo prometem trazer profissionais  badalados e grandes personalidades para movimentar o ambiente. 

0.0carla_artur_7180_463x309

A ideia que deu origem à escolha do nome, nasceu em 1968, com a música Sá Marina, que fez sucesso nas vozes de Wilson Simonal e Elis Regina. Uma canção delicada, com arranjos de soul, que fez sucesso também no exterior, e foi gravada também como "Pretty World" por Sérgio Mendes, Stevie Wonder, entre outros astros da música internacional. 

0.0carla_artur_7181_231x347

Num misto de ousadia e sofisticação, o Salão Sá Marina vai utilizar tecnologia de ponta.  Todos os equipamentos (TVs, ar condicionado, som, iluminação, câmeras de segurança) serão controlados pelo smartphone. O que também possibilita a transmissão de imagens desse celular  para as TVs de LED do salão, permitindo que os clientes vejam seu look de diversos ângulos, em substituição aos espelhos de mão, com o direito a postagem automática e imediata das fotos do novo visual nas redes sociais.

VARANDA DE ESTAR EM FAMÍLIA 

Já que a varanda é um espaço de convívio para a família, as arquitetas Carolina Bittencourt e Carolina Quintella resolveram que este canto da casa precisa ser funcional e aconchegante ao mesmo tempo.

0.0carolina_carolina_7041_463x309

O resultado dessa ideia foi a união entre a cozinha e uma sala de estar ao ar livre, para aproveitar dois dos prazeres da vida: comer e contemplar a natureza. A 18ª edição da Casa Cor Bahia será realizada num lugar rodeado de belezas naturais, o que ajudou este projeto na construção de um ambiente despojado, elegante e acolhedor, ampliando o clima intimista de uma sala de estar que desemboca numa sofisticada varanda. 

0.0carolina_carolina_7043_231x347

Haverá um mix de texturas e materiais, a madeira emoldura a vista para o mar, um piso branco e rústico trará leveza e identidade  ao local, além de uma parede revestida em seixos rolados e outra verde com tecidos e estampas da estilista Adriana Barra. Peças de design e móveis de madeira reaproveitada também serão expostos, juntamente com uma iluminação trabalhada para destacar os detalhes da decoração.

LOFT DO ESTILISTA VITORINO CAMPOS 

A decoradora e a engenheira civil, Daniela e Cláudia Lopes, respectivamente, buscaram inspiração no estilo clássico do estilista Vitorino Campos. Profissional de características marcantes, Vitorino tem um corte limpo, é detalhista, super refinado e amante da perfeição. "Numa roupa feita por ele, você nem vê a costura", conta Daniela.   

0.0claudia_daniela_6912_463x309

A ideia inicial era fazer um loft com as funcionalidades de um hotel, pensando em um espaço onde o estilista gostaria de se hospedar durante a semana de moda. No entanto, quando o homenageado conheceu o projeto inspirado em suas criações, gostou tanto que lançou a pergunta: "Por que não ser um lugar permanente?". O espaço pensado pela dupla agradou e se conectou com o que ele imaginava para desfrutar todos os dias. 

0.0claudia_daniela_6915_231x347

Os visitantes podem esperar um ambiente extremamente sofisticado e clássico, porém, leve e com um toque contemporâneo. Esse conceito monocromático, básico e acolhedor criado pela dupla, que trabalha junta há mais de 12 anos, vai fazer o público da Casa Cor Bahia 2012 se sentir seguro e em casa. Detalhes em diversos tons de marrom, vão do off light ao chocolate e marcam o conforto do ambiente. O marrom é uma cor que transmite sensações como maturidade, simplicidade, e solidez. Haverá também muitas obras de arte e um mobiliário arrojado, combinando com a iluminação intimista concentrada no chão.

ESPAÇO EMPRESARIAL

O arquiteto David Bastos assina o escritório funcional da Incorporadora Moura Dubeux  na 18ª edição da Casa Cor Bahia. Quem visitar a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, terá a oportunidade de  conhecer um dos mais inovadores e requintados ambientes de trabalho.

0.0adavid_7285_463x309

Será um espaço de 240 metros quadrados,  com uma área composta  de três ambientes: sala de estar e recepção, escritório e sala de reunião ou espaço gourmet, todos interligados por painéis e portas de correr laqueadas, além de elementos de iluminação que proporcionam o bom ambiente de trabalho.

0.0adavid_7293_231x347

O objetivo é mesclar as ideias de receber, entreter e confraternizar.Essa ligação entre os espaços deixa o ambiente integrado e confortável. É uma proposta diferenciada que foi desenvolvida pensando na praticidade, funcionalidade e  sofisticação, já que a cada dia as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em suas casas.

