A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Campinas Decor 2012 - Conheça os ambientes da principal Mostra de Decoração de Campinas e região


campinas_espao_santa_margarida_rgb

Garagem e Lounge das Recordações - As designers de interiores Dri Filgueiras, Rosangela Succi e Glaucia Ferreira desenvolveram um ambiente contemporâneo, com alguns toques rústicos. O espaço não é apenas uma garagem, é também um local para guardar as recordações das viagens do casal. Essas lembranças de viagem são a principal atração do projeto – fotos e pequenos objetos – que contam histórias da família. Predominam no espaço o cinza e o amarelo. Foram usados tecidos ecológicos que revestem todos os móveis do ambiente. São tecidos reciclados, feitos com sobras de malharias do sul do país. As profissionais também utilizaram telhas especiais – com recheio de poliuretano isolante – que garante um excelente conforto térmico e estético, pois dispensa o forro interno e é resistente ao fogo.

campinas_garagem_e_lounge_das_recordaes_rgb

Living - Em sua nona participação na mostra, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão mantém no Living o estilo contemporâneo característico de seu trabalho, aliado a releitura do clássico, apresentando como resultado um ambiente suntuoso e requintado. Com 62 m² de área, o projeto surpreende com propostas inusitadas como a instalação de um pergolado de madeira em pleno Living, solução possível graças ao generoso pé direito do ambiente. A paleta de cores neutras - marrons e crus - é pontuada por tons quentes em alguns elementos de destaque, como o lavanda da mesa torneada e laqueada, que serve como bar, e o vinho do puff estilo inglês. O projeto luminotécnico é um diferencial. No centro do ambiente foi executada uma malha de 28 luminárias, chumbadas no forro de gesso, sem bordas (“no frame”), que iluminam todo o espaço e por meio de cenas, criam pontos de destaque. O pergolado e dois rasgos na parede de divisa do ambiente são iluminados por fitas de LED. O lustre de cristal sobre a mesa lateral é a única luminária decorativa do ambiente.

campinas_living_rgb

Sala de Jantar – A arquiteta Roseana Monteiro e a designer de interiores Vani Mazoni aproveitaram ao máximo o potencial do ambiente de 36 m², que estava bem conservado. Para criar um diferencial, elas optaram por fazer o ambiente em branco, pois a tonalidade da madeira do piso e do forro original foi preservada. Elas exploraram os vários tons de branco em diversos materiais, como a laca, o mármore carrara, a seda, a renda quipure e a moldura dos espelhos. Complementando a ideia central, usaram os tons dos materiais naturais como palha, taboa, ferro e cristal. Como o espaço dispunha somente de uma porta, a arquiteta Tais Voigt (especializada em luminotécnica) desenvolveu o projeto de iluminação para a sala. Roseane e Vani buscaram ambientar o espaço com peças de família, como, por exemplo, bandeja da avó, espelho do móvel de uma tia que veio como herança, peças presenteadas por pessoas queridas e que têm ligação com a história de quem vai usar o ambiente. A mistura de peças pessoais com peças novas e de designer contemporâneo cria um mix que resulta em uma ambientação mais humanizada e menos vitrine e que dá vontade de ficar. Essa é uma tendência do mercado.

campinas_sala_de_jantar_rgb

Copa das Crianças (Novos Talentos) - A designer de interiores Ana Lucia Castro desenvolveu este ambiente de forma lúdica e colorida para que as crianças tenham vontade de ficar e fazer suas refeições durante as brincadeiras. A laca branca está presente nos móveis e na bancada de serviço foi utilizado o mármore. Compõem ainda este espaço uma lousa branca, TV e som ambiente. O destaque do projeto é para o uso de isopor nos painéis e o lançamento de piso vinílico.

