A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Ambientes da Casa Cor Minas Gerais


 

0.0Eduardo_6_231x347

Destaque para o uso de parametre, placas de carpete e para um grande balcão em vidro luminoso como suporte para toda iluminação. Pela versatilidade, a parametre foi usada como elemento de cenografia, proporcionando ritmo por meio de seu desenho inovador e volume em mais de 15 metros lineares. Assim, foi criado um efeito sob medida para acompanhar a elegância e a sofisticação que leva o nome do evento.

Nome do ambiente: Hospital da Baleia

Profissionais responsáveis: Edwiges Leal, Eduardo Beggiato e equipe

Projetado pelos profissionais Edwiges Leal e Eduardo Beggiato, o Ambiente Institucional do Hospital da Baleia dará as boas-vindas aos visitantes da Casa Cor Minas.

0.0op1_teto_463x347

A partir de uma galeria de sensações, serão utilizados recursos de imagem, iluminação, som e cheiro para sensibilizar, envolver e interagir com o visitante, além, claro, de deixar uma mensagem clara e otimista de um trabalho tão gratificante e importante para a sociedade.

0.0op1_vista_frente_463x347

Não serão utilizados móveis nem objetos que possam obstruir o ambiente ou o caminhar das pessoas. A proposta é captar o olhar e a sensibilidade do espectador, imprimindo uma mensagem e marcando a presença do Hospital no evento de forma positiva e com sensações de bem-estar.

Nome do ambiente: Memorial “Globo Minas” de Futebol

Profissionais responsáveis: Luis Gustavo Vieira e João Lucas Pontes

Em um espaço de aproximadamente 50 m², o Memorial “Globo Minas” do Futebol apresenta conceitos que vão além da arquitetura, explorando também a museografia. Logo na entrada, 16 telas de vídeo wall de 3 metros x 4 metros exibem partidas de futebol em tempo real, utilizando o Kinect Sports, um game que captura os movimentos do jogador e os reproduz na tela, proporcionando a emoção de atuar efetivamente na partida. Para os mais saudosistas, o espaço dispõe de quatro tablets interligados a TVs de 42 polegadas, permitindo que os visitantes escolham a qual final da Copa do Mundo querem assistir.

0.0espaco_rede_globo_1_463x329

O ambiente conta ainda com uma área dedicada à exposição de verdadeiras relíquias que marcaram o futebol brasileiro, entre elas: uma camisa autografada por Pelé, a bola que protagonizou a final do primeiro campeonato mineiro e taças de conquistas importantes dos grandes clubes de Minas. Uma vitrine especial apresenta, a cada semana, objetos do acervo pessoal de uma personalidade diferente ou grande nome do futebol.

0.0espaco_rede_globo_2_394x347

Outro destaque do ambiente é uma parede de mais de três metros de altura, coberta por 180 bolas, afixadas por ímãs e 520 pinos metálicos. O ambiente é delimitado por vidro especial, utilizado apenas em museus, que proporciona quase 100% de vácuo, além de proteção aos raios UV, garantindo, assim, a segurança e preservação das peças.

Nome do ambiente: Escritório do Empresário

Profissional responsável: Patrícia RC de Abreu

Um espaço conceitual, agradável, que apresenta tendências. Com esse foco, Patrícia Abreu projetou um escritório, destinado a um empresário que trabalha com obras civis.

0.0aaaa

Destaque para as cores sóbrias, com predomínio do cinza, e para a iluminação focada. Móveis contemporâneos completam o projeto.

Nome do ambiente: Living do Colecionador

Profissional responsável: Luís Fábio Rezende de Araújo – Arquiteto

A proposta do arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo é apresentar um ambiente elegante e harmonioso, construído em um espaço de 50m². O Living do Colecionador é um espaço ideal para receber amigos e familiares, envolvidos na essência das coleções ali expostas e em total harmonia. Idealizado com referência nas medidas de um living convencional, o ambiente é marcado pela importância de peças herdadas, objetos trazidos de viagens, obras de arte, fotografias, entre outros. Objetos que criam a personalidade do espaço e assim configuram o lugar como de propriedade do dono.

0.0a

No projeto do arquiteto são sempre visíveis os contrates entre o clássico e o moderno. Enquanto o moderno produz a sensação do novo, o clássico consagra a decoração com requinte e luxo, tornando o espaço mais imponente. Essa parceria do moderno com o clássico – do luxo com a funcionalidade – é o grande segredo dos projetos de Luís Fábio Rezende de Araújo.

Nome do ambiente: Estar da Família

Profissional responsável: Estela Netto

Celebrando dez anos de funcionamento de seu escritório, a arquiteta Estela Netto projetou um ambiente em homenagem aos mineiros. Com 50 m², o Lazer da Família é um espaço multifuncional composto por uma bela cozinha, estar e adega, espaços nos quais o moderno conviverá harmoniosamente com o rústico.

0.0

A proposta é que o ambiente funcione como área de lazer de uma casa de campo ou fazenda, construções arraigadas à cultura mineira. A cozinha contará com uma grande estante com forno embutido, geladeira e despensa com portas de correr. O móvel foi projetado pela arquiteta e executado pela Dell Anno. Uma grande novidade é a cuba de design inovador da Franke, que promete fugir aos padrões.

0.0a

Outra sensação é o piso, que se estende por todos os espaços – um lançamento vinílico da Ravello que faz alusão ao couro. Charmosas cortinas de linho francesas completam a cozinha. Já o estar será valorizado por duas poltronas Oscar, de Sérgio Rodrigues, especificadas na Axis/São Romão. Elas completarão a ambientação, que também conta com um sofá em linho, da Lider Interiores, e um tapete de fibra natural feito à mão. A iluminação é da Abatjour de Arte. Completando o ambiente, uma adega de madeira climatizada para 200 garrafas, projetada pela profissional e desenvolvida pela Lider Interiores. O mármore travertino romano navona emoldura e integra os três espaços.

Nome do ambiente: Estar Íntimo

Profissionais responsáveis: Flavi Pereira Designer

Márcia Mundim – Arquiteta e designer

Calmo e de personalidade forte como os mineiros. Assim, Márcia Mundim e Flavi Pereira definiram o Estar Íntimo, criado num espaço de 37 m² a partir da combinação harmônica de diferentes materiais. Os elementos expressam a sensação de bem-estar e equilíbrio por meio do contraste de materiais quentes e frios, como a parede revestida em arenito, o painel em pedra e madeira de demolição que abriga a lareira, os móveis em madeira MDF revestidos em couro com acabamento em vidro, bem como o papel de parede e o piso laminado com padrão amadeirado.

0.0EstarIntimo_463x309

Todo o mobiliário foi elaborado com as mais recentes tecnologias de conforto e durabilidade, e segue a tendência de linhas simples e formas geométricas. O contraste de luz e sombra equilibra a iluminação do ambiente, que é abalançada pelos flats sem borda embutidos, usados nas áreas de circulação e em pontos estratégicos, evitando o exagero de luz. Além do conforto e comodidade, a utilização de dispositivos de automação residencial permite uma economia de até 30% de consumo de energético pela maneira inteligente de controle da iluminação.