BANHEIRO PÚBLICO FEMININO 

Talvez esse seja um dos espaços mais desejados pela mulher moderna. Poder entre a correria das atividades diárias encontrar um banheiro público adequado às suas necessidades.  As decoradoras Diba Dias e Reka Bittencourt fazem parte do grupo das mulheres super ocupadas e entendem bem que mesmo sendo um lugar de passagem rápida, há de ser ter alguns cuidados e detalhes que as mulheres gostariam de encontrar. 

0.0diba_reka_7278_463x309

Sem perder a essência urbana, toques femininos foram adicionados ao ambiente. As cores dominantes são Rosa Carmim e Cinza Metalizado, equilibrando o estilo da criação. Na parede, um grafite com traços delicados que aproveita o embalo nessa contraposição de tendências, produzido por Eder Muniz especialmente para a Casa Cor Bahia 2012. 

0.0diba_reka_7281_231x347

A ideia de uma penteadeira está quase sempre ligada às relíquias de família, mas este móvel de herança tradicional, e feito para as mulheres, foi trazido numa roupagem mais moderna, estilo anos 50, adicionando praticidade à realidade da mulher, desenhada pelo escritório DR Studio e Design e executada por Nino Nogueira.

SALA DE ALMOÇO 

A ideia da designer de interiores Dolores Landeiro é criar uma sala de almoço confortável e elegante, um ambiente descontraído bem ao estilo casual chic.

0.0dolores_7059_463x309

A cor azul marinho será explorada, sobretudo com desenhos geométricos feitos nos tecidos e nas obras de cerâmicas, pelo decorador e editor de estilo Fabrizio Rollo, referência da moda masculina no Brasil. Dolores costuma valorizar seus projetos com a utilização de materiais sofisticados e designer admirável.

0.0dolores_7064_231x347

A sala de almoço será o único espaço da Casa Cor Bahia 2012 a usar a persiana pirouette, da Luxaflex. Estarão presentes elementos como madeira, iluminação, paredes com revestimento em pastilhas 7x7 da Degrés, além do revestimento de parede que remete ao desenho de cerâmica hidráulico.

CAFÉZINHO 

Em busca de um novo conceito que surgiria da união entre a força da tradição russa, contida sobretudo na alma dos czares, imperadores russos oriundos de César, e o charme da Bahia, o arquiteto Ed Vasco foi longe, e trouxe o clássico da Rússia com um estilo totalmente “abaianado”. 

0.0ed_vasco_6939_463x309

O arquiteto e decorador quis fugir do senso comum, abusando do humor e da ousadia criou um ambiente cheio de ginga e bossa. Russos e baianos contribuíram com suas características peculiares e  serão homenageados na 18ª edição da Casa Cor Bahia 2012. Assim como são fabricadas as famosas matryhoskas, bonecas russas feitas de diversos materiais com pinturas artesanais e que são colocadas umas dentro das outras, este ambiente foi construído a partir da atuação de vários artistas. 

0.0ed_vasco_6941_231x347

Estão envolvidos no projeto, um ilustrador, um fotógrafo, um santeiro e um personal stylist, responsável pelo trabalho feito com as cores neons e outras surpresas que só poderão apresentadas no espaço.

SUÍTE DA FILHA   

Querendo se afastar do conceito comum, que é fazer um quarto apenas para dormir e relaxar, o trio formado pela designer de interiores Edelzuita Alcântara, e os arquitetos André Figueiredo e Alex Galetti, aposta numa criação para a mulher que vive no mundo das passarelas. A suíte foi pensada para uma top model, com pouco mais de 20 anos. 

0.0edelzuita_andre_alex_7002_463x309

Provavelmente, uma mulher que busca suas referências de moda na marca de lingerie Victoria's Secret. A marca foi lançada na Califórnia em 1977, e tem seu nome em homenagem a Rainha Vitória, a quem o fundador Roy Raymond devotava admiração. O ambiente produzido para a Casa Cor Bahia 2012, apresenta um cenário típico dos grandes desfiles. Um lugar ousado, sexy e luxuoso, sem esquecer o conforto.

0.0edelzuita_andre_alex_7004_231x347

O trio promete um show na decoração do espaço. Assim, trouxeram a linha da costura das roupas íntimas como forte influência para as cores do espaço, a decoração nas almofadas e também o mobiliário. Serão utilizados elementos marcantes como painéis em espelho e mármores italianos. Durante o processo criativo, tops brasileiras como Adriana Lima e Alessandra Ambrosio serviram de inspiração para o trabalho. Haverá tudo o que uma suíte precisa, porém, desvendado com proposta inovadora.