campinas_copa_das_crianas_rgb

Cozinha – A preservação dos azulejos já existentes neste ambiente foi o ponto de partida do projeto assinado pela decoradora Sueli Cardoso. A ideia foi aproveitar e explorar ao máximo o que já existia no local, tornando-o funcional. Por esse motivo, o grande desafio foi buscar materiais que compusessem com o ambiente, aproveitando os azulejos de época. As portas dos armários, feitas de garrafa pet totalmente recicláveis, são o diferencial. Nos 32 m² do espaço, a profissional seguiu um estilo retrô, no qual as cores predominantes foram o azul, vermelho, laranja e preto. Seguindo essa linha, destaque para as luminárias com cores diversas. A decoradora também projetou uma horta com cebolinha, salsa e hortelã.

campinas_cozinha_rgb

Espaço 3M – Presente na vida de milhões de pessoas todos os dias, a 3M - uma das marcas mais inovadoras do mundo - é uma das patrocinadoras máster da Campinas Decor 2012.  Em seu espaço, assinado pelo designer de interiores Beto Tozi, a empresa apresenta alguns de seus milhares de produtos que facilitam, decoram e trazem segurança e privacidade para diferentes ambientes de uma casa, entre eles os ganchos e fechos removíveis Command, as películas adesivas para vidros Window Film, os tapetes Nomad e as películas adesivas decorativas de revestimento DI-NOC. Para conferir um clima de conforto e aconchego no espaço 3M, Beto Tozi usou a madeira para aquecer o ambiente e uma parede com ondas para trazer suavidade e tornar o ambiente agradável e relaxante. As cores neutras permitiram descanso à visão, equilibrando a temperatura da madeira que está presente tanto na área externa quanto na interna, revestindo quase todas as paredes e móveis com inspiração nos anos 50.

campinas_espao_3m_rgb

Casa GE - A busca pelo conforto norteou o trabalho da designer de interiores Ana Mitzakoff, que assina o ambiente Casa GE, uma das patrocinadoras másters da Campinas Decor 2012. Por meio da utilização de materiais agradáveis ao tato, técnicas de iluminação e cores claras - deixando os tons fortes para objetos que podem ser substituídos - a profissional conseguiu alcançar seu objetivo de proporcionar aconchego e dar visibilidade aos equipamentos da empresa expostos no local. Destaque para a TV de 80 polegadas e para o home theater. No ambiente de 70 m² predominam o bege, a madeira e o linho.

campinas_casa_ge_rgb

Lavabo (Novos Talentos) – As designers de interiores Fernanda Torres e Priscilla Marques assinam este projeto em estilo contemporâneo de 3,6 m². Como proposta, as profissionais definiram o projeto buscando modernidade e ousadia em contraponto com o aspecto rústico da fazenda. Por se tratar de um ambiente pequeno, foram empregadas soluções para aumentar a sensação de amplitude, como por exemplo, a iluminação direcionada e o uso de bancadas seguindo uma linha reta e contínua. O resultado final foi um ambiente com ar sofisticado e tranquilo. As cores predominantes são o marrom e o amarelo.

campinas_-_lavabo_novos_talentos

Hall e Banho dos Avós - Pensando em criar um espaço prático, clean, moderno com estilo contemporâneo, minimalista e retrô, o arquiteto e urbanista Amauri Fujii projetou este ambiente para um casal de avós modernos que curtem fotografia e adoram viajar. O grande destaque do espaço é a bancada do lavatório, em mármore travertino romano bruto. Na parte frontal da pedra foi feito um recorte com desenho elaborado pelo arquiteto especialmente para a mostra, tornando-a única e personalizada. Nesta peça também foi instalada luz de LED colorida por trás do desenho vazado. Grandes espelhos foram colocados no espaço para aumentar a sensação de amplitude. No ambiente de 10 m², predominam as cores branca, bege e marrom claro.

campinas_hall_e_banho_dos_avos_rgb

Saleta de Leitura – A designer de interiores Alessandra Nascimento assina este projeto arrojado, em estilo contemporâneo, de 11,7 m². Uma sala de leitura deve ser confortável e convidativa para provocar o desejo de ler um bom livro. Baseada nesse sentimento, a profissional se inspirou para criar, neste ambiente pequeno, um lugar apropriado para a leitura. Aproveitando a altura do pé direito, foi desenvolvida uma estante laqueada em preto e amarelo, que otimiza os espaços. Poltronas e iluminação adequada proporcionam suavidade e aconchego à saleta. As cores predominantes são sóbrias.

