A Casa e os Jardins de Monet
- A redação
Claude Monet é um dos maiores pintores da história, um dos gênios do Impressionismo.
Localizada a cerca de 75 km de Paris, na cidade Giverny, encontra-se a casa e os jardins onde o pintor francês morou com sua segunda esposa, Alice e seus 8 filhos. Pintou por 43 anos, entre 1883 e 1926.
Encantado com o espaço do terreno, Monet trabalhou arduamente em seu próprio jardim e projetou seguindo seus conhecimentos de luz, sombra e perspectiva, os ambientes que permanecem vivos até hoje!
O perfume das flores é inebriante e a paleta de cores formada por elas se reflete na beleza das suas obras. Impossível não se emocionar ao ver os cenários reais que serviram de inspiração para as grandes obras de arte de Monet. E, ao caminhar pelos jardins, é improvável não se sentir parte de suas telas.
A área é composta por dois jardins principais: O Jardin d’eau, o ambiente mais disputado, onde há o lago, cheio de referências orientais, que influenciou e foi base para algumas das mais memoráveis obras de Monet. O lago tem uma vasta quantidade de ninféias, as flores semi-aquáticas que serviram de inspiração para a famosa série designada Les Nymphéas. As obras de artes podem ser visitadas em Paris, no Musée de l’Orangerie, especialmente dedicado a elas.
O lugar ainda conta com salgueiros,bambus japoneses, azaleias, tulipas, hortênsias, árvores frutíferas, como limoeiros, macieiras, framboesas, entre outras espécimes.
A ponte japonesa que atravessa o lago também é identificada em obras do artista. Atualmente, ela é cenário de muitas declarações de amor feitas por casais apaixonados, que trocam alianças sob o belo teto florido da ponte de madeira verde.
O segundo jardim, Le Clos Normande, abriga a casa do artista e uma quantidade impressionante de flores das mais diversas cores e espécies. Para preservar o lugar, os visitantes podem caminhar por poucas passagens.
No interior da casa, o ateliê como se estivesse intocável e pronto para a sua chegada, é um dos momentos mais emocionantes da visita.
Pode-se ver obras originais de outros grandes artistas, como Paul Cézanne e Auguste Renoir, amigos pessoais de Monet. A visita continua pelos quartos, no segundo andar, e as grandes janelas mostram a exuberante vista que Monet tinha do jardim. O azul e o amarelo se destacam nos ambientes da cozinha e sala de jantar, onde o artista gostava de comer bem e receber os amigos. Andar por dentro da casa de Monet é como sonhar acordada! Tudo tem o seu charme, um colorido e uma alegria de viver. Um passeio imperdível!
Enfim, Monet era um apaixonado pela jardinagem e desenhou inúmeros jardins coloridos, repletos de flores e lagos, como verdadeiras joias de arte. Nele plantou flores de diferentes alturas e variedades para dar efeitos de perspectiva e jogos de cores.
As flores cresceram livremente no jardim, sem limites, assim como o pintor se deleitava a pintar com toda paixão e independência, longe de qualquer código pré-estabelecido.
Priscilla Ranier Arquitetura e Interiores