LOFT MASTER 

A arquiteta Eliane Kruschewsky vai homenagear a estilista Costanza Pascolato no Loft Master, ambiente oficial da Todeschini na Casa Cor Bahia 2012. No espaço a empresa irá apresentar uma ampla exposição com sua última coleção de acabamentos.  

0.0eliane_6927_463x309

Pensando em proporcionar bem-estar e qualidade de vida para o morador, este é o maior espaço da mostra, com 183 m², dividido entre o living, jantar com cozinha aberta, home theater, dormitório e sala de banho. O ambiente chama atenção pela sua grandiosidade e a integração dos espaços, adornados por obras de arte e onde predomina o mix de cores.  A mistura de estofados contemporâneos e clássicos com móveis de diferentes texturas e tecidos de diversas cores torna o loft um ambiente harmonioso e elegante.

0.0eliane_6931x347

O mármore na cor pérola com o cinza das paredes e os pilares revestidos em papel de parede na cor prata envelhecida, compõem a atmosfera de bom gosto e sofisticação presente na 18ª edição da Casa Cor Bahia. O estilo próprio do espaço buscou inspiração em Costanza Pascolato, que é uma das personalidades mais importantes no mercado  da moda nacional. A concepção do loft e a escolha dos materiais desejam atender à funcionalidade do cotidiano do morador, além de proporcionar conforto aos visitantes.

HOME THEATER

Com uma linguagem moderna e traço particular, o arquiteto e  designer de interiores Flávio Moura, desenvolveu para a 18ª edição da Casa Cor Bahia um espaço criativo onde a família contemporânea poderá curtir seus momentos de lazer, receber amigos, ver filmes, jogar cartas, ler ou degustar bons vinhos. 

0.0flavio_7071_463x309

Durante a mostra os visitantes irão encontrar  um ambiente confortável e intimista.  Pensando no bem estar da família e seguindo o tema MODA. ESTILO. TECNOLOGIA. o arquiteto produziu um espaço com muitos elementos tecnológicos, sobretudo, para uma casa que se importa com as tendências da moda.A identidade do ambiente é marcada pela presença da madeira, usada no teto, na parede e também no piso.

0.0flavio_7079_231x347

O acabamento dos móveis, tecidos, objetos, papéis de parede e tapete foi feito nas cores chocolate, preto e cobre. Haveráum enorme sofá para dar aquele aconchego de assistir ao seu filme em casa. As estantes e nichos guardam objetos e decoração e obras de arte escolhidas a dedo para a Casa Cor Bahia 2012.

ESTÚDIO 03 

Para produzir um estúdio composto de sala e cozinha, os arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza, encontraram inspiração num dos maiores ícones de popularidade das últimas décadas, o "furação" Marilyn Monroe.  Em agosto, foi celebrado os 50 anos de morte desta grande diva do cinema.

0.0gabriel_luiz_claudio_6888_463x309

No entanto, ainda estão espalhados pelo mundo legiões de seguidores e fãs, para os quais ela permanece como símbolo da beleza e sensualidade feminina. O ambiente apresentado na Casa Cor Bahia 2012, acompanha a tendência pop rock, caminhando para um viés artístico e super criativo, que pretende ousar com obras de arte bem interessantes.

0.0gabriel_luiz_claudio_6894_231x347

Entre elas, uma imagem do fotógrafo paulista Marcelo Magnani, que traz justamente artistas presentes no cenário pop internacional como Amy Winehouse e a própria Marilyn Monroe, desenhados como bonecos em miniatura e compondo uma imagem que simula a santa ceia eternizada pelos pincéis de Leonardo da Vinci. A ideia é transportar o visitante para um espaço cheio de arte e cultura pop. Os arquitetos brincam com o glamour hollywoodiano do século 20, quando trazem a estética de uma das mulheres mais desejadas de sua época para um ambiente contemporâneo. Haverá também um pendente, criado pelo designer Ingo Mauren e paredes totalmente revestidas de tijolinhos.

LOUNGE ONDINA 

Em homenagem ao bairro de Ondina que abriga pela terceira vez consecutiva a Casa Cor Bahia, a designer de interiores Iolanda  Almeida construiu um ambiente amplo com móveis de estilo contemporâneo casual.

0.0iolanda_7132_463x309

Sempre preocupada com o equilíbrio entre a funcionalidade e estética, a perfeição nos detalhes e a harmonia no conjunto do projeto. A ideia do espaço é transmitir elegância e informalidade com muito bom gosto, sem esquecer o conforto e a tranquilidade necessários ao lounge. Haverá um lustre de cristal de murano vermelho e abajoures com pó de ouro, também de murano. Essa técnica artesanal italiana consiste em moldar esculturas ou objetos em vidro, através de sopro e movimentos manuais.