campinas_saleta_de_leitura_rgb

Quarto dos Avós – Os arquitetos e designers de interiores Ana  Paula Barros e Maycon Flamarion assinam este projeto de 19,64 m²  de estilo contemporâneo com toques retrô. Para obter um espaço leve e moderno, os profissionais optaram por trabalhar com cores claras e neutras, complementadas com tons cítricos de verde e azul. Foi aproveitado o pé direito alto e o forro de madeira existente, aplicando molduras de gesso e painéis em marcenaria nas paredes, de maneira a valorizar sua altura. Para marcar a cabeceira da cama, foi criado um painel revestido com um material adesivo, que recebeu recorte a laser com desenho que remete à palhinha presente nas tradicionais cadeiras Thonet.

campinas_quarto_dos_avos_rgb

Hall e Banheiro dos Netos – A arquiteta e designer de interiores Elisa Garrafa e a paisagista e designer de interiores Solange Vieira Rubim assinam este projeto que tem como destaque a união do clássico com o contemporâneo, resultando em um ambiente equilibrado e harmonioso. A proposta foi criar um espaço multifuncional e lúdico para atender diversas faixas etárias, explorando diferentes formas, cores e texturas. Em uma parede de 4m de altura do hall de circulação, a opção foi usar o trabalho de um grafiteiro. No banheiro foram usadas peças de cerâmica que brilham no escuro. O material tem um exclusivo sistema de captação de luz natural ou artificial. Uma vez carregadas, permanecem acesas por mais de 5 horas. Desenvolvida com a tecnologia italiana, elas representam a nova era da cerâmica e podem ser aplicadas em qualquer ambiente, como corredores, escadas, piscinas, dormitórios e banheiros infantis ou de idosos, casas noturnas, hospitais e onde mais a criatividade sugerir.

campinas_hall_e_banheiro_dos_netos_rgb_2

Saleta Íntima – Criar um ambiente acolhedor para o casal. Essa foi a proposta das arquitetas Luciana Hakim e Vanessa Viali ao projetar esta sala. O ponto central são a lareira e o sofá aconchegante, onde o casal pode tomar um vinho e relaxar. Dando continuidade à proposta, elas escolheram tecidos naturais como o linho e almofadas de tricô para o sofá. Entre os destaques estão fotos em preto e branco em grande formato aplicadas no mobiliário (no fundo do nicho) e na parede, que conferem sensualidade ao ambiente. Nos 12,6 m² as profissionais imprimiram o estilo contemporâneo, no qual os tons fendi, branco e cru predominam. A iluminação foi pensada para valorizar as características arquitetônicas da fazenda. O forro de madeira original foi mantido e um belo pendente com detalhes em veludo preto funciona como contraponto.

campinas_saleta_intima_rgb

Quarto do Casal – A arquiteta e designer de interiores Ana Carolina Fonseca e as designers de interiores Lediane Cardoso Del Bel e Roberta Abdo Lima assinam este projeto que teve a escolha do tecido como o ponto de partida. A partir daí, o trio foi criando um ambiente que combinasse com o estilo do tecido e também da fazenda. O grande destaque do projeto é o tecido usado para revestir as paredes. Ele simula tranças de tricô e ao ser aplicado na parede, deixa o ambiente mais aconchegante. Seguindo o estilo clássico, o espaço tem a predominância da madeira e da cor verde militar.