0.0P_E_679-013-E_copy-ALTA_463x309

A ideia de sustentabilidade também aparece no painel composto por madeira de demolição e na escolha de fornecedores que utilizam madeira de reflorestamento. O espaço é projetado para ampliar o convívio social, adequado para ouvir uma boa música, assistir a um filme, navegar pela Internet, curtir o calor da lareira, conversar tranquilamente, fazer uma leitura e até pequenas refeições.

Nome do ambiente: Quarto da Estudante de Moda

Profissional responsável: Iara Santos – Designer de interiores

A designer de interiores Iara Santos projetou o quarto para uma estudante de moda com a personalidade contemporânea e sofisticada. Para retratar essas características, foi escolhida uma base neutra bege, com ousados toques de turquesa e dourado. O dourado, aliás, é um dos destaques do ambiente, marcando presença no papel de parede com desenho geométrico retrô.

0.0QuartodaEstudantedeModa_463x306

Tecidos que mesclam o sofisticado ao rústico revestem a chaise verde e os cobre-leitos. Tratando-se do quarto de uma moça, não poderia faltar um closet generoso, com muitos espelhos. Destaque para a convidativa cama de design italiano revestida de couro. Na penteadeira, uma TV inserida no painel só é vista quando ligada.

0.0quarto

E como a dona do quarto é estudante, Iara teve cuidado especial com a iluminação: tanto na iluminação geral quanto na destinada à leitura foram empregadas lâmpadas de LED e fluorescentes, valorizando a eficiência energética e a sustentabilidade. Outro destaque do ambiente é o bom aproveitamento do espaço, com poucas intervenções, permitindo uma circulação confortável. O resultado é um projeto sofisticado, porém prático, gracioso e aconchegante, caracterizando-se também como um espaço para receber amigos ou descansar.

Nome do ambiente: Sala de Banho

Profissionais responsáveis: Mariana Borges – Arquiteta

Thaysa Godoy – Designer de interiores

O momento do banho pode tornar-se uma experiência ainda mais agradável e multissensorial, digno de autênticos termas e SPAs, tudo no conforto e intimidade da própria casa. Demonstrar isso foi o desafio de Mariana Borges e Thaysa Godoy.

0.0mariana__thaisa_2_463x309

Para tanto, foram acrescentadas inúmeras comodidades que incrementam a experiência do futuro usuário. Os ambientes foram setorizados de acordo com o uso, dividindo instalação sanitária, banheira, área das duchas e uma bancada com duas cubas que possibilitam o uso simultâneo. Também compõe a sala uma área de descanso, onde é possível fazer uma boa leitura, ouvir músicas, conversar sobre seu dia com o companheiro ou simplesmente aproveitar seus momentos de relaxamento.

0.0mariana__thaisa_7_463x309

Trata-se de uma sala de banho surpreendente, elegante, formatada com elementos de design clássico combinados entre si para formar uma atmosfera sóbria, porém convidativa para as horas de descanso, reflexão e relaxamento. Contemplando os desejos femininos, foi elaborado ainda um espaço para maquiagem, que garante deixar à mão todos os acessórios femininos necessários. Para este espaço, foi prevista uma luminosidade sem sombras que proporcione uma maquiagem perfeita. Um verdadeiro templo para o bem-estar, relaxamento, intimidade, beleza, conforto, luxo e alta tecnologia.

Nome do ambiente: Estúdio da Editora de Moda

Profissional responsável: Angélica Araújo – Arquiteta

O conceito, desenvolvido pela arquiteta Angélica Araújo, partiu da necessidade crescente de trazer o ambiente de trabalho para dentro de casa, ou poder repousar após um cansativo dia de trabalho. Como ponto de partida, a multifuncionalidade e a integração dos espaços fundamentaram a criação deste estúdio de aproximadamente 100 m².

0.0MG_0409_231x347

Buscando transições suaves entre os ambientes de estar, dormir, vestir e o banheiro, o espaço foi demarcado por divisórias modulares e painéis de vidro que os separam, possibilitando a integração sem perder a privacidade. Na área social, uma descontraída sala de estar e TV, uma área para trabalhar ou receber amigos para um happy hour e uma minicozinha prática para refeições rápidas permitem infinitas possibilidades.

0.0MG_0436_cpia_463x303

O quarto em tons de verde busca criar uma atmosfera intimista e acolhedora. O closet faz a transição entre quarto e sala de banho. O banho abre-se a outras funções, além da higiene pura e simplesmente e se transforma em um espaço de bem-estar. Ele se apresenta como uma caixa de vidro que se destaca no ambiente. Assim, o espaço consegue combinar locais para relaxar e produzir. O objetivo foi criar um refúgio para deixar fluir a criatividade dos habitantes do espaço.

Nome do ambiente: Jardim Rupestre

Profissionais responsáveis: Elcy Luna Celani – Paisagista

Haiko Cirne Sinnema, Marcelo Duarte Borges Caixeta e Marcos Franchini ­– Arquitetos

Num espaço de 490 m², a equipe composta pelo paisagista Elcy Luna Celani e os três arquitetos Haiko Cirne Sinnema, Marcelo Duarte e Marcos Franchini apresenta uma das importantes tendências para o desenvolvimento de jardins. O Jardim Rupestre insere no cenário urbano plantas próprias do cerrado, bioma natural de Minas Gerais e um dos mais representativos do Brasil devido a sua presença em grande parte de nosso território. 

0.0ardim_Rupestre_-_Detalhe_01_463x309

Trata-se de um paisagismo fora do usual se comparado aos recorrentes projetos com espécies exóticas. Os exemplares vegetais, cultivados pelo projeto estadual Flores das Geraes, são raros e vulneráveis, uma vez que dividem espaço com a presença de atividades pastoris, mineradoras e plantações de eucalipto. A ideia do projeto é levar o cultivo onde antes havia o extrativismo, e foram desses viveiros que vieram os exemplares de vegetação nativa utilizados no Jardim Rupestre.

0.0ardim_Rupestre_-Painel_463x309

Esse esforço é algo que já foi, inclusive, indicado pelo paisagista Roberto Burle Marx ao desenvolver os jardins do Complexo da Pampulha: valorizar plantas típicas do cerrado mineiro e dar um novo uso aos resíduos de mineração. Outra peculiaridade do espaço é a utilização da canga de minério para decoração, os decks executados com pallets, devidamente ripados e prontos para o uso externo, objetos de Fabricio Carvalho e painéis pintados pelo Estúdio Vorko.  A reutilização de resíduos é uma estratégia conceitual que corrobora o projeto apoiado pelo Sebrae-MG.