0.0iolanda_7136_231x347

Assim, cada peça é única e tem um design exclusivo.  Serão trazidos também móveis estofados e poltronas  da linha Italsofa, fornecidos pela Natuzzi, lançados na Feira de Design em Milão 2012. Além das inovações como entrada para iPod e painéis brancos em LED multicores, que compõem o clima de tecnologia e sofisticação do ambiente.

LOFT 04 

O arquiteto e urbanista José Marcelino construiu um loft moderno em uma área ampla, agregando funcionalidade e aconchego. Uma característica forte nesse ambiente repleto de novas tendências é a poltrona up 2000.  

0.0jose_marcelino_6924_463x309

Será um espaço despojado e confortável, que foi pensado para o perfil do homem contemporâneo e notável admirador dos diversos tipos de manifestações artísticas. Afinal, estarão expostas  obras de arte, fotografias e objetos de decoração. Contando com a presença de móveis diferenciados, como o sofá Lego com cores fortes para aquecer o clima do loft.

ESTAR ÍNTIMO 

Para construir o estar íntimo, as arquitetas Larissa Grimaldi e Viviane Mesquita idealizaram um ambiente aconchegante e confortável, totalmente equipado para que seu usuário possa contemplar uma boa música.  

0.0larissa_viviane_6957_463x309

Este ambiente é perfeito para um audiófilo, alguém que se interessa em adquirir equipamentos de alta qualidade para aproveitar ao máximo o seu hobby de ouvir música, apreciando o som dos instrumentos e as vozes como se estivesse num espetáculo ao vivo. 

0.0larissa_viviane_6962_231x347

A sala terá também home theater, adega e espaço para leitura. Criando assim um lugar onde é possível relaxar tomando um bom vinho, aproveitar o tempo livre para ler, o até mesmo trabalhar. O público da 18ª edição da Casa Cor Bahia vai conhecer as tendências para montar um local com bom gosto e cheio de tecnologia na sua residência, sem esquecer a sofisticação.

SALA DE IMPRENSA 

A sala de imprensa que será um dos espaços funcionais na 18ª edição da Casa Cor Bahia, foi desenvolvida pela designer de interiores, Liza Lazzarini. No ambiente também será feita a gravação do programa Sob Medida, da Rádio Metrópole, apresentado pela designer. Será um espaço confortável, devidamente equipado e preparado para receber os profissionais dos diversos veículos de comunicação do Brasil. 

0.0aliza_7267_463x309

Quando se fala em decoração e arquitetura, logo pensamos em artefatos que possam compor a estética de uma residência. O que a Casa Cor Bahia vai mostrar em 2012, abrange a recente descoberta, e mais alguns dos detalhes, que envolvem o designer de interiores num ambiente de trabalho.

0.0aliza_7268_231x347

A ideia foi produzir um espaço onde fosse possível morar e trabalhar, suprindo uma das grandes necessidades dos profissionais de comunicação que passam muito tempo fora de casa. Conhecendo os conceitos da cromoterapia, Liza trabalhou bastante com a cor amarela, por dois motivos principais: representa a inteligência, despertando os sentidos do cérebro, pois a frequência de suas ondas eletromagnéticas causa este efeito no organismo humano.

BANHEIRO PÚBLICO MASCULINO

 As arquitetas Lorena Moinhos e Luiza Cavalcanti, encontraram a inspiração necessária para construir um banheiro público masculino, na coleção surfingthecity, do estilista Oscar Metsavaht, da bem conceituada Osklen.

0.0lorena_luiza_7120_463x309

Além da  homenagem ao estilista da marca, o espaço traz um misto de aconchego e elegância, com as mesmas cores da marca e um tecido listrado aplicado nas paredes em referência a coleção da loja.Outra influência forte é a cidade do Rio de Janeiro, colocada em adesivo skyline no ambiente.

0.0lorena_luiza_7124_231x347

O estilo do local é uma mistura de artigos simples e sofisticados, desenhando um clima casual despojado, onde serão materiais rústicos como a madeira, assim como espelho, pendente e outros elementos que remetem ao mar. As portas com escotilhas e a prancha de surf compõem a atmosfera náutica apresentada na mostra.

LAVABO

Os designers de interiores Marcos Rolim e Luciana Bittencourt, junto com a também arquiteta Camila Mariana, propõe um ambiente diferente de tudo o que já foi visto na Casa Cor Bahia. Através de materiais inovadores e tecnológicos surgiu um conceito exclusivo para a mostra.Neste espaço, o público poderá encontrar artigos reciclados e muita sofisticação.