campinas_quarto_do_casal_rgb

Banho do Casal – As arquitetas e urbanistas Graça Gargantini e Letícia Junqueira assinam este projeto contemporâneo com toques retrô. Nos 9,11 m² do ambiente, as profissionais criaram um espaço com layout completo, mesmo em dimensões reduzidas. O projeto contempla todas as características de um banheiro contemporâneo, mesclando o relaxamento ao luxo, funcionalidade e tecnologia. Foram utilizados equipamentos inimagináveis há 40 anos como TVs, chuveiros duplos, fitas de LED e automação.  Um dos desafios enfrentados por elas foi conseguir a distribuição adequada, em um espaço reduzido, de uma banheira, bancada em mármore para cuba, penteadeira com cadeira, dois chuveiros, vaso sanitário reservado, TV e lareira para os dias frios. Foi utilizada uma divisória em mármore com a dupla função de ocupar o ambiente como uma obra de arte. A peça se transformou em um “quadro”, uma intervenção artística através de seus veios naturais. As cores predominantes são o branco e o preto.

campinas_banho_do_casal_rgb

Quarto dos Meninos – A arquiteta Katia El Badouy projetou este ambiente de estilo clássico, que tem como principal proposta estimular a leitura na criança, criando uma atmosfera de aventura e fábula. A profissional, que já participou de outras dez edições da mostra, ressalta que o destaque do projeto é sua ambientação, com disposição e mobiliário criativos, onde os garotos dormem, lêem, estudam e brincam. As camas são diferentes e lúdicas, como por exemplo, a que fica dentro do armário. No espaço de 18 m² foram usados elementos nobres, como o veludo e papel de parede com elementos estampados em cobre e dourado. As cores predominantes são o azul tiffany e o verde exército escuro. Toda a iluminação é automatizada e está atrelada à movimentação das crianças no quarto.

campinas_quarto_dos_meninos_rgb

Quarto da Bebê (Novos Talentos) – Neste espaço de 10 m², a arquiteta Aline Facanali faz sua estréia na Campinas Decor, dentro do projeto Novos Talentos. Ela projetou o quarto de bebê em estilo moderno com um toque de clássico, usando muita madeira. O ambiente foi pensado com foco na mãe e na criança de forma bastante funcional. A iluminação foi projetada para dar conforto durante os cuidados com o bebê. Foram usadas tintas nas cores bege e vermelho, todas à base de água e atóxicas, que eliminam qualquer contato do bebê com materiais químicos O grande destaque do projeto apontado pela arquiteta é o desenho diferenciado do mobiliário, sem quinas para garantir maior segurança na circulação.

campinas_decor_-_quarto_da_bebe 

Home Cinema – O objetivo dos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati com este projeto foi criar uma sala de cinema residencial, onde assistir a um bom filme seja uma experiência ainda mais prazerosa. A sala foi totalmente automatizada com equipamentos de última geração e ficou extremamente aconchegante e convidativa. Os cantos arredondados unem as paredes e o forro em um elemento único, revestido com papel de parede levemente emborrachado e fundo dourado. O grande sofá com 7 metros de comprimento atende até 12 pessoas sentadas confortavelmente. Na frente, cinco poltronas em laca preta completam o ambiente. A tela de projeção é a maior existente atualmente, com 3,33m x 1,53m. Ela mantém uma superfície de foco homogêneo, permitindo a flexibilidade mesmo quando o espectador assistir filmes em formato wide screen, garantindo assim qualidade para outros tipos de mídias ou filmes. O estilo contemporâneo do espaço de 42 m² é marcado pelas cores preto, café e dourado.

campinas_2012-home-cinema-5 

Sala de Carteado - As arquitetas Adriana Belluomini, Inês Scisci Maciel e Ivanilza de Alencar criaram este ambiente de estilo clássico atualizado, no qual predominam o preto e o bege vintage. A proposta foi idealizada para compor um ambiente atemporal e universal, podendo ser reproduzido em qualquer lugar. Foi projetado um ambiente sofisticado, com paredes de vidro que remetem aos cassinos de Las Vegas. Destaque para o trabalho de marcenaria que foi executado, o painel fotográfico, o lustre de cristal e a mesa de pôquer.

