A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Espaço “gosto de fazenda” é sucesso na Casa Cor Trio


No espaço, um brinquedo ecológico, batizado de Gaia, que mede 10 metros x 4 metros, é um convite à aventura e à diversão. A peça, formada por duas plataformas interligadas, tem colunas de garapeira certificada pelo FSC (sigla em inglês para Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), e vigas de itaúba e piso de cumaru, consideradas alternativas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Lao

Os visitantes poderão levar para casa um vasinho com uma sementinha de hortaliça

Para subir, há duas miniparedes de escalada de ripas de cumaru e vigas de itaúba, com agarras de resina de poliéster, e uma ponte arqueada de tubos metálicos. A ponte “oscilante” que liga as duas estruturas, também de itaúba e cumaru, tem redes de proteção de cordas de poliéster.

A descida pode ser feita por dois escorregadores de plásticos reciclados pré e pós-consumo, por um corrimão de bombeiro de tubos metálicos, ou por uma escada arqueada, por onde eles também podem retornar à brincadeira.

No entorno, há banquinhos com base de mola, e troncos de madeira talhada, em formatos de animais, como vaquinhas, cavalos e caramujos. Luminárias, assinadas por Gustavo Rosa, completam ambientação.

Oficinas de horta 

Durante o evento, as crianças que visitarem o espaço, nos fins de semana, além de se divertirem nos brinquedos, também poderão participar de oficinas de cultivo de horta orgânica.

As atividades serão coordenadas pela naturóloga Júlia Facilotto Granato e pela paisagista Wanderli Lúcia Facilotto Granato, do escritório Granja Verde, especializado em paisagismo, jardinagem e educação ambiental.

De presente, os pequenos poderão levar para casa um vasinho com uma sementinha de hortaliça.