0.0camila_luciana_marcos_7083_463x309

O homenageado é o estilista turco Hussein Chalayan. Hoje cidadão britânico, o designer de moda é conhecido por seu corte padrão meticuloso e atitude progressista. Já foi premiado duas vezes como designer Britânico do Ano.O destaque do lavabo é o painel de placas de LED, que faz menção ao trabalho do estilista homenageado, utilizando tecnologia de forma inovadora e artística.

0.0camila_luciana_marcos_7089_231x347Entre os elementos que marcam a identidade do espaço, haverá um espelho principal bronze  com televisão embutida através do sistema Horus, um vaso sanitário modelo Cubo com assento poliéster branco  gelo  da  Deca,revestimento especial  é da Mentha, feito com PET reciclado, piso e bancada em Mármore Exótico Asian Gold, além da  pintura  nas paredes  com  a cor Xaxim, da Suvinil. Orquídeas da Pingo de Ouro incrementam o paisagismo.

LIVING 

Aproveitando o novo conceito, que surgiu da união entre as salas de estar e jantar, o arquiteto Marcus Lima, e o designer de interiores Luiz Cláudio Motta, apresentam na 18ª edição da Casa Cor Bahia, o living.

0.0luiz_marcus_7099_463x309

Nessa parte do imóvel, é uma área de convivência, onde será possível receber amigos e fazer uma social light, ou apenas relaxar e ver TV na tranquilidade do seu lar. 

0.0luiz_marcus_7103_231x347

Dentro dessa ideia, a dupla traz para a mostra uma  alternativa inovadora, tapetes orientais antigos e reciclados. Para incrementar a decoração, obras de arte, lançamento do mobiliário Loja Básica, antiguidades, iluminação moderna da Omni Light, esculturas, um conjunto de oito quadros 1,20x1,20 e objetos exclusivos desenhados por Juliana Sedó, designer da Vallvé. Que é uma das empresas pioneiras na produção de peças em resina.

RESTAURANTE BISTROT DU VIN

 Um Bistrô com ares de anos 60, porém esbanjando modernidade. O arquiteto Luiz Humberto Carvalho quis homenagear a época da jovem guarda, que também foi um período de  revolução na moda francesa, com a criação da primeira loja de Yves Saint Laurent, entre tantos outros episódios marcantes.

0.0luiz_humberto_7151_463x309

O Bistrot Du Vin traz um novo conceito de espaço gastronômico para Salvador. Um restaurante com uma cozinha repleta de sabores requintados, resultado de um mix dos melhores temperos e das mais variadas maneiras de preparo, a fim de satisfazer todos os tipos de paladares.

0.0luiz_humberto_7152_231x347

Com móveis autênticos dos anos 60, o arquiteto construiu um ambiente versátil, funcional e contemporâneo. Ao visitar o Bistrot Du Vin, os espectadores da 18ª edição da Casa Cor Bahia terão um espaço elegante e despojado.

ADEGA

Os arquitetos Márcio Cerqueira e Sheila Cardoso criaram para a 18ª edição da Casa Cor Bahia, um ambiente com muita elegância e descontração.A  adega foi inspirada nas antigas tabernas européias, com pinceladas generosas do estilo contemporâneo. O espaço foi idealizado  para, além de armazenar vinhos,  ser convidativo à degustação de queijos, ao som de uma boa música e acompanhado de uma pessoa interessante.

0.0marcio_sheila_6946_231x347

Os móveis do estar, cadeiras da mesa de jantar, puff e o aparador são da MAC Móveis que  se encaixou  perfeitamente com a atmosfera contemporânea da adega, misturando o rústico e o sofisticado, aliado a uma estética de muito bom gosto. As cortinas e tapetes da Diagrama trazem muito charme ao local. Foram usados também objetos de decoração de lojas como EntreCasa, Xarmonix, Spyce, dando um toque todo especial.

0.0marcio_sheila_6949_463x309

Destaque para os vinhos da Casa dos Vinhos, e  a mesa criada com a diagramação das cores dos vinhos. As luminárias da Ventana darão brilho, e as tintas Suvinil  emprestam suas  belíssimas cores para ajudar a tornar o lugar mais aconchegante. O acabamento  final fica por conta do rodapé da Santa Luiza.

CAFÉ DA PRAÇA 

Este ano o Instituto Mauá juntamente com o SEBRAE irão apresentar o Café da Praça, produzido pelo arquiteto Mário Figueiredo. A ideia foi levar o artesanato da Bahia para a 18ª edição da Casa Cor, valorizando a cultura local. 

0.0mario_7141_463x309

O Café da Praça também fará parte do Complexo Gastronômico, localizado ao redor da Praça das Artes.  Nas vitrines serão expostas obras de artesãos e artistas presentes no acervo do Instituo Mauá. Haverá um jardim interno, colorido e iluminado que confere ao local um ar de passeio cultural. Colocar um café dentro da loja dá um toque de romantismo ligado às artes, ao pensamento criativo e à poesia.