campinas_-_decor-2012-sala-do-carteado

Varanda da Contemplação - Participantes de todas as edições da Campinas Decor, as designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz assinam o projeto da Varanda da Contemplação. A proposta para este espaço integrado de 100 m² foi criar um ambiente descontraído e colorido para receber os amigos e contemplar os belos jardins da fazenda. As profissionais usaram linho, estamparias em tons de azul e vermelho, madeira de demolição e fibras. No piso foi aplicado travertino romano bruto. Destaque para a bancada com patchwork de azulejos. O estilo despojado permitiu que as peças rústicas convivessem em harmonia com as modernas. As cores predominantes deste projeto são bege, marinho e branco.  A iluminação sutil e bem apresentada possibilitou um ambiente aconchegante ao anoitecer. Lustres de cristais foram envolvidos numa armação de ferro, conferindo assim um efeito menos suntuoso. 

campinas_-_Varanda-da-contemplao

Wine Room - Anderson Leite e Roberta Kassouf, ambos arquitetos, projetaram este ambiente de estilo contemporâneo com toques de clássico e acabamentos aconchegantes e quentes. A proposta foi criar um espaço intimista, mais pensado como um lounge do que um bar e com apelo mais residencial que comercial. O espaço tem uma atmosfera mais festiva, como as party rooms dos anos 70, nas quais as famílias se reuniam para dançar, beber e curtir a casa junto com amigos. O destaque do projeto está na decoração das diversas áreas do espaço como, por exemplo, um grande sofá revestido em camurça italiana resistente a sujeira e líquidos e uma champanheira em ônix iluminada que valoriza os vinhos - o grande tema do espaço. A iluminação indireta e baixa cria um clima de lounge proposto para o ambiente. O espaço tem oito caves destinadas aos vinhos, duas estantes iluminadas, prateleiras em vidro com taças e acessórios de enoteca e as paredes em espelho. O hall de entrada revestido com tijolos ingleses queimados e piso em madeira recebe o visitante, criando o clima de uma cave francesa. As cores predominantes são chocolate com toques de branco e creme. Alguns móveis são da cor vinho e os quadros, em azul e dourado.

campinas_-_wine_room

Fachada – A arquiteta e designer de interiores Jaqueline Fumagali assina este projeto de 50 m², que teve como objetivo a criação de um ambiente contemporâneo, com formas, volumetrias e cores impactantes. Foram utilizados materiais alternativos para gerar uma solução arquitetônica inusitada, que valorizasse a forma, prezando a estética. O projeto luminotécnico previu a utilização de fitas de LED para destacar a arquitetura da fachada (contornando-a totalmente), luminárias de foco diferenciado e balizadores. As cores predominantes são vermelho, cereja, preto e concreto.

campinas_fachada_rgb

 Café Decor – Participando pela terceira vez consecutiva da Campinas Decor, as arquitetas Mariana Adão e Mariana Oliveira tiveram como premissa a valorização do entorno desse ambiente funcional com 130 m² de área, localizado sob uma marquise com traços arquitetônicos marcantes, com vista para a piscina. A dupla manteve a vegetação e o volume da cozinha, com seu revestimento original e criou uma área de estar, na qual o cliente do Café pode relaxar e esperar pelo atendimento. Destaque para o balcão em tijolo de demolição e cimento queimado, que recebeu iluminação com fitas de LED, e para o rebaixo de gesso pintado, saindo do tradicional branco, e para o pendente no hall. Predominância para os tons em marrom e bege. As telas que compõem a decoração foram desenvolvidas para o ambiente pela artista plástica Maria Isabel Santos.

campinas_caf_decor_rgb

Ponto de Encontro - Fernanda Quelhas e Virgínia Albertini, ambas arquitetas, projetaram este ambiente de estilo contemporâneo com um toque vintage, bem colorido, com a intenção de proporcionar alegria e bem estar aos usuários. A proposta era criar um local onde as pessoas gostem de ficar, um ambiente aconchegante e acolhedor, tirando proveito do visual proporcionado pela fazenda e pela área da piscina. Para contribuir com o clima de aconchego, Fernanda e Virgínia usaram para o projeto tecidos, madeira, ferro e cerâmica. Destaque para a decoração sustentável, partindo da estrutura existente do espaço sem fazer muitas interferências. Trabalharam as composições do ambiente com madeira de demolição e ferros garimpados no “ferro velho”. Gaiolas decorativas livres de pássaros e uma lareira ecológica também estão presentes no ambiente, além dos produtos manufaturados com a aplicação de trabalhos manuais nos puffs de capitonê que remetem ao passado.