Nome do ambiente: Casa Sustentável

Profissional responsável: Hosanna Rodrigues Silva

O conceito, da arquiteta Hosanna Rodrigues, foi elaborado levando em consideração a sustentabilidade, desde o sistema construtivo, escolha dos materiais e acabamentos, ao fornecimento de energia elétrica – a energia gasta é produzida pela própria casa por sistema de células fotovoltaicas.

0.0casa_sustentavel_01_463x309

Montada em poucos dias, a estrutura alia preocupação com meio ambiente e bem-estar ao sistema de conforto térmico, com telhado verde e favorecimento de correntes de ar; iluminação, com uma que privilegia a luz natural e luzes decorativas de LED; uso da água, com a previsão de tratamento interno e reaproveitamento das águas das chuvas e lavatórios.

0.0casa_sustentavel_02_463x309

Destaque para o mosaico fabricado com sobras de mineradoras; piso feito com restos de pedriscos de pedreiras; pastilha de material reciclado; fachada em placas cimentícias que dispensam pintura e podem ser reutilizadas; esquadrias em PVC e vidro ecológico; bancada de produto substitutivo, mais resistente que granito, mas de material reciclado; tinta à base de água; móveis em madeiras certificadas; previsão de coleta seletiva e aquecimento solar de água. Após o término da Casa Cor Minas 2012, toda a estrutura da Casa Sustentável será desmontada e remontada em outro local. Os materiais que não puderem ser aproveitados na montagem serão encaminhados para a reciclagem.

Nome do ambiente: Terraço do Encontro

Profissional responsável: Valéria Alves

Em área com mais de 150 m², a arquiteta e designer de interiores Valéria Alves desenvolveu um espaço de relaxamento, descanso e encontros com amigos ou família. O deck possui um pergolado com elementos de decoração – revestimentos de piso, móveis, adornos, iluminação – harmonizados para proporcionar aconchego, sem deixar de lado o requinte.

0.0avaleria1_463x309

A atenção do projeto ao conforto pode ser notada no design e disposição do mobiliário: são cadeiras confortáveis para o descanso após um longo dia de trabalho ou simplesmente para o descanso momentâneo.

0.0avaleria_463x309

Na área com o pergolado, com cobertura em vidro, tem uma champanheira para harmonizar e celebrar os encontros. A aplicação de produtos sustentáveis é um dos destaques do projeto.

Nome do ambiente: Soft Room

Profissional responsável: Ana Paula Carneiro

Estreante na Casa Cor, a arquiteta Ana Paula Carneiro é quem assina o projeto do Soft Room. Seu estilo é marcado pela contemporaneidade, minimalismo e atmosfera intimista. O partido do projeto foi uma caixa de concreto, com intenção de transmitir conforto e inovação.

0.0aSoft_Room_463x309

Um espaço para o bem-estar no sentido amplo: confortável ao corpo, agradável aos olhos e intrigante aos sentidos. A inspiração veio da vontade de criar uma espacialidade, transformar em um espaço jovem e sofisticado, o que idealiza o Soft Room de uma jovem apaixonada por livros de arquitetura, moda e design, colecionadora de arte, que adora fotografias e esculturas, gosta de receber os amigos. O espaço é dividido em tecnologia, modernidade, leitura, descanso e prazer. O projeto de iluminação dá destaque às obras de arte, uma subtração do volume é preenchida por uma imponente peça de vidro que promove a integração entre o espaço interno e externo. Um ponto marcante é o Wall System, projetado para livros, exposição de adornos e obras de arte.

0.0aSoftRoom_463x323

Com a versatilidade de composição e estilo, o sistema adapta-se facilmente à estética, preenchendo os requisitos em áreas de espaço limitado. Destacam-se as prateleiras, gavetas e recipientes que combinam com elementos desagregados, cada um com uma função específica. O Wall System ainda abriga um aparelho de som, que é uma verdadeira obra de arte da tecnologia: a linha suíça Geneva Sound System. O aparelho reúne estilo, inovação e a mais alta qualidade de som em um mesmo produto, além de ser versátil e facilmente adaptável a qualquer espaço da casa, inclusive com possibilidades de conexões com fontes externas.

Nome do ambiente: Mimos de Mulher

Profissional responsável: Renata Ferreira – Arquiteta e designer de interiores

O Brasil ocupa hoje o segundo lugar em vendas de esmaltes, atrás apenas dos Estados Unidos. Inspirada nesse novo universo feminino, a arquiteta Renata Ferreira criou o espaço Mimos de Mulher. Sofisticado e atemporal, o ambiente é dedicado à mulher atual – profissional, mãe, batalhadora, mas sempre feminina, romântica e sonhadora. A tradicional cadeira Luiz Felipe ganha nova leitura com acabamento em laca dourada e tecido contemporâneo. A antiga penteadeira do tempo da vovó foi substituída pela bancada de couro ecológico e camurça com repartições para maquiagem e cuba Deca sobre bancada de mármore rosa iraquiano da marmoraria Pirâmide. Sapatos e bolsas, também objetos de desejo do universo feminino, ganharam um armário em espelho e vidro argentato bronze com iluminação em LED.

0.0aRenataFerreira02_463x308

A recém-chegada coleção de esmaltes fica exposta, catalogada e organizada por cores. Ela se transforma no centro das atrações, com fácil manuseio e sempre ao alcance daquela que a deseja. Móvel retrô, da Lider Interiores, em laca preta brilhante, serve como apoio para guardar algodão, lixas, cremes e outros acessórios que fazem parte do dia a dia feminino. A caixa em couro, executada pela empresa Renata Granha, funciona como porta-joias, relógios e óculos. Um banco serve de apoio e ao mesmo tempo pode ser usado pela manicure, que é recebida em casa. Mesas de canto em carvalho, laca goiaba e amarela, criam um cantinho aconchegante com flores e objetos pessoais. O piso em PVC facilita a manutenção do espaço. O tapete redondo, executado por Marie Camille em conjunto com o lustre em cristal da Templuz, traz aconchego e sofisticação ao ambiente. Persiana e cortina, confeccionadas pela Ravello decorações, complementam o espaço que, num abrir e fechar de olhos, realiza o desejo de cada mulher.

Nome do ambiente: Espaço Dedicado a Ela

Profissional responsável: Izabela Dinelli

A arquiteta criou um espaço dedicado à mulher moderna que, ao assumir os papéis de mãe, esposa, amiga, executiva, entre outros, necessita de um local onde possa ser apenas mulher.

0.0aMG_9921_463x308

Em seu ambiente, é proibido requisitá-la, é proibido chamar “mãe”, incomodá-la ou discutir assuntos de trabalho. É o local ideal para meditar, relaxar, fomentar o ócio criativo, tomar vinho, ler e cuidar do próprio bem-estar.

0.0aMG_9937_231x347

É mais do que justo que aquela que cuida de todos ao seu redor, a qualquer momento, tenha um espaço exclusivo e dedicado apenas a ela. O destaque deste ambiente são dois biombos da personagem Valentina, criada pelo cartunista Guido Crepax. Ela revolucionou a década de 60, época em que tiveram início as discussões sobre a liberdade feminina em todo mundo.