0.0mario_7144_231x347

Os trabalhos selecionados serão revelados com o intuito de divulgar a diversidade do artesanato baiano, principal objetivo do espaço. O grande desafio foi executar a obra dentro de um container habitacional pela primeira vez. A cor laranja das estruturas metálicas encontrou referência nos espelhinhos de madeira, muito comuns nas feiras livres. As mesas e cadeiras são da Home Design, trazendo a proposta de não limitar os apreciadores de artesanato ao estilo rústico, e sim associá-los a um design de alto padrão e valor agregado. O contraste da cor azul faz uma combinação que remete aos tecidos de chita das cortinas.

LOFT DA COCO CHANEL 

Marlon Gama produziu um espaço pensando na jornada  extraordinária que teve a vida da lendária costureira e estilista da alta-costura francesa, Gabrielle Bonheur, mundialmente conhecida como Coco Channel.  Elementos importantes da vida e da personalidade dessa mulher atemporal que se tornou um símbolo de liberdade e estilo foram reproduzidos num ambiente clássico, luxuoso e elegante, exatamente como o conceito da sua marca é reconhecido ainda hoje.

0.0marlon_7186_463x309

Detalhes nas cores bege, preto e branco, estarão nos tecidos que remetem à estilista. Boa parte do seu sucesso veio do seu gosto por decoração sempre visível em suas peças, conceito diretamente ligado ao tema deste ano, "Moda, Estilo e Tecnologia".

0.0marlon_7191_231x347

O mobiliário tradicional francês, a arte sacra italiana e as esculturas de animais japoneses compõem o universo  requintado vivido por Channel. Precursora dessa mistura entre elementos ocidentais e orientais, já naquela época ela acreditava na cura dos cristais. Por isso, um grande lustre de cristal, igual ao que ela possuía em seu apartamento, foi reproduzido e trazido para a mostra.

HOME OFFICE

Durante o processo de criação, a arquiteta Milena Saraiva idealizou um espaço de trabalho em casa, que fosse amplo, confortável e principalmente, onde as cores e formas pudessem se integrar de um jeito harmônico. O ambiente precisa auxiliar a produção de ideias e ao mesmo tempo, ser um local de contemplação da arte em suas múltiplas expressões.

0.0milena_6975_463x309

O homenageado é o estilista e artista plástico, Iuri Sarmento, que  vai estar presente na mostra. A arquiteta decidiu ousar com as cores, religiões e outros elementos que expõem a alma do artista.Móveis em estilo clássicos e contemporâneos se misturam para dar vida ao Home Office. No ambiente o azul predomina nas paredes e no sofá, posicionado estrategicamente diante de uma bela obra de arte criada por Iuri, para que o visitante possa sentar e contemplar a tela. 

0.0milena_6980_231x347

A mesa de trabalho  em  laranja vibrante remete a criatividade. Quadros são expostos no espaço para demonstrar seu lado artista plástico, além de riscos e rabiscos das peças para uma futura coleção. Um busto com uma de suas criações,  além de uma  estante que conta  por meio de adornos e pequenos recortes, passagens da vida e da história do estilista.

BRINQUEDOTECA 

Se inspirando nos elementos que costumam divertir os pequenos, a arquiteta Paula Almendra, desenvolveu a Brinquedoteca Planeta Criança.

0.0paula_almendra_6862_463x309

Um ambiente lúdico e colorido, com espaço de sobra para brincar e extravasar todo o atrevimento da infância. Haverá diversas opções de entretenimento infantil, para que os pais possam confiar em deixar seus filhos enquanto visitam a mostra. 

0.0paula_almendra_6863_231x347

Como qualquer lugar exclusivamente dedicado ao público infantil, a brinquedoteca na 18ª edição da Casa Cor Bahia, será composta por elementos versáteis, instigadores e educativos. Transportando os baixinhos para um mundo repleto de alegria, que além de proporcionar momentos de emoção e aprendizado, irão cultivar a criatividade de cada criança.

ESTÚDIO DE CRIAÇÃO 02 

Investindo nos conceitos da Casa Cor Bahia 2012, a  dupla de arquitetos, Naissa Vieiralves e Roberto Leal Neto, trará a estilista baiana Irá Salles como homenageada. O Estúdio de Criação foi inspirado nas ideias e no trabalho desenvolvido por ela ao longo dos seus 13 anos de carreira.