campinas_ponto_de_encontro_rgb

Terraço da Piscina - Ao escolher o Terraço da Piscina, o arquiteto Maxwell Geraldi e o engenheiro civil e restaurador Herbert Faustino idealizaram um ambiente destinado ao uso da família e seus convidados, para que pudessem desfrutar do lazer proporcionado pela natureza e pelas áreas construídas da fazenda. O ambiente de 220 m² contemplou muita diversão, convívio e ao mesmo tempo relaxamento. Ele foi dividido em dois ambientes distintos. O primeiro é destinado aos jogos e diversões, em estilo mais clássico, com mesa de sinuca em tamanho oficial e outra mesa de pebolim. O segundo é a área de churrasqueira, seguindo a linha retrô. No ambiente predominam o preto, o amarelo e o vermelho, com a utilização de laca e madeira de demolição.

campinas_terrao_da_piscina_rgb

Banheiro Feminino e Vestiário – A busca pela identidade do local fez com que a arquiteta Milene Ferrari procurasse materiais e soluções para o resgate das construções de antigas fazendas. Ela trabalhou com produtos retrô mesclados aos materiais contemporâneos. Nos 54 m² do ambiente a profissional usou azulejos de 20 cm x 20 cm com desenhos antigos, mas com combinações modernas de cores, juntamente com o piso de cimento, fazendo a releitura das antigas fazendas com apelo moderno e minimalista. Entre as cores predominantes estão o rosa e o cinza.

campinas_banheiro_feminino_e_vestirio_rgb

Spa e Banheiro Masculino – A arquiteta Luciana Carvalho e a designer de interiores Patrícia Fernandes criaram um ambiente contemporâneo que tivesse uma forte identificação com o público masculino. Elas aceitaram o desafio de transformar um banheiro antigo em um espaço contemporâneo, através de novidades em revestimentos, na iluminação e aconchego do paisagismo vertical e spa.  Destaque para a escultura do arquiteto Adriano de Mendonça, instalada na entrada do ambiente, que remete ao universo masculino, quando colocada na cor vermelho ferrari. As profissionais utilizaram como revestimento, pastilhas de macieira, produto ecológico voltado para a decoração em ambientes internos. As pastilhas são feitas artesanalmente, originadas das podas de macieiras anteriormente incineradas e agora transformadas em produtos ecológicos por uma cooperativa de senhoras da terceira idade. Neste espaço de 67 m² predominam os tons preto, grafite, madeira e branco.

campinas_spa_e_banheiro_masculino_rgb

Loft Diversidade – O arquiteto e designer de interiores Fernando Consoni projetou e construiu esse loft de 144 m2 seguindo a premissa de um ambiente descolado, isento de estilos pré-concebidos, pensado para pessoas de todos os gêneros que valorizam a arte na sua mais livre concepção. Todo o espaço é aberto, sem delimitação espacial, proporcionando amplitude visual. Segundo o profissional, a solução espacial é a grande chave do projeto, principalmente a disposição da mesa de jantar, integrada à cozinha, que renova o conceito modernista de arquitetura. O brutalismo da forma é outro ponto marcante, evidenciando o processo construtivo da edificação, erguida com tijolos ecológicos feitos a partir de solocimento. Obras de arte moderna, de grandes artistas brasileiros, pontuam os espaços e trazem a identidade do morador ao ambiente. Na paleta de cores, predominam o magenta, o cinza e o branco.