Nome do ambiente: Home do Empresário

Profissional responsável: Júnior Piacesi

O Home do Empresário compreende dois espaços multifuncionais que se integram criando um local prático e versátil. O conceito de utilizar a moradia também como espaço de trabalho é cada vez mais adotado e reflete os novos anseios por qualidade de vida. Seguindo o conceito iniciado com os lofs nova-iorquinos, o espaço abriga um quarto e um escritório com móveis que podem ser reconfigurados, fazendo com que a mesma peça possa exercer mais de uma função.

0.0aHomedoEmpresario_463x309

Este multiuso espacial potencializa surpresas, como, por exemplo, a mesa do escritório que é movimentada e pode ser encaixada no móvel, criando um aparador de apoio para um lounge, a estante que é um divisor de ambientes, mas que pela noite pode ser acesa e compõe com o lounge, a TV que fica escondida no teto, quando desce, ela se torna uma sala de videoconferência para reuniões ou pode ser escondida, dando mais espaço para este lounge. A iluminação e a automação também se destacam no ambiente pela versatilidade e diferenciação, já que todas as lâmpadas de embutir são dimerizadas.

0.0aP_E_676-053-E_copy-ALTA_463x309

A automação é propícia para cada cena no ambiente, juntamente com a TV escondida no teto. O Home do Empresário homenageia o artista Piet Mondrian, que com seu extenso trabalho no movimento neoplasticista exalta as linhas retas e geometricamente ordena a atenção dos usuários para o mesmo. A escolha das peças de decoração, como a mesa central e as cadeiras, aparece em equilíbrio com a estante na medida em que exalta as linhas e sugere um movimento, também em harmonia como um todo.

Nome do ambiente: Banho Masculino

Profissionais responsáveis: Adriana Diniz, Izabella Rocha Resende e Miller Lima

O ambiente, projetado para um homem na faixa etária dos 40 anos com interesse em jogos eletrônicos e em se manter informado, divide-se em dois espaços: área molhada, com banheira, e chuveiro. A banheira embutida é propositalmente locada para se ter acesso à TV e ao quadro de jogos eletrônicos; as paredes são revestidas com o mesmo porcelanato do piso e as grelhas são iluminadas.

0.0casacor12_adriana_diniz_2_463x339
Num piso mais elevado, ficam o chuveiro e a bacia sanitária, junto a um toalheiro de teto e um revisteiro esculpido no próprio piso. No chuveiro de teto, iluminação em neo-neon embutida sob porcelanato cinza e pedrinhas brancas para relaxamento dos pés. Dentro do box, de vidro espelhado que corre para os dois lados, há um espelho para se barbear. A bancada é feita com o mesmo porcelanato das paredes e piso, e tem cuba de apoio pra quebrar os tons de cinza; a torneira de teto confere modernidade e sofisticação ao ambiente, enquanto o espelho em diagonal com iluminação indireta quebra os padrões convencionais. Abaixo da bancada há carrinhos volantes em laca brilhante azul royal, que servem de apoio para guardar os pertences.

Nome do ambiente: Sala

Profissional responsável: Isabela Vecci – Arquiteta

Num espaço de 50m², a arquiteta Isabela Vecci projetou um ambiente dividido em duas partes: sala de jantar e sala de estar. Ambas são claras, alegres e possuem papel de parede com padrões geométricos, inspirados em desenhos do cubismo tcheco.

0.0abela_vecci_3_463x329 

No espaço ela vai apresentar sua primeira coleção para a Lider Interiores, cujo diferencial é: produzir em série, valorizando o trabalho manual, o design e os materiais naturais. Participando de todo o projeto, passando pela concepção da ideia, o acompanhamento da produção até chegar ao produto final, Isabela criou uma coleção eclética, rica em detalhes, que faz referências ao neonaturalismo e à contemporaneidade. Entre as tendências que serviram de referência para a criação da coleção, destaques para a sustentabilidade, ambiental e social, para o artesanato – valorização do feito à mão, para a afetividade, ligada às memórias individuais e para a irreverência, com uma dosagem de humor.

0.0iSabela_vecci_6_463x327

A coleção conta com seis linhas distintas: a linha Ripinha, que tem inspiração em um tipo de mobiliário comum nos anos 40; a linha Richelieu, inspirada em rendas francesas; a linha Palhinha; presente no mobiliário brasileiro por herança portuguesa; a linha Tachinha, que traz o humor e a irreverência das ruas para os móveis; a linha Pallet, composta por uma coleção de sofás e poltronas mais descontraídas, simples e de tamanhos compactos, e, por fim, a linha Cavalete, que, com um visual minimalista, adapta-se ao uso compartilhado com outros estilos de móveis.

Nome do ambiente: Galeria

Profissional responsável: Bernadette Corrêa – Arquiteta

Um espaço expositivo e de venda de fotografias é a proposta da Galeria, que vai trazer trabalhos de cerca de dez fotógrafos selecionados por meio de uma curadoria especial. A arquiteta Bernadette Corrêa idealizou um espaço predominantemente escuro, onde a iluminação, da La Lampe, irá incidir somente sobre as fotos apoiadas numa prateleira fixada em painéis. Assim, uma grande faixa horizontal é destacada pela luz em todo o perímetro da Galeria.

0.0bernadette_11_463x309

A estrutura da exposição será toda executada em virola, um compensado simples, que serve como fundo de móveis em geral. Trata-se de um revestimento barato e sustentável. A ideia é que somente essa faixa clara seja vista, valorizando assim as obras de arte. Para contemplação das fotos, haverá um assento que é uma composição entre sofá e puff, novidade da São Romão, revestido em linho natural. A estante para armazenagem das fotos será executada em MDF preto e, assim como todos os painéis, será elaborada pela Top Móveis.

0.0bernadette_14_231x347

O piso preto, Solarium Coke fornecido pela Terra Tile, e o forro em Gypsum pintado em latex da Suvinil, cor carvão, farão o fundo para essa área iluminada. Ao longo da mesa de atendimento, um tapete listrado da Marie Camille, quebrando um pouco a possível rigidez que o escuro do piso pode causar e valorizando a área.

Nome do projeto: Quarto Masculino

Profissional responsável: Maria Gabriela Nogueira, arquiteta

Um espaço amplo, aconchegante, despojado e confortável para um jovem esportista que, apesar de ainda morar com os pais, tem o “seu” próprio espaço em casa, com privacidade para receber os amigos e ler um bom livro. Partindo desse conceito, a arquiteta Maria Gabriela Nogueira, estreante em Casa Cor, projetou, em 35 m², o “Quarto Masculino”, que tem como destaque uma cama chaise, estofada e bem descolada, com almofadas soltas em tons de cinza e amarelo cítrico, uma tendência na decoração.