0.0naissa_roberto_6870_463x309

A estilista tem uma identidade moderna e sofisticada, e suas peças apresentam influências de várias partes do mundo. Desde a concepção dos espaços até os acabamentos finais, tudo foi pensando unindo arquitetura e moda. A própria homenageada vai desenvolver estofados e almofadas com seus tecidos exclusivos para compor a atmosfera cheia de estilo do ambiente, e estará presente em vários dias da mostra. 

0.0naissa_roberto_6874_231x347

O processo de criativo não tem limites, e os arquitetos escolheram trabalhar com as diversas possibilidades que a união entre moda e arquitetura permitem. Exemplo do sofá de veludo verde que se integra muito bem com as almofadas coloridas, e a mesa de criação laqueada na cor rosa pálida que faz par com uma poltrona de tecido pincelado com todas as cores.

ESTÚDIO DO ARTISTA

O designer Rogério Menezes planejou um ambiente para ser o local de criação e ideias de um artista envolvido com o  graffiti. Estilo artístico que vem crescendo ao longo dos anos, ganhando a notoriedade e respeito na mídia, além de ocupar diversos espaços urbanos. No espaço criado para a Casa Cor Bahia 2012, o mobiliário tem um design moderno, ainda que traga peças vintage, dando chame ao layout do estúdio. 

0.0rogerio_menezes_6853_463x309

Os setores estão integrados em cor e proporcionalidade. Foi construída uma ambientação dinâmica, com ares cosmopolitas, de muitas cores e efeitos.A ideia do designer é tocar os sentidos e sentimentos dos visitantes, principalmente diante da homenagem à vida e obra da estilista brasileira Zuzu Angel. O artista Ozi, famoso na cena street de São Paulo, veio a Salvador para confeccionar um mural graffiti em inspirado na brasileira.

0.0rogerio_menezes_6857_231x347

A luminária Lucellino, projeto inusitado do designer alemão Ingo Maurer, é uma lâmpada envolta em penas de ganso, um anjo em forma de lâmpada  que simbiliza o filho perdido de Zuzu, Stuart Angel, morto pela ditadura nos anos 70.Haverá também eletrodomésticos de última geração, além de um armário embutido concentrando equipamentos de cozinha e escritório. No mobiliário, um mix de estilos e matérias entre madeira, chapa de metal, corda. Alguns com exclusiva pintura fosca, sem qualquer brilho.

FACHADA E CIRCULAÇÃO

Para construir a fachada e toda a área de circulação para a 18ª edição da Casa Cor Bahia, o arquiteto Ruy Espinheira buscou explorar ao máximo a capacidade para produzir aplicações de materiais como aço, gesso, vidro e fibra. Todo o projeto é um cartão de visitas para essa mostra que está cada vez mais integrada  com a arte.

0.0ruy_3186_231x347

A ideia é movimentar o imaginário dos visitantes que encontrarão uma imensa escultura representando de forma estilizada a costurade uma roupa. Foi feita  uma trama de tubos de aço que se transpassam,compondo  assim  a estrutura onde existe um  mobile de placas de vidro laminado fixo, que faz as vezes de cobertura.

0.0ruy_3198_463x309

Um imenso e assimétrico pórtico vermelho protege o acesso de entrada, simbolizando um portal onde a passagem promete transportar o público para um mundo repleto de criatividade e diferente de tudo o que já foi apresentado sobre arquitetura e decoração.O desfecho merecido a este evento é dado pela fachada, que destaca a imponência natural do edifício, com a valorização dos arcos, criando um fundo infinito com mais de 2.400 m² de malha preta. A Casa Cor Bahia 2012 pretende cultivar novas vertentes oriundas da relação entre a moda e as artes.

PIZZARIA

Um ambiente de descontração, aconchego e confraternização pensado a três. Assim é a pizzaria dos arquitetos Marcelo França, Sassá Alves e Fabbio Péra. A ideia foi construir um espaço para receber visitantes e clientes, além de realizar eventos. O conceito é contemporâneo, usando cores e texturas de tendências ligadas à moda.

0.0fabbio_sassa_marcelo_7156_231x347

A tecnologia entra com as TVs de LED, que durante o evento terão imagens dos trabalhos já realizados pela equipe e  fotografias da Chapada Diamantina. O forro tem base garrafa pet reciclada, que dá um efeito acústico ao espaço. Os homenageados, a designer de interiores Carol Oliwe,  e o fotografo Rui Rezende também visitarão o ambiente.

0.0fabbio_sassa_marcelo_7164_463x309

Fazendo uma alusão à beleza natural do local de origem, para trazer o clima da Pizzaria da Chapada, foram utilizados também materiais e elementos naturais como água, granito, mármore, pedras de diversos tipos e madeiras.Para valorizar todo esse conceito usamos uma iluminação intimista, pontuando os melhores  ângulos. Um espaço diferente  com um projeto arquitetônico ousado, ambicioso e de bom gosto, onde os visitantes irão se sentir no lugar agradável e divertido.