campinas_loft_diversidade_rgb

Sala da Lareira – As designers de interiores Patrícia Forte e Vanessa Proença assinam este projeto contemporâneo de 94 m², que tem como objetivo a criação de um ambiente novo em uma edificação antiga. As profissionais optaram por não ocultar completamente a estrutura do telhado e da construção, mas sim integrá-la a um projeto moderno, brincando com uma visualização indireta e ao mesmo tempo destacada da estrutura original do telhado. Lareiras móveis foram usadas como mesas de centro, ao invés de tradicionais lareiras fixas a uma parede. O espaço foi “dividido” em dois ambientes. Um deles tem uma atmosfera mais masculina, na qual o centro é a mesa de bilhar, e frigobares para as reuniões dos homens, com aspecto mais rústico. O outro é mais feminino com lareiras centrais e adegas, mais requintado e contemporâneo para as mulheres se divertirem e se aquecerem. A sanca em gesso, formando um “L” e percorrendo as duas áreas distintas do espaço, confere a unidade dos dois lados.  Essa sanca deixa aparente a estrutura original do telhado e se projeta sobre o piso de madeira, formando uma sombra. Essa estrutura suporta toda a iluminação do ambiente, bem como um telão com projetor. As cores predominantes são o branco e os tons de azul.

campinas_sala_da_lareira_rgb

Espaço Gourmet - A arquiteta Silvia Cabrino e a designer de interiores Lucyene Del’Alamo criaram um espaço com modernos equipamentos cuja decoração prioriza o aconchego e permite longas horas de prazer. Elas procuraram preservar ao máximo a estrutura já existente, como o madeiramento aparente e os tijolos originais. Em 140 m², as profissionais projetaram um ambiente de estilo clássico / contemporâneo combinando madeira com as cores branca e bege. Na iluminação predominam pendentes e balizadores. O piso é de porcelanato retificado de fácil manutenção e em grandes formatos, com desenho de um tapete. O destaque fica por conta dos móveis que traduzem uma nova leitura para um mobiliário antigo, como por exemplo, cadeiras garimpadas de diferentes estilos, traduzindo a volta ao passado.

campinas_espao_gourmet_rgb

Loja Ribeiro e Pavani – Os arquitetos Leticia Telles Muzetti e Fábio Muzetti e o paisagista Daniel Cruz tiveram como premissa possibilitar um passeio entre os móveis em exposição, criando um ambiente diferente e agradável até chegar ao espaço de vendas. Um pórtico feito em aço carbono recortado marca a entrada do espaço. Ao fundo, sete estátuas de guerreiros chineses ganham destaque em uma parede verde, feita com muitas plantas. Na terceira etapa do percurso, um deck de madeira com 12 vasos altos e vermelhos e com fontes de água no interior. O fim do deck sinaliza o começo da loja, fechada com vidro e com muitos itens em exposição. O destaque na ambientação, segundo os profissionais, é a árvore seca vermelha, no centro do ambiente. Em estilo contemporâneo, o projeto tem predominância das cores vermelha e marrom e de materiais como aço carbono, madeira e vidro.

campinas_loja_ribeiro_pavani_rgb

Varanda do Restaurante - O designer de interiores Alex Geraldi desenvolveu este projeto contemporâneo buscando levar uma sala descontraída do interior de uma casa para o ambiente externo, sempre pensando no conforto. O profissional utilizou muitas fibras sintéticas e madeira para que o ambiente pudesse suportar a chuva e o sol. A iluminação indireta e a forração do teto da varanda em tecido trouxeram uma sensação de aconchego. As cores que predominam são preto, cinza, fendi e branco. Sofás e poltronas foram usados para ambientar uma sala. Um aparador, puffs, bancos e sofá completam a área de descanso.