0.0aa

O quarto possui recursos tecnológicos de última geração, como automação geral, tela plana de 80 polegadas com projetor em LED, subwoofer de teto, entre outros. É um espaço que transpira de modernidade, sem excessos.

0.0aaa

Durante a mostra, os amantes de Playstation que passarem pelo ambiente vão poder jogar à vontade, além de assistirem lutas de MMA, garantindo interação com o público. O lutador Vitor Belfort, que terá seu novo livro em destaque no ambiente, é presença garantida no espaço.

Nome do ambiente: Sala de Estar 

Profissional responsável: Pedro Lázaro Rodrigues, arquiteto.

O projeto tem como premissa uma ação sustentável, que já é um conceito do próprio escritório do arquiteto Pedro Lázaro, que utiliza madeira araucária, de demolição, para fazer revestimento de piso, parede e teto.

0.0edro_lazaro_2_463x309

A mesma madeira é aplicada na composição da estante. Este formato foi totalmente modulado de forma a ser reaproveitado em alguma situação futura. Todos os outros materiais, incluindo iluminação, seguem o conceito. Em relação à ambientação, o design contemporâneo é mesclado a peças vintages.

0.0edro_lazaro_11_463x309

O novo conceito para a sala de estar é estabelecido a partir do momento em que as atividades diárias são levadas para este espaço. No caso, é um grande ambiente de leitura e abriga vasta coleção de arte contemporânea, que tem nomes como os ingleses Sarah Lucas e Paul McCarthy e Jane Cardif, e os brasileiros Cildo Meireles, Iran do Espírito Santo e Hélio Oiticica, entre outros.

Nome do ambiente: Mãos de Minas

Profissional responsável: Viviane Lima – Arquiteta

A ideia do espaço, da arquiteta Viviane Lima, é mostrar o trabalho dos artesãos da Central Mãos de Minas, associação sem fins lucrativos de apoio aos artesãos brasileiros que congrega atualmente 8,5 milhões de pessoas, sendo 500 mil em Minas Gerais.  Pela quarta vez consecutiva, Viviane cria um espaço para a associação.

0.0IMG_2910_463x309

Tanto em 2004 e 2006, quando trabalhou em parceria com Saul Vilela, quanto em 2007, foram criados ambientes com enfoques diferentes inseridos no universo do artesanato. Este ano, o foco é o artesanato na cozinha mineira. O conceito é baseado num espaço gourmet mineiro, com todas as características típicas, como o fogão a lenha, banquetas artesanais de madeira de demolição, paredes e tetos de taquaras de bambu, mas com um toque de modernidade e requinte.

0.0IMG_2916-2_463x309

Toda a iluminação será em LED e parte do piso em quartzito marrom, pedra cuja jazida está situada em Minas Gerais. Ainda no piso, peças pintadas à mão reproduzem um grande ladrilho hidráulico, são peças reaproveitadas da Feira Nacional de Artesanato que, promovida pela Central Mão de Minas, é a maior feira de artesanato da América Latina. Tudo no ambiente, com exceção das peças de iluminação, tem origem no Estado. Destaque para a mesa desenhada pela arquiteta, uma espécie de sanduíche de vidro com um trabalho de tipo macramê entre eles.

Nome do ambiente: Eu, você e nossos Amigos

Profissional responsável: Thais Donato

O ambiente retrata um espaço de uso informal, onde a moda e tendência, em sua linguagem mais ampla, ditam a ordem maior: estar na moda é estar interagido com as pessoas, é poder relacionar-se, estar de bem com saúde física e mental.

0.0ethais_donato_5_463x309

Dada a relevância do tema para o convívio entre amigos, é lançada neste ambiente a mesa de sinuca da 7ball, com uma leitura revigorada. Sua estética integra-se tanto em uma ambientação de uso cotidiano quanto ao lazer coletivo, com uma pitada jovem e com o frescor dos tons branco e azul vibrante, prestando-se ao uso de jogos ou refeições. O sofá retrata de uma forma elegante a perfeita interação dos tempos, com glamour e em destaque, quando revestido com tecido de vestuário.

0.0Eu_voc_e_nossos_amigos_463x315

Com uma decoração de base neutra, carpete da Beaulieu do Brasil (Marie Camille), tintas Suvinil e mobiliário da Lider Interiores, a ambientação da sala de convivência mostra a valorização das interações e saúde, quando combinada com uma esteira de última geração da Lifefitness, que acompanha vídeos com roteiros de caminhadas prazerosas para a prática deste exercício. As janelas revestidas com persiana de madeira da Luxaflex (Ana Luiza Decorações) permitem o controle de incidência solar no ambiente, que também conta com uma iluminação clara e homogênea, com o uso de luminárias da Abatjour de Arte e lâmpadas LED. A natureza, presente no jardim vertical da Flores e Muito Mais, brinda juntamente com a água e a champagne a harmonização entre vida, bem-estar e saúde.

Nome do ambiente: Garage Band

Profissional responsável: Adriana Silva Ferreira

Guardar e mostrar, esse é o conceito da Garage Band, de Adriana Ferreira. Ao transformar a garagem em um espaço de convivência, Adriana surpreende e inova.

0.0Adriana_5_463x309

A integração dos espaços interno e externo tem a ajuda de um pergolado, que perpassa o ambiente e une a vontade de guardar objetos e mostrar talentos. O estar, os instrumentos musicais, o balcão do bar e a luneta são alguns dos elementos que marcam este projeto com traço inusitado, criando novo uso para o ambiente.

0.0Adriana_6_231x347

A garagem mostra que nossa casa mudou, mas nossos amigos são sempre muito bem-vindos. Visite, aprecie os veículos, ouça a trilha Garage Band e veja além pela luneta.

Nome do ambiente: La Suite Dorata 

Profissional responsável: Patrícia Bomfá

O ambiente, de 50 m², contempla a ideia da mulher contemporânea, que está sempre antenada com tudo o que acontece ao seu redor: uma mulher que se destaca no campo profissional, que é atenta à família, que não deixa a moda fora da sua rotina e que quer todo esse universo dentro do seu espaço familiar.

0.0apatricia_bonfa_1_463x309

É uma proposta atemporal, clássica e sofisticada. O ambiente conjuga tons que vão dos beges aos dourados, de onde veio a inspiração para seu nome, com uma infinidade de novas propostas de texturas, que variam do brilho ao fosqueado, tecidos crus a peles, detalhes que dão destaque aos materiais sustentáveis.

0.0apatricia_bonfa_7_463x304

Isso também é realçado com a forma delicada e funcional utilizada na distribuição da luz pelo espaço, que vem dar destaques ou mesmo acentuar uma leve penumbra. Mas o lado masculino do espaço não foi ignorado: ele se integra de forma primorosa com toques de neutralidade, que se contrapõem ao feminino, dando um resultado final de satisfação para o casal. Cada um tem a sua cara dentro de um espaço único e delicioso.