COPA COZINHA 

As designers de interiores, Gizélia Souto e Simone  Selem, buscaram um conceito elegante e confortável para reunir a família durante as refeições. Seu estilo é marcado por linhas retas, sem excesso de informação. 

0.0simone_gizelia_7046_463x309

No ambiente apresentado na 18ª edição da Casa Cor Bahia, predomina a cor azul, com bancadas em silestone também azul, e equilibrando a cartela de cores complementares, armários na cor cinza. A produção das paredes traz objetos necessários para uma cozinha, como conchas, panelas e talheres, no papel de elementos decorativos. 

0.0simone_gizelia_7049_231x347

Pensando em um espaço que vai além da preparação dos alimentos, e pode também receber amigos e familiares, haverá uma mesa de três metros com assentos modelo sofá. As designers pensaram na sociedade moderna, que tem dificuldade em resgatar o costume antigo de reunir todos durante as refeições. Hoje a cozinha se tornou um local de passagem, mas  pode voltar a ser um lugar aconchegante para abrigar debates familiares  e pequenas comemorações.

LOFT 05 DA ESTILISTA 

A decoradora e administradora de empresas, Suse Laranjeiras, promete trazer muitas novidades para a 18ª edição da Casa Cor Bahia. A profissional pretende aproveitar o conceito oriundo da relação estreita entre moda e decoração.

0.0suse_6901_463x309

Seu espaço, Loft da estilista, vai homenagear sua irmã Sandra Laranjeiras.  Entre os elementos importantes para transmitir esse clima de aconchego e descontração, haverá obras de arte, papéis de parede e peças da coleção da estilista, inovando o estilo do ambiente. Os trabalhos apresentados por Suse são marcados pelo equilíbrio entre design e funcionalidade.  

0.0suse_6903_231x347

Com mais de 15 anos de carreira e sete anos de Casa Cor Bahia, a decoradora costuma expressar sua criatividade também através de objetos e iluminação diferenciados. A ideia é criar um loft onde seja possível trabalhar, receber os amigos, ou apenas passar o seu tempo livre relaxando.

HOBBY DA FAMÍLIA

A arquiteta Tatiana Campos Melo deixa sua marca pessoal em todos os projetos que assina, acompanhando de perto o desenvolvimento de cada etapa das obras e garantindo o equilíbrio entre a praticidade e estética do ambiente.Para a Casa Cor Bahia 2012, a arquiteta pensou em um espaço onde a família possa se reunir nos momentos de  lazer, relaxar e desfrutar de diversas atividades juntos.

0.0tatiana_6992_463x309

Como reuniões de amigos, sessões de filme e torneios de games.O público vai encontrar um ambiente  clean, com os últimos lançamentos tecnológicos da LG. Mesmo com toda a tecnologia e o "ar futurista" presente no espaço, os espectadores terão uma  sensação de aconchego e conforto no Hobby da Família.

0.0tatiana_6996_231x347

O branco dá o tom do ambiente, com toques de vermelho, como a escultura de Agnaldo Pessoa, da Arte Concreta Galeria de Arte, e o tapete vermelho da Bellouchi, que dá um glamour especial ao cinema e convida a tirar os sapatos, relaxar nas poltronas da Toque da Casa e ver imagens inesquecíveis em uma grande tela de alta definição da LG. A homenageada será a estilista Gloria Coelho. E seu mais recente desfile na SPFW será exibido em uma das TVs do ambiente.

LG HALL

O espaço LG Hall,  produzido pelo arquiteto Wagner Paiva, tem capacidade para 250 pessoas e vai receber shows exclusivos de  stand-up comedy e eventos particulares da 18ª edição da mostra.

0.0wagner_3172_463x309

A LG marcará presença no evento mais importante de arquitetura e decoração do Nordeste  e preparou uma programação especial para os soteropolitanos,incluindo exposição de produtos e ação cultural com refrigeradores grafitados.Arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas, além do público interessado em decoração e design poderão ver os últimos lançamentos da LG ambientados nos espaços da mostra.

0.0wagner_3177_231x347

Visando interagir e proporcionar ainda mais entretenimento para os visitantes da Casa Cor Bahia 2012, a LG realizará uma ação cultural para grafitar ao vivo refrigeradores door in door da marca. As obras de arte tecnológicas ficarão em exposição na mostra e serão doados após o término do evento.

Fonte: Comunicativa Associados

Créditos de imagens: Xico Diniz

Maiores informações: http://www.casacor.com.br/bahia/