campinas_varanda_do_restaurante_rgb

Lounge e Jardim – As designers de interiores Lydia Bonini e Patricia Magalhães assinam este projeto em estilo balinês indiano de 62,40 m². O principal objetivo da dupla foi preservar a identidade do local, mantendo as características e os materiais que ali estavam, como o piso de paralelepípedos e as luminárias da fazenda, que dão um ar bucólico. A proposta foi criar um ambiente aconchegante, agradável, intimista, alegre e despojado, através das diferentes texturas, cores e aromas. No jardim, foram preservadas as palmeiras e as árvores já existentes. Elas receberam iluminação diferenciada para ganhar maior destaque. As profissionais trabalharam os quatro elementos - terra, ar, fogo e água - e também os sentidos, prevalecendo o olfato. A composição rústica e aconchegante, encontrada pela fusão da madeira com as cores quentes, compôs um espaço para descanso e relaxamento. As cores predominantes são vermelho, laranja, amarelo e terracota.

campinas_lounge_e_jardim_rgb

Espaço Festa – A arquiteta Paula Pilla e a designer de interiores Raquel Mansur pensaram em um local agradável para realização de festas com um clima mais intimista, trazendo a ambientação de um living, onde as pessoas podem circular, interagir, comemorar e dançar. As profissionais focaram na iluminação cenográfica e no LED, com seus inúmeros recursos, criando cenários dramáticos, lúdicos ou vibrantes. Outro destaque é madeiramento aparente do telhado. Elas fizeram uma brincadeira com os três lustres existentes no espaço, utilizando o recurso do restauro. Por se tratar de um espaço com valor arquitetônico considerável, Paula e Raquel optaram por restaurar o espaço, respeitando as características originais dos 130 m². Em estilo contemporâneo, as cores predominantes são o preto e o off-white.

campinas_espao_festas_rgb

Restaurante - A arquiteta e designer de interiores Letícia Ribeiro assina este ambiente contemporâneo. Inspirado no despojamento do local, o espaço está envolvido em uma atmosfera diferente dos tradicionais restaurantes, pois uma fazenda lembra um ambiente familiar e aconchegante. Partindo desse princípio, a proposta foi trazer muitas referências para serem identificadas pelos visitantes. O projeto conta com reaproveitamento de coisas simples aplicadas na decoração, criando soluções diferenciadas, como por exemplo: painel feito com recortes e filetes de espelhos, móvel em madeira de demolição, luminária de copos, arranjo com garrafas e luzes e arranjo de molduras antigas reaproveitadas. Para sair das cores padrões, a profissional optou por uma explosão de cores nos tons de azul, amarelo, vermelho e laranja, pois considera que o colorido oferece um momento descontraído e uma pausa para formalidades.

campinas_restaurante_rgb

Banheiro Público do Restaurante – A arquiteta Lourdes Abbade criou um ambiente funcional para atender o público que visita a mostra. Foram projetados os espaços masculino, feminino, fraldário e para portadores de deficiência. O destaque do ambiente são as soluções arquitetônicas encontradas para o aproveitamento de espaço e estruturas já existentes, que não puderam ser mexidas. Nos 44 m² do projeto, a profissional empregou o estilo moderno e colorido, com destaque para os tons branco, verde, rosa e lilás.

campinas_banheiro_pblico_do_restaurante_rgb

Terraço de Saída – A designer de interiores Andréa Bastos Garcia e a designer de interiores e paisagista Érika Navarro Zamora projetaram um espaço voltado ao descanso e contemplação da bela vista da fazenda. As profissionais trabalharam com o foco na sustentabilidade, reaproveitando e reutilizando materiais. Para tanto, usaram móveis feitos com madeira de demolição, venezianas de demolição como painéis divisórios e painel de caule de macieira. Nos 92 m² do terraço, predominam as cores neutras, trabalhadas no estilo rústico com toques de contemporâneo.  O paisagismo vertical foi instalado em um painel de madeira. Entre as espécies escolhidas para a composição desse painel estão as samambaias, avencas, orquídeas e gerânios. Nos vasos espalhados pelo espaço foram acomodados lírios da paz, antúrios e ervas para culinária (salsinha, cebolinha, coentro, manjericão etc).

campinas_terrao_de_sada_rgb

 

Imagens: Leandro Farchi

www.campinasdecor.com.br


Publicidade