Nome do ambiente: Contemporain Cuisine

Profissionais responsáveis: Cristina Morethson e Ângelo Coelho

Receber é uma arte, requer organização e apresentação. A partir desse conceito, num espaço de 60 m², Cristina Morethson e Ângelo Coelho projetaram uma cozinha integrada à sala de jantar, com o deck. O objetivo foi criar um ambiente agradável e harmônico, deixando em evidência o conceito de acolhimento e satisfação desde o preparo à degustação.

0.0angelo_e_cristina_6_463x309

Entre os destaques do ambiente, materiais em lançamento, belos e de fácil manutenção, porcelanatos, pastilhas de vidro, laca, espelhos, laminados, granitos e mármores. Muitos com brilho, em tons bronze, âmbar e ouro, em contraste com o preto, branco e grafite, para dar sofisticação. Os móveis são contemporâneos, acabamentos nobres, alguns inovadores, linhas retas, seguindo a tendência de Milão.

0.0ContemporainCuisine_463x309

Na cozinha, o acionamento elétrico gera facilidade e boa manutenção do mobiliário. Aliás, a tecnologia é um dos pontos fortes do ambiente. O acionamento da TV com interação ao tablet, dá suporte ao trabalho do chef. Forno elétrico e a vapor, gaveta aquecida e cooktop indução franceses. Entre os lançamentos, Laminado Titanium Rude, acabamento Marcato, laca Luc Bianco e Nero, revestimento em película 3M cor ouro, lustre especial em cristal âmbar Scatto e pastilhas Vidro Real. As obras de arte contemporânea completam a ambientação.

Nome do ambiente: Sala do Jornalista 

Profissionais responsáveis: Letícia Dias e Flávia do Prado – Arquitetas e designers de ambientes

Em aproximadamente 41 m², as arquitetas e designers Letícia Dias e Flávia do Prado desenvolveram um espaço para o jornalista Lair Rennó, que trabalhou na “Globo Minas”, “Globo News” e, atualmente, divide o palco com Fátima Bernardes como apresentador.

0.0leticia_dias_2_463x309

Entre as características do jornalista que influenciaram o espaço estão sua afinidade com a música, a valorização da convivência com a família e o gosto pela leitura, tudo de forma descontraída, porém sóbria. O projeto foi concebido a partir da combinação de peças contemporâneas e em vintage.

0.0Sala_do_Jornalista_Lair_463x309

Entre as tendências, as paredes com cores fortes e revestimento em madeira, principalmente no teto, e o uso do tom laranja terroso e do cinza metalizado. O mobiliário é diferenciado e sofisticado, junto a peças de iluminação com muita “Bossa”. As obras de arte e os objetos bem escolhidos finalizam o ambiente, dando leveza e descontração. Destaque para o piso em pedra natural Quartzito Capri, para o projeto de iluminação com peças únicas e cheias de estilo, o mobiliário contemporâneo e para as peças vintages

Nome do ambiente: Biblioteca

Profissional responsável: Rodrigo Aguiar

Participando pela quarta vez da Casa Cor Minas, o arquiteto Rodrigo Aguiar assina o ambiente Biblioteca. O espaço foi idealizado para uma pessoa que guarda a lembrança nostálgica do prazer de ter em casa um local específico para leitura, colecionar bons livros e obras de arte, sem deixar de lado o descanso e conforto.

0.0aP_E_677-009-E_copy-ALTA_463x309

A sala de 32 m² também assume perfeitamente a função de receber amigos para apreciar um bom vinho. Destaque para a estante de cinco metros de largura que ocupa uma parede inteira, composta de nichos vazados, fechados e abertos para guardar as coleções, revistas e objetos pessoais.

0.0aP_E_677-020-E_copy-ALTA_463x309

Uma escravinha antiga remete à herança do mobiliário brasileiro junto da poltrona Voltaire, de 1965, criação do designer brasileiro Sérgio Rodrigues. Ambos dividem o espaço com sofá e mesas de padrão e desenho italiano. Outro ponto alto do ambiente é a parede revestida com Rerthy Goia, assim como os tecidos de tramas naturais que vão do clássico preto ao atemporal grafite e cinza claro, atribuindo sofisticação ao ambiente.

Nome do ambiente: Sala Art Dèco  

Profissional responsável: Cioli Cassius Stancioli – Arquiteto e designer 

Num espaço de 35 m² o arquiteto e designer Cioli Stancioli projetou uma sala de estar inspirada no estilo Art Déco, movimento internacional que influenciou as artes decorativas no início do século XX. Como o próprio nome já diz, o preto é a cor predominante, envolvendo o biombo espelhado, ornamentos cromados, abajur em tartaruga, sofá em couro preto brilhante, buffet em carvalho verniz brilhante, tapete produzido com desenho geométrico do arquiteto e lustre italiano em aço e tecido tensionado.

0.0Cioli_13_463x309

A ambientação foi continuada com cobogós, símbolo da plasticidade da arquitetura modernista que ganhou uma versão em cerâmica preta. O ambiente é arrematado com duas poltronas com forração em pied de coq, estampa que Coco Chanel trouxe para o universo feminino durante o movimento Art Déco parisiense.

0.0Cioli_16_463x340

A preocupação com a sustentabilidade aparece no piso feito com marco Tauari, madeira de remanejamento pintada na cor ébano, e nos cobogós, que facilitam o conforto térmico e a iluminação natural.

Nome do ambiente: Home Theater

Profissional responsável: Flávia Zambelli

Num espaço de 50 m², a arquiteta Flávia Zambelli elaborou um Home Theater especialmente para um criador de cavalos e competidor de hipismo. Trata-se de um ambiente com duas possibilidades – espaço para home e entretenimento e uma sala de conversação, onde é possível desfrutar do calor de uma lareira, tomar um vinho, trocar experiências com família e amigos.

0.0aHomeTheater_463x312

A escolha dos revestimentos foi direcionada para a criação de um ambiente cênico e acolhedor. Cores sóbrias como o café, suavizado com cappuccino, e um toque de laranja para gerar descontração. Nos painéis, foi utilizada madeira laminada em carvalho. Trata-se de uma madeira clássica, elegante, com uma textura apropriada para salas. Para o sofá foi escolhido o revestimento de couro devido a sua rápida resposta às temperaturas que o tornam um material extremamente confortável.

0.0aMG_6040_463x321

A ambientação é complementada pelas poltronas em linho e pela chaise com tela preta: toque leve e anatômico. A lareira a gás ecológica, revestida com pintura na cor café, contribui para um toque mais acolhedor.

Nome do ambiente: Quarto do Casal

Profissionais responsáveis: Érika Steckelberg, Graziela Costa, Kívia Costa, Zuleica Lombardi

Para a elaboração do projeto, as arquitetas buscaram inspiração na estilista Georgiana Mascarenhas. A sua paixão por viagens acrescentou muitas referências ao planejamento do ambiente. As cores vibrantes vêm de seu interesse pela Índia. Os tons neutros e clássicos são uma alusão à elegância e classe da alta costura.

0.0graziela_costa_4_463x317

A moda e o design passeiam por todo o quarto – no mobiliário, nas peças especiais, nas obras de arte, nos livros, na iluminação. O ponto inicial foi a escolha da cama do casal em veludo azul-marinho, trazendo aconchego e sofisticação ao quarto. Aos pés da cama, um banco em madeira do designer Sérgio Rodrigues, trazendo para o quarto o elegante design nacional. Para o relaxamento do casal, duas poltronas com puffs.

0.0graziela_costa_8_463x309

A mesa tipo cavalete foi colocada para estudo e leitura, enquanto a cadeira revestida em tecido estampado e elaborado trouxe descontração para o ambiente. Duas estantes em laca brilhante laranja, com design contemporâneo, mantêm organizados os diversos objetos e livros da estilista. A iluminação foi projetada para trazer aconchego e modernidade ao local, assim como o papel de parede e o painel em madeira nogueira.

Nome do ambiente: Quarto de Vestir da Mulher

Profissional responsável: Camile Guedes

Movida pela inspiradora imagem da mulher sofisticada, que gosta de luxo, mas não se prende a modismos, a arquiteta e designer Camile Guedes criou um quarto de vestir feminino em 19,40 m², amplo, com toques de glamour e praticidade. O conceito do espaço é formado por elegância. O ambiente foi decorado em tons de dourado e preto, cores nobres.

0.0Camila_guedes_10_246x347

Destaque para o lustre negro, com 30 cúpulas também negras e cristais austríacos em conjunto com a arandela, arrojados como o ambiente, confeccionado pela própria arquiteta. O armário do closet é em laca preta brilhante, iluminado internamente por lâmpadas de LED.

0.0QuartodeVestirdaMulher_463x309

No armário, a porta espelhada esconde uma TV que só é vista se estiver ligada, uma grande tendência mostrada no espaço. Há um aparador clean que serve de penteadeira, com uma poltrona clássica e um grande espelho veneziano, além de um puff para que a mulher possa se assentar e se calçar, ou para momentos de descanso. A escultura Dança Feminina, do artista plástico Cesar Augusto Paula, de Pedro Leopoldo/MG, dá um toque cult ao ambiente.

Nome do ambiente: Quarto de Bebê

Profissional responsável: Rafaela Simão – Designer de interiores

Inspirada num público sofisticado, que valoriza os estilos retrô e contemporâneo, a designer de interiores Rafaela Simão criou um quarto de bebê equilibrado, tanto para a mãe quanto para o bebê.

0.0rafaela_simao_4_463x309

Num espaço de 13,5 m², ela uniu elementos do provençal, remetendo ao estilo “França Antiga”, a peças lúdicas e modernas. Destaque para o berço, o armário e o espelho, feitos artesanalmente, e para a poltrona suspensa conhecida como Buble Chair, criada em 1968 pelo designer Eero Aarnio.

0.0rafaela_simao_5_231x347

A união de elementos do retrô com peças contemporâneas está cada vez mais presente nos projetos de decoração e design de interiores, caracterizando-se como uma tendência que equilibra e traz sofisticação ao espaço. O toque de exclusividade ficou por conta das arandelas, chaise, quadrinhos e cortinas,  desenvolvidos especialmente para o ambiente.

Nome do ambiente: Escritório da Blogueira

Profissionais responsáveis: Virginia Reis e Bruna Figueiredo – Arquitetas

A ideia foi criar um ambiente de trabalho e descanso a partir das necessidades apontadas pela blogueira Raquel Mattar: mineira, formada em design e antenada em moda. Compõem o espaço uma mesa bem grande, onde podem ser feitos croquis, pesquisas e textos; uma cadeira confortável, uma estante para livros; revistas e mimos (toyart, coleções etc.).

0.0bruna_e_viriginia_6_463x295

No mesmo espaço, um sofá, um puff e uma poltrona para que os interlocutores se sintam mais à vontade num bate-papo. Num ambiente mais reservado, a poltrona Senõrita com puff, um cabideiro e um espaço onde pode ser fotografado o “look do dia”. Duas TVs fixadas na vertical (cada uma voltada para um ambiente) vão transmitir desfiles de moda.

0.0bruna_e_viriginia_2_463x314

O mobiliário contemporâneo, às vezes com formas mais despojadas e tons neutros e em outras em tons vibrantes e desenhos mais limpos, foi escolhido pensando num ambiente atual, jovem e despojado, sem deixar para trás referências do passado. O tema sustentabilidade aparece em materiais reciclados, como no piso laminado, nos rodapés e nas madeiras certificadas.

Nome do ambiente: Espaço Santa Cruz 

Profissionais responsáveis: Fernanda Sperb, Graziella Nicolai e Lígia Jardim – Arquitetas

Convidadas pela Santa Cruz para criarem os espaços exclusivos para a Casa Cor Minas 2012, as premiadas arquitetas Fernanda Sperb, Graziella Nicolai e Lígia Jardim se unem, pela primeira vez, produzindo em 90 m² dois ambientes complementares modernos, limpos e arrojados.

0.0asanta_cruz_1_463x309

Um espaço convidativo como uma casa, dividido entre sala e banhos públicos, porém totalmente integrados.  No Espaço Santa Cruz, o porcelanato é o protagonista. Aliado a painéis de madeira, móveis claros assinados por designers consagrados e iluminação minimamente pensada, as arquitetas criaram um  efeito de sofisticação ímpar.

0.0asanta_cruz_2_463x309

A tonalidade dos móveis, a iluminação suave e o contraste da madeira com o porcelanato criam um clima intimista e receptivo, onde as pessoas podem ficar à vontade. Os sofás e poltronas podem ser utilizados para esperar alguém, descansar ou receber mais informações sobre a loja e sobre o projeto. Uma grande mesa, com pequenos mimos para os visitantes, dá cores ao espaço. Música ambiente, obras de arte, itens de toucador são detalhes que complementam a ambientação.

Nome do ambiente: Banheiro Ele Ela 

Profissionais responsáveis: Fernanda Sperb, Graziella Nicolai e Lígia Jardim – Arquitetas

Convidadas pela Santa Cruz para criarem seus espaços exclusivos para a Casa Cor Minas 2012, as premiadas arquitetas Fernanda Sperb, Graziella Nicolai e Lígia Jardim se unem, pela primeira vez, produzindo em 90 m² dois ambientes complementares modernos, limpos e arrojados.

0.0banho_publico_1_463x309

Um espaço convidativo como uma casa, dividido entre sala e banhos públicos, porém totalmente integrados. Visando atualizar o conceito original dos banheiros da Roma Antiga, os banhos públicos da Santa Cruz criaram uma situação inusitada.

0.0banho_publico_2_463x309

Foram dispostos com uma bancada de lavatório única comum a todos e dividida por um grande espelho suspenso. Cabines individuais fechadas do piso ao teto dão total privacidade aos usuários. O porcelanato também foi utilizado em várias situações, como no piso, paredes e bancadas. 

Nome do ambiente: Café Casa Cor

Profissional responsável: Sheila Mundim

O Café Casa Cor, de 35 m², foi projetado para fazer referência às origens de Minas Gerais. Essa característica pode ser observada em alguns detalhes, como a releitura do tapete arraiolo, utilizado no teto do ambiente. Esse tipo de tapete foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Tradicionalmente, são tapetes bordados em lã, com ponto de costura sobre uma tela de juta, algodão ou linho. Foram utilizados aros de 40 centímetros, com uma conotação contemporânea dos arraiolos, e aros de 60 e 70 cm de diâmetro com fibras sintéticas em variadas tramas, formando uma textura para o forro.

0.0Sheila_Mundim_01_Alta_463x309

Outro elemento que ilustra bem essa referência é o bowl confeccionado em pedra-sabão, material ainda bastante utilizado em Minas Gerais para o feitio de esculturas e ornatos arquitetônicos. A parceria com o Café Três Corações levou à escolha dos materiais em tons terrosos, graças às tonalidades de sua logomarca, proporcionando um aconchego ao ambiente. A tinta na cor Terra Arada foi utilizada na parede do fundo, estendendo-se até o forro.

0.0Sheila_Mundim_02_Alta_231x347

Na parede lateral direita, utilizou-se a cor Telhado. Por fim, nos armários, foi aplicada a cor Flor de Liz. As bancadas da cozinha e a mesa central foram produzidas em mármore travertino vermelho. Na parede lateral esquerda foi aplicado um papel de parede em 3D na cor bronze, contrastando com o restante do ambiente e criando um detalhe high tech. No intuito de complementar essa ideia, a designer escolheu para essa parede uma panorâmica de Dubai, um dos maiores pólos atuais do design. Para o restante do mobiliário, foram escolhidas mesas e cadeiras que mesclam o alumínio anodizado bronze à fibra sintética, uma releitura dos antigos móveis em vime. Destaque para os puffs confeccionados por artesãos, com pés palito laqueados, mesclando patchwork e aplicações.  

Nome do ambiente: Bar

Profissional responsável: Ana Bahia - Arquiteta

Num espaço de 55 m², a arquiteta Ana Bahia desenvolveu um bar funcional e moderno onde é possível escutar boa música, conversar e jogar com os amigos. Tudo isso acompanhado de uma boa comida e ótima bebida, um espaço feito para aproveitar e relaxar.

0.0Ana_Bahia_2_463x313

Um dos destaques do projeto é a parede de ladrilho hidráulico com letras de normógrafo, um lançamento que direciona o tom do ambiente. As mesas de bar seguem o alinhamento da parede com cadeiras industriais de cores e modelos variados e cada mesa é ambientada por uma iluminação focada. Do outro lado, poltronas e mesas baixas criam um espaço de lounge aconchegante com iluminação focada e baixa.

0.0Ana_Bahia_12_463x309

Móveis industriais e antigos completam o espaço, criando um clima undergroud. No centro de toda a atenção, uma mesa de totó em laca amarela para seis jogadores, feita especialmente para a mostra, completa o ar descolado, proposto para o ambiente. Outra curiosidade, (sem vg) é a coleção de objetos antigos para desenho. O ambiente foi projetado para um público descontraído, que procura um lugar moderno sem paradigmas ou convenções tradicionais.

Nome do ambiente: Lounge Clube A

Profissional responsável: Renata Basques 

A arquiteta Renata Basques encarou o desafio de projetar o Lounge Clube A, ambiente do jornal “Estado de Minas”. Trata-se de um espaço corporativo no qual cada detalhe remete à empresa ali representada. Materiais sóbrios, como madeiras escuras e couros, remetem à solidez do jornal.

0.0Lounge_Clube_A_463x309

A sobriedade, no entanto, fará um jogo paradoxal com um aspecto irreverente que promete ser destaque no ambiente: as obras de arte do espaço serão todas ilustrações desenvolvidas pelos profissionais do “Estado de Minas” e com grande importância para seus assinantes. Outro charme do ambiente fica por conta de algumas referências ao jazz, já que eventualmente haverá apresentações do estilo musical para os convidados.

0.0P_E_679-013-E_copy-ALTA_463x309

No que diz respeito a novidades, Renata propôs uma grande parede revestida em um material denominado ecobrick, que é um tijolinho sustentável, criado pela Santa Luzia Molduras, evidenciando a preocupação da profissional com os aspectos ecológicos. Ainda na linha sustentável, Renata optou pelo uso de MDF e couro ecológico, além de luminárias com lâmpadas de LED que irão compor o espaço das ilustrações. Todas as escolhas do projeto foram pensadas para que, apesar de o Lounge Clube A ser um ambiente corporativo, tivesse em cada detalhe um caráter receptivo e acolhedor, para que seus visitantes se sintam em casa.

Nome do ambiente: Bistrô Café Ideal 

Profissional responsável: Flávia Freitas 

O Bistrô da Casa Cor 2012 foi concebido em homenagem ao antigo Café Ideal, também conhecido como Cafezinho.

0.0Bistr1CMYK_463x309

Trata-se da primeira casa dos uruguaios Fernando Areco (Motta) e Jorge Rattner em BH, introdutores da Nouvelle Cuisine na cidade. Foram resgatados registros e peças da extinta casa e desenvolvidos mobiliários exclusivos, fundamentais na criação do ambiente. Usando materiais sustentáveis e mesclando o antigo com o moderno, a arquiteta trouxe ao público uma releitura do passado no momento contemporâneo.

0.0bistr2CMYK_236x347

A iluminação criada envolve o ambiente, trazendo aconchego e bem-estar aos visitantes, além de destacar obras de arte e os detalhes do mobiliário para seguir o conceito sofisticado e diferenciado do Café Ideal. No ambiente funciona o Bistrô desta edição da Casa Cor, com o serviço do A Favorita, restaurante sucessor do Café Ideal e de mesmo dono.

Nome do ambiente: Jardim Formas e tons

Profissionais responsáveis: Flávio Cunha, Mariana Lorraine, Vânia Oliveira e a arquiteta Janaína Resende 

O Jardim Formas e tons propõe sintonizar a geometria dos espaços com as curvas e cores das bromélias. Rusticidade, leveza e tonalidades são as marcas deste espaço, juntamente com o contraste do cobre dos tachos das doceiras de Minas, relíquias do passado das fazendas e peças em ferro das antigas siderúrgicas mineiras.

0.0Jardim_Formas_e_Tons_1_463x309

As bromélias utilizadas no paisagismo são cultivadas em viveiros, sensibilizando para a preservação do meio ambiente, respeitando a natureza, sua beleza e importância dos biomas.

Fonte: Link Comunicação Empresarial 

Créditos de imagens: Divulgação Casa Cor Minas

Para maiores informações: http://www.casacor.com.br/minasgerais/